domingo, 2 de setembro de 2007

Comportamento

Viva sua essência, e os cheiros da vida!


Às vezes a vida nos dá oportunidades de conhecermos pessoas bem diversificadas, em gosto, produção, ostentação. Umas bem diferente das outras, lindas, fracas de feição, outras cultas, outras simples. Uma não serve porque é gordinha, outra porque é peluda, outra porque fuma e já tem os seios caídos, ou fala demais. O ser humano escolhe amigos e amores, como se estivesse escolhendo uma fruta na feira (esta serve, esta é meia tortinha) depois diz: ninguém me ama ninguém me quer, que vida ruim não acha? Amor não é material, não é beleza externa, amor é luz interna, é dedicação, é ajuda e divisão.
Ninguém ama outra pessoa somente porque ela é educada, veste-se bem. Essas coisas são apenas referenciais. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pelo encontro de almas, pela paz e o valor que o outro lhe dá. Ama-se pelo tom de voz, pelas batidas do coração, que se revelam quando se menos espera, ama-se como pela união das chamas de duas velas encostadas uma na outra, que se tocam e transformam-se uma única chama. Mesmo que seja breve. Ou enquanto dure, como disse o poeta.

Escrevi esse pequeno texto, numa sexta-feira a noite, dia 20 de abril, chovendo muito, o mar revolto, e a energia no ar, gerava nostalgia, romantismo, idéias diversas. Quem não ama namorar com o barulhinho de chuva, tomar um vinho (principalmente em uma companhia especial, amor, amigo, parente querido?). Bom, isso realmente dá prazer! Pensei em diversas coisas, daí quando falo em amor pelo cheiro ou cheiros! É verdade, amamos os cheiros, de um lençol limpinho, um pão saindo do forno, o cheiro de chuva caindo no asfalto, e o cheiro de hortelã amassado. E o cheio delicioso de um dia amanhecendo em uma fazenda, ou mato. Noooooooooooosa! São tantos cheiros bons! Um cheiro de um bebe, eu lembro muito do cheiro de minha bisa vó, era um cheiro gostoso, de alfazema, as vovós amam esse cheiro, ou pelo menos a minha amava, assim como eu, me traz ela de volta.

E o cheiro de quem amamos, ou estamos prestes a amar? É a pele, é essencial, o primeiro sinal é gostar do cheiro, do toque, do beijo... Semana passada, estava voltando pra casa, parei em um sinal, e infelizmente ando meio assustada (como todos que moram em uma cidade grande) com os problemas que estamos enfrentando relacionados à violência. Então, atenta a todos os movimentos, vi um rapaz aproximando-se em uma motocicleta, e apontar algo em direção a janela da motorista de um carro, os vidros estavam meio embaçados, e só depois percebi que ele estava desenhando com os dedos, um coração, e depois a palavra AMOR. Ai, ai...

Era um homem enamorado, que há muito não tinha visto um gesto adolescente, escrever em um carro, mas de um valor emocional, e um diferencial enorme. Naquele momento, pensei: nossa, em meio ao agito absurdo, um momento de paz, e ternura. Fez bem ao meu coração! Certas coisas, por mais simples que sejam, muitas vezes, conseguem grandes feitos. Na verdade, precisamos mesmo é de amor! O ser humano foi criado pra isso, não interessa, qual o tipo de amor, Eros? Ágape?, mas na essência, no fundo de sua alma, é necessário, ter amigos, alguém com quem a gente possa contar. O dinheiro pode comprar um bom cachorro, mas só o amor faz a caldinha balançar.

A mente nos condiciona muito, para tudo que acreditamos, podemos realizar, e acreditar nessa energia, é positivo demais, os psicólogos, alguns através de um método chamado sofrologia, em que o individuo toma consciência do próprio corpo, de suas sensações, suas tensões corporais e mentais de suas emoções e pensamentos buscando cultivar uma consciência mais harmônica. Então descobre e conquista de forma progressiva os valores positivos de sua existência e dos que rodeiam. Tratam pessoas pelo poder do que elas acreditam ser, mente, comandando corpo.
È isso mesmo, podemos nos condicionar, e termos essas sensações mais vezes, de ternura, amor, paz, como aquele rapaz, que em meio ao transito, buzinas, garoa de sua motocicleta, sem conforto, ele não deixou pra depois, o que sentiu: TE AMO! Dentro de um coração. Ser bobo às vezes é tão bom! Não sabemos, se tudo que fizemos outrora foi certo, ou errado, mas sabemos que fizemos tudo, que naquele momento entendíamos como certo, e foi feito, e vivemos.


Chegar em casa, um lençol limpinho te esperando, meia luz, um cheiro gostoso em seu quarto, para melhorar, que tal escultar Enia, ou se não gosta , a sua canção favorita? Para ficar ainda melhor, coloca uma fonte ao lado de sua cama, o barulhinho da água, vai ajudar relaxar, uma roupa aconchegante, e começa o teu minuto de paz, pensa em coisas que te fazem bem, e nas que você quer viver. Você vai ver, que um pouco desse momento diário, ou algumas vezes por semana, fará grande efeito. Antes, toma um banho bemmmmmmmmmmmmmm demorado, se perfuma. O perfume emana boas energias, é aliado dos anjos. (Verdade, ou não, todos amam um bom perfume). Viaje nesse momento, e construa o que deseja, faça de você, o que sempre sonhou. E se não conseguir, segue algumas dicas:


Calma com você mesmo!

Simplifique a sua vida. Faça relaxamento como controle da respiração, limpe sua mente e relaxe seus músculos. Concentre-se em uma coisa de cada vez. Foco. Não leve os problemas do trabalho para casa, ou os problemas de casa para o trabalho. Anote tudo aquilo que te estressa e aprenda a prevenir. Faça o que é mais importante primeiro. Procure sempre o lado positivo das coisas. Considere a situação uma oportunidade de melhorar sua vida. Use o bom humor para reduzir ou aliviar a tensão.

Hábitos saudáveis

Fazer exercícios, isto fará com que alivie a pressão e ainda fornecerá um tempo livre de estresse. Vá mais cedo para cama. Mais tempo de sono o torna mais forte e mais capaz de lidar com as responsabilidades do dia-a-dia. Alimente-se bem no café da manhã e no almoço. Reduza ou elimine o consumo de cafeína. Cafeína é um estimulante, e pode agravar seu nível de estresse. Planeje um tempo fixo para você. Mas limite o tempo gasto com pessoas negativas. Realize algum trabalho voluntário, ou comece algum hobby. Pegue 30 segundos e dê uma olhada pela janela, ou se alongue. Faça massagem para aliviar a tensão, procure a sua diversão. Leia um livro ou veja algum filme alto-astral.

Depois dessas dicas, espero que você, caro leitor (a), consiga viver cada minuto, de forma que possa curtir a sua mais pura essência!