segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fibra capilar

A fibra capilar é constituída por 3 camadas: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra. O córtex é responsável pela maior parte do fio e sua força (onde fica a queratina). Quando essas camadas são danificadas por escovação, uso excessivo de secador, tinturas, descolorações e alisamentos, as células cuticulares se separam, a superfície então fica rugosa e porosa. Assim o cabelo quebra mais facilmente, fica opaco e sem brilho, pois a luz não reflete na superfície irregular.


Quando a queratina é danificada, isto é, a estrutura capilar, as pontas se quebram e se separam em partes (pontas duplas , triplas, etc). Essas pontas não se reparam, o dano é permanente, e só será revertido com o crescimento de um novo fio sem danos químicos ou físicos. As pontas duplas devem ser cortadas porque elas não ficam “paradas”. Elas vão “subindo” pelo cabelo danificando o fio e formando nós que dificultam desembaraçar os cabelos.

O ideal é a prevenção! Para quem faz uso de produtos químicos nos cabelos é essencial o tratamento constante do fio com nutrição (hidratação) e reconstrução dos fios (nanoqueratina – técnica que repõe a queratina do fio, as nanomoléculas de queratina penetram no córtex da fibra capilar deixando o fio mais resistente).

Dra: Aline Vieira
Dermatologista
Barra da Tijuca - Rj