quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Saúde

LENTIDÃO DE APRENDIZAGEM PODE SER DISLEXIA

Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas, porém com um Q.I. bastante acima da média. Esses são alguns sinais de dislexia. Mas não se trata de doença. Trata-se de disfunção cerebral localizada na área da linguagem. Por isso ela afeta a fala, a leitura e a escrita.

Os sintomas da dislexia são iguais para crianças e adultos. A diferença é que, na infância, o distúrbio é acentuado e pode ser identificado mais facilmente. A criança disléxica pode até ter algum retardamento no aprendizado da fala, mas os sinais mais claros aparecem mesmo no início do período escolar. Entre os principais sintomas estão a dificuldade na sistematização de leitura e escrita, o não reconhecimento de rimas, além de demonstrarem pouca atenção às aulas.

Disléxicos costumam ter o lado direito do cérebro mais desenvolvido que o esquerdo. Com isso, possuem facilidade para atividades ligadas à criatividade. Eles geralmente também adquirem caráter empreendedor. Por isso, a recorrência do distúrbio é grande entre cientistas, escritores e personalidades dos mundos empresarial e político.

Pesquisas constataram que o distúrbio predomina no sexo masculino, na proporção de três homens para cada mulher. Uma vez diagnosticada a dislexia, recomenda-se o tratamento com fonoaudiólogo e/ou psicopedagogo. Não existe cura nem forma de prevenir a dislexia.


O tratamento, baseado em técnicas de escrita e leitura, vai estimular o cérebro a entender as letras de forma mais adequada. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, melhor. Como a pessoa geralmente não sabe que sofre do distúrbio isso acaba afetando a sua auto-estima. Muitos disléxicos adultos se sentem inferiores, largam os estudos ou até recusam cargos importantes nas empresas.


Os principais sintomas da dislexia



Dificuldade de leitura e escrita;
Problemas para soletrar e para nomear objetos e pessoas;
Memória imediata prejudicada;
Confusão entre os lados direito e esquerdo;
Complicações para aprender a segunda língua;
Dificuldade para organização geral;
Comprometimento emocional


Confira lista com 15 disléxicos famosos, produzida com base em dados da ABD (Associação Brasileira de Dislexia):



1. Agatha Christie (escritora)
2. Charles Darwin (cientista)
3. Cher (cantora)
4. Franklin D. Roosevelt (32° presidente dos Estados Unidos)
5. George Washington (1º presidente dos Estados Unidos)
6. Leonardo Da Vinci (artista e inventor)
7. Napoleão Bonaparte (imperador da França)
8. Pablo Picasso (artista plástico)
9. Robin Williams (ator)
10. Thomas A. Edison (inventor da lâmpada)
11. Tom Cruise (ator)
12. Vincent van Gogh (pintor)
13. Winston Churchill (primeiro-ministro britânico)
14. Walt Disney (fundador dos estúdios Disney)
15. Whoopi Goldberg (atriz)