segunda-feira, 26 de maio de 2008

PÉS

Chulé

Motivados pela umidade e pelo calor que existe entre os dedos dos pés, as bactérias e os fungos encontram nesse um ótimo lugar para se alimentar e multiplicar. O chulé é um odor que sai dos pés quando as bactérias e os fungos alojados nos mesmos decompõem as células mortas da região para se alimentarem. Também conhecido como bromidrose, o chulé é motivado pela falta ou pela má higienização dos pés, o que favorece o aparecimento das bactérias e/ou dos fungos.

O chulé também pode ser favorecido quando um indivíduo utiliza sapatos muito apertados, quando os sapatos são guardados logo após serem retirados dos pés, quando não se usa meias ou quando as meias são usadas mais de uma vez, quando as meias são de materiais sintéticos que fazem os pés transpirarem, quando o sapato ou tênis é utilizado antes de secar totalmente após ser lavado e inúmeros outros motivos. Para prevenir o aparecimento do desconfortável e constrangedor chulé é preciso que os pés sejam bem lavados e enxutos, principalmente entre os dedos, pois nessa região há maior umidade e se não estiver seco induz a proliferação.

Quando o chulé já é um incansável companheiro, é preciso adotar algumas medidas para livrar-se dele: a utilização de anti-sépticos em forma de pó, creme ou spray que combatem as bactérias, medicamentos, se forem encontradas causas que favorecem o chulé como as micoses, eczemas e até alergias e a mais importante medida é lavar e secar bem os pés. É importante evitar sapatos de borracha e de plástico, pois esses materiais induzem o pé a transpirar mais. Também é bom evitar permanecer com um sapato fechado por muito tempo.

IMPORTANTE

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.