quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

EVENTO

PALESTRA REFLEXOLOGIA X STRESS

A Escola de Enfermagem Israel promove no próximo dia 09.01.09 palestra sobre o tema "Stress e suas Conseqüências". O objetivo do encontro é mostrar ao público presente as maneiras de combater o stress e também esclarecer aos presentes o papel da Reflexologia dentro do campo do Stress. A palestra que começa às 17h30 será ministrada pela enfermeira Vivian Silva. Quem se interessar em participar da palestra basta pagar R$4,00 e 1 KG de alimento (que será revertido para uma instituição carente).

Serviço:
Escola Profissionalizante de Enfermagem Israel
Av. Norte, 5049, Casa Amarela - Recife, PE.
Fone: (081) 3442.5906/3442.0907
www.escolaisrael.com.br
MISS PERNAMBUCO NO "BBB9"

A pernambucana é a atual Miss Pernambuco e também foi eleita a Musa do Sport em 2007.

"Estou recebendo ligações desde as 10h”, desabafa exaurido Antônio Carlos Fernandes da Costa, 58 anos, contador e pai de Michelle Fernandes da Costa, uma das selecionadas para a nona edição do “Big Brother Brasil”, que estreia na próxima terça-feira (13).

O último dia em que se encontrou com a filha – atual Miss Pernambuco foi na segunda-feira (5), antes de ela ser levada pela equipe da TV Globo diretamente para o confinamento.

“Ela já tinha se inscrito no 'BBB' no ano passado. Foi para o Rio, fez todos os testes e ficou de malas prontas esperando, mas acabou não sendo escolhida. Agora ela estava bem mais forte, com mais fé”, conta o pai, ex-evangélico, que apoiou a filha lendo trechos da Bíblia. “Conheço o poder de Deus”, garante.

Veja as medidas de Michelle
Altura - 1,74 m
Peso - 58 kg
Quadril - 93 cm
Busto - 84 cm
Cintura - 61 cm

Segundo Costa, aos 23 anos Michelle “faz as coisas dela e só conta depois, mas desde muito nova tem essa mentalidade voltada para o mundo da arte e da beleza”. Estudante de Direito, faz estágio e trabalha como modelo para bancar a faculdade. “Ela sempre me diz: ‘pai, mulher bonita tem aos montes por aí’. Mas eu acredito muito no potencial dela. A Michelle é muito cabeça, centrada. Acredito que ela deva passar um bom tempo dentro da casa.”

Quem não gostou nada da idéia foi o namorado da bela, Augusto. “Ele ficou meio assim, mas ela tentou tranquilizá-lo”, conta o pai, afirmando que o relacionamento é recente e tem cerca de três meses.

Sorte ou azar do moço, Costa garante que Michelle se dá bem com todo mundo e que não tem problemas de convivência. "Se faturar a bolada de R$ 1 milhão, ela deve buscar uma vida diferente. É muito esforçada, dedicada. Quer ter sua casa, seu carro. Ela sabe bem o que faz".

NUTRIÇÃO E SAÚDE

DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.

Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia. No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.

No verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação.

É recomendável um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes. Para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco é uma ótima opção.

Dicas de alimentação no Verão
* Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.

* Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

* Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

* Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

* Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

* Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

* Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

* Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

* Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.

* Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Serviço:
Joyce Moraes - Nutricionista Clínica Funcional
Contato: (81) 3461.3797