segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DICAS E TRUQUES

PREPARATIVOS PARA O NATAL

Quem recebe as pessoas em casa durante as comemorações de fim de ano, deve curtir a festa como se fosse a convidada. Não precisa ficar estressada. Depois de muito trabalho, e dar atenção a todos, é um presente que a anfitriã merece. É só se preparar!

Tudo deverá ser programado com muita antecedência, deixando o toque final para o dia.
Para que não escape nenhum detalhe, a melhor coisa é elaborar um roteiro detalhado. Veja como:

15 dias antes
Sabendo o número certo de convidados, elabore o cardápio. Comece a separar os utensílios como toalhas, guardanapos, pratos, talheres, copos e etc. Não se esqueça de bandejas, toalhinhas, baldes de gelo, pratinhos de apoio, castiçais, vasos e tudo o que planejou para que sua casa fique esplendorosa.

Confira todo o material e tenha sempre alguns extras para quem quiser trocar.
Se for necessário providencie o aluguel de outras peças necessárias, em casas especializadas.

10 dias antes
Faça a lista das compras. Refaça se necessário.
Verifique o estoque de bebidas: Vinho, Cerveja, Uísque, Vodka, Champanhe, refrigerantes comuns e light, água natural e gasosa e licores. Calcule a quantidade de acordo com o hábito de seus convidados, contando sempre com garrafas extras.
7 dias antes
Verifique o cardápio: elabore as receitas que possam ser congeladas: salgadas e doces. Tenha o máximo de cuidado com as técnicas de congelamento.

5 dias antes
Toalhas devem ser escolhidas, verificadas se estão limpas, engomadas e passadas. Já deixe-as separadas .

3 dias antes
Pastas e mousses podem ser preparadas e deixadas bem acondicionadas, dentro da geladeira.

2 dias antes
Lembre-se também que você merece um capricho. É hora de se cuidar: unhas, cabelos, uma boa massagem de relaxamento.

1 dia antes
Reserve a manhã para comprar gelo, verduras, frutas, flores, chocolates e biscoitinhos, caso vá servi-los. Ponha as toalhas na mesa. Coloque pratos, copos, talheres no aparador. Distribua travessas na mesa. Os talheres de serviço sobre pratinhos de apoio, ficam ao lado de cada travessa.

Organize as bandejas de café sobre toalhinhas de linho. Chocolates e biscoitinhos são servidos em tigelinhas. Já deixe as frutas e verduras lavadas e acondicionadas na geladeira. Deixe outra bandeja pronta para os licores, que são servidos depois do café. Vejam um espaço para os copos. Assim cada convidado pode se servir, caso você não tenha ajudantes ou garçons. Separe baldes de gelo para uísque, vinho e champanhe. Separe os recipientes para os aperitivos.

Inspecione o lavabo e complete com extras de papel higiênico, toalhinhas e sabonetinhos, verificando uma lavanda suave, própria para lavabo. Espalhe flores, velas e aromas pela casa.
Coloque as bebidas na geladeira.

Manhã da festaCaso ainda vá elaborar alguma receita é hora de trabalho. Carnes devem ser assadas cedo e com calma. Depois cubra-as até a hora do corte. Lembrando que as carnes fatiadas não devem ser aquecidas, porque ficam ressecadas. Caso tenha alguma, só aqueça o molho.
Monte as saladas, cubra com PVC e volte à geladeira. Prepare o molho das saladas, porém reserve-o separado e bem acondicionado na geladeira.

Providencie todo o material: talheres, travessas e ponha tudo sobre a pia. Prepare a cafeteira e deixe na cozinha. Caso tenha alguém lhe ajudando, oriente a ordem dos pratos na hora de esquentar.

Tarde da festa
Tome um bom banho e relaxe...

Duas horas antes da festa:
Passe pela cozinha e verifique se está tudo sobre controle como você planejou. Coloque as bebidas nos baldes de gelo e os aperitivos nas mesinhas da sala. Se houver fumantes entre os convidados, verifique se há cinzeiros. Retire os filmes que cobrem as saladas e molhos, finalize se necessário. Dê um checada em tudo. Por fim acenda o seu melhor sorriso e se delicie com uma taça de vinho ou champanhe, como preferir, até que seus convidados apareçam.