quarta-feira, 8 de julho de 2009

SILICONE: SAIBA TUDO NO BEM VIVER!

NO BEM VIVER DESTA QUINTA-FEIRA. GARDÊNIA CAVALCANTI CONVERSOU COM A CIRURGIÃ-PLÁSTICA, DRA TATIANA CALOI, SOBRE SILICONE.

CONFIRA ALGUMAS DAS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O IMPLANTE DE SILICONE:


Por onde os implantes podem ser colocados?

Os implantes podem ser colocados pelos sulcos das mamas, pelas aréolas e pelas axilas. As indicações para cada via dependem do tipo de mama, do tamanho das aréolas, das preferências individuais do cirurgião(ã) e do paciente.

Quais são os locais de colocação dos implantes de silicone?

Os implantes podem ser colocados abaixo da glândula mamária ou abaixo do músculo peitoral do tórax. A diferença gira em torno da visibilidade do implante (mais visível quando sob a glândula) e a incidência de contraturas capsulares (a incidência é menor quando o implante é colocado sob o músculo peitoral).


Tenho mamas caídas. Um implante pode resolver meu problema sem outras cicatrizes?

Quando as mamas tem tamanho pequeno e tem ptose (queda) pequena, um implante somente pode resolver o problema. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente e muitas vezes um pouco de pele tem que ser retirado para melhorar a forma da mama operada.


Os implantes de silicone são seguros? É necessário trocá-los depois de alguns anos?

Os implantes de silicone já estão no mercado mundial e nacional há três décadas e sua segurança vem aumentando cada vez mais com o refinamento da tecnologia de produção. Comprovadamente não causam câncer, doenças reumatológicas ou outros problemas de saúde e tem data de validade indeterminada. O tempo médio para troca dos implantes é ao redor de 15 anos mas cada paciente deve ser avaliada individualmente quanto à necessidade de substituição dos implantes.


O que é contratura capsular?

Também chamada de “rejeição” na linguagem leiga, a contratura é o endurecimento da cápsula que o organismo normalmente produz ao redor do implante e ocorre em 2 a 7% das pacientes, segundo a literatura mundial*. Ocorre geralmente nos primeiros cinco anos após a cirurgia. Nos graus mais leves pode ser tratada clinicamente, mas em alguns casos mais graves se faz necessária a retirada da prótese e troca da mesma por uma nova.
A causa da contratura ainda não é bem conhecida, mas sabe-se que a incidência é menor com o uso do plano submuscular (abaixo do músculo peitoral) e com implantes de poliuretano.


O que é seroma?

O seroma é a formação de um líquido claro ao redor o implante, que pode levar até à retirada precoce (menos de um mês) do mesmo. Geralmente está associada à reação do organismo ao corpo estranho (implante) ou à presença de infecção.





Confira abaixo mais imagens desse procedimento:

Bem Viver Saúde

O nosso entrevistado de hoje será o médico Dr. Adriano Sampaio que falará sobre bioética e fertilização assistida. Tudo isso será às 13h35.


A primeira fecundação assistida realizada em Pernambuco ocorreu há cerca de 20 anos. Atualmente esta técnica foi aprimorada com novas tecnologias e levantou o debate sobre os princípios éticos que sua atividade exige. Assim, A Faculdade dos Guararapes (FG) recebe de 09 a 11 de julho, o V Encontro de Bioética promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética, regional Pernambuco. Na ocasião, também será realizado o IV Curso de Bioética do Hospital da Restauração e o I Fórum de Bioética das Entidades Médicas. As discussões pretendem refletir sobre assistência e pesquisa que envolve seres humanos, baseada em normas nacionais e internacionais.


A fecundação artificial e suas implicações éticas será um dos temas em destaque na mesa redonda que será conduzida pelo ginecologista e obstetra, Aurélio Molina. Os avanços tecnológicos têm ajudado na fecundação assistida, recorremos ao uso de medicamentos ou a clonização sendo este mais sofisticado destaca.


De acordo com o especialista o método tem contribuído com a fecundação em casais que tentam a gravidez a mais de um ano, ou que tiveram problemas de saúde a exemplo do câncer de útero ocorrido em mulheres, portanto, considerados estéreis, outro grupo que entra nessa classificação são os casais homossexuais, que também tem procurado a fecundação, em alguns casos recorrendo a barriga de aluguel e a doação de espermatozóides ou óvulos.


Em Recife a reprodução assistida é oferecida gratuitamente pelo Centro de Reprodução Humana do IMIP, lembra Molina. Ainda de acordo com o obstetra, o tema tem causado polêmica diante dos seus princípios éticos. As principais questões dizem respeito ao número de pré embriões que devem ser fecundados, assim como, o que fazer com os que não foram.


O Conselho Federal de Medicina e a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia recomendam que deva ser respeitada a potencialidade de vida do pré-embrião, até que seu status seja definido. Assim, eles devem ser congelados e o seu descarte só poderá ser realizado mediante a autorização dos pais.

2 ANOS DE SUCESSO

O Bem Viver comemorou nesta segunda feira os 2 anos de programa no Ar. E nessa semana de aniversário os presenteados serão voces! Fiquem ligadinhos nas várias novidades do programa: novos quadros, novas matérias, e você mais perto do programa. Participem! ligue e concorra a prêmios! E para conferir o conteúdo do quadro Bem Viver o Bem dessa semana é só acessar o http://www.bemviverobem.blogspot.com/
Em breve haverá uma surpresa especial para os queridos e queridas participantes da comunidade do programa no orkut. Em julho o Bem Viver estará muito mais perto de você!!!