segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO


Quando pensamos em sol, mar, já logo lembramos das porções, espetinho de camarão, cachorro-quente, pastel, raspadinha. São tantas opções deliciosas, que nem pensamos no risco que corremos com isso.

Antes de pensar na escolha, precisamos lembrar da importância de verificar as condições de higiene do local. Não é o momento para a piada “o que não mata engorda”. Muitas pessoas sofrem de intoxicação alimentar nesse período. Por mais que os vendedores ambulantes possam ser bem intencionados, eles andam o dia todo na praia, sem ter onde armazenar os alimentos em temperatura adequada. Imagine aquele queijo coalho o dia todo “passeando” na praia e você comprando por voltas das 15hs. É óbvio que não está bom para o consumo. O mesmo com qualquer outro alimento.

As pessoas mais cuidadosas sempre preferem comprar nos quiosques. É bem mais seguro! Mas mesmo assim escolha um quiosque que seja mais organizado. O bom é que os alimentos são preparados na hora e é possível acompanhar como está o armazenamento desses alimentos.

Cuidado com a compra do lanche natural. A maioria vai maionese. Este é um ingrediente que não combinada nada com o calor! Muito cuidado! Só compre lanches naturais nas padarias que você pega e escolhe na hora dentro das geladeiras.

Entre as opções do sorvetes, dê preferências para marcas conhecidas. Assim você poderá ficar mais seguro quanto as condições de higiene no momento de preparo.

Sempre prefira levar seus petiscos de casa e deixar para comprar só a bebida gelada na praia. Existem ótimas opções salgadinhos sem serem fritos e sem gordura TRANS, frutas liofilizadas (pacote de frutas desidratada, biscoitos integrais, barra de cereais, biscoito de polvilho). Dê uma olhada em lojas de produtos naturais, pois existe uma infinidades de opções gostosas e saudáveis para esse período.