terça-feira, 28 de julho de 2009

BEM VIVER SAÚDE -- OSTEOPATIA

No programa Bem Viver desta segunda-feira foi exibida uma matéria sobre a OSTEOPATIA: TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO PARA COLOCAR O CORPO NO LUGAR.Logo abaixo você pode conferir mais informações sobre essa técnica que a cada dia ganha novos adpetos em busca de equilíbrio perfeito e uma melhor qualidade de vida.










OSTEOPATIA: TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO PARA COLOCAR O CORPO NO LUGAR








Carregar peso, sentar de maneira errada, fazer movimentos repetitivos – comuns a quem trabalha no computador, por exemplo – acabam fixando as articulações em posições inadequadas levando-as a um mau funcionamento. Um dos tratamentos mais procurados para combater estas alterações articulares é a Osteopatia – uma técnica de fisioterapia que reequilibra a biomecânica corporal colocando as articulações em bom funcionamento.



O fisioterapeuta e especialista em osteopatia, Dr.Gustavo Oliveira, esclarece que os desajustes nas articulações podem causar o desgaste com o tempo. “A osteopatia funciona como uma tríade. A primeira meta é através de uma boa anamnese baseada nas queixas do paciente e no seu histórico, a segunda é descobrir quais as disfunções através de testes manuais, a terceira é manipular diretamente ou indiretamente as articulações levando o paciente a uma maior capacidade de movimento e menos dor”, explica o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.



Segundo Dr. Gustavo Oliveira 80% dos pacientes que procuram a fisioterapia se queixam de dores na coluna; região lombar e sacral. “Geralmente são pacientes que procuram à fisioterapia tradicional para o alívio das dores. Com isso apresento os benefícios da osteopatia com uma abordagem manual diagnóstica e terapêutica do mau funcionamento dos tecidos do corpo humano.”, pontua o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.


A avaliação e o tratamento deve preferencialmente ser realizados no consultório. De acordo com Dr. Gustavo Oliveira, as pessoas com dores ou desconforto nas articulações podem ser beneficiadas pela Osteopatia “a Osteopatia tem a capacidade de atuar de forma mais rápida e efetiva que outras técnicas.


Para as pessoas que sentem dores refletidas na coluna cervical, torácica e/ou lombar a sugestão de Dr. Gustavo é a associação da Osteopatia com a Acupuntura. As técnicas são utilizadas de acordo com as necessidades que o indivíduo apresente, podendo realizar sessões alternadas, pois a compreensão do corpo como uma unidade indivisível comunga com a filosofia de tratamento da Osteopatia e da Acupuntura e se mostra muito efetiva.


Técnicas –Mobilizações , manipulações e técnicas de alongamento que vão relaxar a musculatura, assim sendo facilitando a circulação linfática, ativando a circulação sangüínea e eliminando as aderências musculares do paciente. A segunda é a estimulação neuromuscular que visa regulariza o fluxo energético orgânico, a estabilidade e a flexibilidade do corpo humano que objetiva normalizar o movimento e eliminar a dor. “Essas técnicas permitem devolver a saúde ao corpo, capacitando-o a realizar movimentos com maior amplitude que facilita a circulação sangüínea e a drenagem dos líquidos, promovendo assim um nível do maior de conforto à estrutura corporal do paciente”, finaliza o osteopata Dr. Gustavo Oliveira.


O Dr. Gustavo oliveira lembra que a OMS considera a Osteopatia como pratica de saúde, podendo a mesma ser usada de forma preventiva a fim de evitar a instalação de disfunções articulares.






Serviço:
Dr. Gustavo Oliveira
Rua do Sossego, 683, Boa Vista - Recife.
Fone: (81) 3231.3756.Email:
smartfisio@hotmail.com