terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sáude & Estética

Eletroacupuntura

Tratamento traz benefícios para estética facial e corporalQuem nunca pensou em retardar o envelhecimento, diminuir a gordura localizada e combater a flacidez corporal de forma rápida e segura. Com o objetivo de promover bem-estar e benefícios estéticos para homens e mulheres a ciência tem evoluído e traz novos tratamentos no campo da beleza. Um procedimento que vem conquistando muitos adeptos é a eletroacupuntura, técnica estética não cirúrgica, que combina a acupuntura clássica com a eletroterapia.

No procedimento são colocadas agulhas nos pontos que serão tratados sendo presas a fios que emitem leves disparos elétricos potencializam os efeitos da acupuntura tradicional amenizando as estrias e evitando o aspecto de casca laranja em áreas atingidas pela celulite. "O estímulo em determinados pontos melhora a circulação e ativa o metabolismo, além de provocar contrações musculares que ajudam a dar maior firmeza ao corpo", explica a fisioterapeuta Ângela Moura.

A eletroacupuntura tem se consolidado como uma técnica que oferece ótimos resultados no rosto e no corpo. Na estética corporal o tratamento é indicado para ajudar na diminuição da gordura localizada, perda de medidas e no combate a temida celulite. Já para quem deseja diminuir os sinais da flacidez a eletroacupuntura ajuda a tonificar e estimular as fibras musculares de regiões como coxas, nádegas e braços.

Na face o tratamento auxilia no combate a acne, diminuir as olheiras, bolsas de gordura, pés de galinha e marcas de expressão. De acordo com a fisioterapeuta Ângela Moura, a técnica vem sendo procurada por pessoas a partir dos 30 anos que pretendem atenuar rugas e melhorar a textura da pele, proporcionando um rosto mais jovem e bem tratado.

A eletroacupuntura é um procedimento que pode ser realizado uma vez por semana variando de acordo com o paciente e o caso a ser tratado. Mas a fisioterapeuta Ângela Moura ressalta que a eletroacupuntura é contra-indicada para mulheres gestantes, cardíacas, portadoras de doenças musculares ou que utilizam marcapasso.

Serviço:

Ângela Moura Fisioterapeuta
Empresarial Albert Einstein
Rua Frei Teves, 280
Ilha do Leite, Recife – PE
Fone: (81) 3222-7043/ 9974-3704
E-mail: angelamoura_cursos@yahoo.com.br

Saúde e Comportamento

Reflexologia

O pé é um micro-sistema que representa o corpo todo? Os reflexologistas dizem que isto é verdade e que a pressão em diversos "pontos reflexos" ao longo do pé aliviam sintomas em qualquer outra parte do corpo. Embora eles não prometam a cura da causa fundamental, eles acreditam que sua técnica pode aliviar uma grande variedade de problemas relacionados ao estresse assim como dores de cabeça (tanto causadas por tensão ou enxaquecas), síndromes pré-menstruais, asma, desordem digestivas, condições da pele tais como acne e eczema, dores crônicas de origem ciática e artrites. A reflexologia é também algumas vezes usada para sintomas neurológicos como os vistos em esclerose múltipla.

Embora um número de pequenos estudos e pesquisas parecem realmente demonstrar que a reflexologia pode ajudar em problemas tais como dores de cabeça e contenção urinária, não existe maiores acompanhamentos clínicos para verificar sua base teórica. É recomendado, mesmo pelos seus defensores, apenas como uma terapia conjunta às terapias convencionais e não como substituta.

Como os tratamentos são realizados?

Diferente da massagem onde estão envolvidos movimentos generalizados de pressão, alisamento entre outros, os reflexologistas usam suas mãos para aplicar pressão a específicos pontos do seu pé.Normalmente você permanece totalmente vestido, sentado com suas pernas numa posição onde eles ficam elevadas ou deitado sobre uma maca. O reflexologista pode colocar talco ou loção no seu pé para facilitar a manipulação.

Depois de gentilmente massagear seu pé, o reflexologista começará aplicando pressão aos pontos reflexos que correspondem ao seu problema de saúde. Ele irá tratar primeiro um pé, depois o outro. Alguns acreditam que é mais positivo começar como pé esquerdo. Não é necessário nenhum instrumento mas alguns praticantes usam dispositivos tais com ponta de borracha para aplicar pressão. Se você tem problema nos pé, tais como grandes calosidades ou "olho de peixe", talvez o reflexologista encaminhe você a um podologista para tratamento. Embora a grande maioria dos reflexologistas trabalhem apenas com os pé (um pequeno número trabalha com as mãos) eles não tratam problemas de pés como calos, micoses etc.

Você também pode aprender a fazer reflexologia em si mesmo, desde que o seu reflexologista lhe ensine a técnica mais apropriada para o seu problema.

Normalmente as sessões duram de 30 a 60 minutos. No início as sessões são realizadas 1 ou 2 vez por semana. Depois das primeiras semanas as sessões podem passar a ser quinzenal.

O que esperar do tratamento?

É bem provável que você veja no consultório do seu reflexologista um mapa mostrando as partes do corpo que correspondem a várias zonas do pé. A reflexologia ensina que os polegares correspondem a cabeça e ao pescoço a parte carnuda do pé corresponde ao peito e pulmões, o arco correponde aos orgãos internos, o calcanhar ao nervo ciático e área pélvica e o osso ao longo da curvatura do pé corresponde a espinha.O lado direito do corpo é tem pontos reflexos no pé direito e o lado esquerdo do corpo tem pontos reflexos no pé esquerdo.

A idéia de que manipular os pés pode melhorar a saúde não é tão nova assim. Pictografia antigas mostram Egípcios massageando seus pés enquanto textos antigos e ilustrações mostram chineses, japoneses e indianos todos trabalhando em seus pés para combater doenças.

No entanto, os diagramas que conhecemos hoje, associando várias partes do pé a específicas partes do corpo tiveram início por volta de 1900 quando Dr. William H. Fitzgerald desenvolveu um sistema chamado "terapia de zona". Em 1930, Eunice Ingham, uma enfermeira e fisioterapeuta que usava a "terapia de zona", refinou este sistema identificando áreas especialmente sensíveis que ela chamou de "pontos reflexos" e foi criando um mapa do corpo representado nos pés.

A terapia de zona era usada originalmente apenas para dor, mas Ingham descobriu que alternando a pressão em diversos pontos poderia atingir outros efeito terapêuticos.Em 1938 ela publicou um livro descrevendo suas teorias. O sobrinho de Ingham, Dwight Byers, continuou seu trabalho e agora é considerado uma autoridade de liderança neste campo. Em seus anos iniciais a reflexologia foi ensinada de forma muito parecida à forma tradicional de acupuntura chinesa. Os praticantes tinham com eles que a força da vida ou energia vital fluia através de canais partir dos pés para todos os órgãos do corpo e que qualquer bloqueio neste fluxo iria no final acarretar em uma disfunção ou doença. A estimulação dos pontos reflexos no pé poderia, eles acreditavam, quebrar este bloqueio do fluxo ao longo dos canais.

Nos dias de hoje, muitos reflexologistas sugerem outras explicações para os efeitos da terapia. Alguns dizem que a manipulação dos pés reduz a quantidade de ácido láctico nos tecidos ao mesmo tempo que liberam pequenos cristais de cálcio acumulados nas terminações nervosas dos pés, com isto faríamos com que o fluxo de energia dos órgãos se restabelecesse. Outros especulam que a pressão nos pontos reflexos pode desencadear a liberação de endorfina, substância química gerada naturalmente pelo cérebro que bloqueia a dor. Outros praticantes relacionam os benefícios da terapia a resposta de relaxamento que abre os vasos sangüíneos e melhoram a circulação. Outros creditam os efeitos da terapia a um efeito desintoxicante, sugerindo que a manipulação dissolve os cristais de ácido úrico que estão depositados nos pés.

Mesmo que nenhuma destas explicações - desde a liberação da energia vital até a liberação de endorfina - tenham sido cientificamente verificadas, a reflexologia parece produzir resultados satisfatórios para um número surpreendente de pessoas. É consenso de que temos mais de 25.000 praticantes da reflexologia no mundo todo.

Quem deve evitar este tipo de tratamento?

Como auxiliar a outras formas de tratamento, a reflexologia é geralmente considerada bastante segura. No entanto, se você tem feridas ou coágulos, trombose, flebites, úlceras ou outro tipo de problema vascular nas pernas, você deve discutir primeiro com seu médico o uso ou não da reflexologia.

Informe ao seu reflexologista se você usa marca-passo ou se tem cálculo biliar, pedras nos rins, sabendo destas informações, ele saberá que deve evitar estimular certas áreas dos pés.
Se você está grávida converse com seu obstetra que você pretende fazer este tipo de tratamento e caso ele a autorize, informe seu reflexologista do seu estado, visto que algumas evidencias sugerem que a estimulações vigorosas nos pés pode induzir à contração uterina.

Quais são os efeitos colaterias?

Não são conhecidos efeitos colaterais para o tratamento de reflexologia.
Matéria retirada do site: Massagem.NET