Os 19 palestrantes são especializados nos aspectos referentes à acessibilidade e atuam profissionalmente em Recife, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O workshop traz o tema ‘Acessibilidade e uma nova estética’ e é destinado a profissionais e estudantes de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas ao assunto (arquitetos, engenheiros, designers, turismólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, de informática, educadores, especificadores, entre outros).
Com uma programação bastante diversificada, o evento abordará os assuntos ligados à acessibilidade e a mobilidade nos espaços comerciais, públicos, praças, sítio histórico, nas habitações, na informática, no cinema, nos museus, entre tantos outros possíveis de uso e de direito à visitação de todos.

Paulo Oliva espera que o tema deste workshop seja uma evolução no debate sobre acessibilidade. “Queremos discutir as questões que permeiam o assunto sob a visão da estética, pois a maioria dos profissionais não tem, em sua formação acadêmica, uma abordagem sistêmica da questão da acessibilidade. Não incluímos porque não aprendemos a incluir”. No entanto, o designer observa que as questões referentes à inclusão e igualdade para todos os cidadãos vem sendo cada vez mais discutidas. “Esperamos, nesse evento debater, sob vários ângulos, os aspectos da acessibilidade, para entender um pouco melhor como fazê-la”.
Segundo Luciano Lins, diretor de atendimento da OLIVA Design, a discussão da estética passa pela necessidade de propiciar, irrestritamente, o desfrute da vida de forma plena. “Que estética é essa que produzimos, na qual nem todo mundo pode perceber, porque não são dadas as condições de acesso aos portadores de deficiência?”, indaga.
Há alguns anos, o tema acessibilidade vem sendo bastante debatido na sociedade brasileira, principalmente após o Decreto Federal Nº 5296, de 02 de dezembro de 2004. A lei estabelece que todas as instituições públicas e particulares de uso coletivo devem adequar suas instalações para permitir o total acesso das pessoas portadoras de deficiência. Tanto nos entornos, quanto nos interiores dos prédios, as intervenções devem seguir as regras de acessibilidade definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme estabelece a NBR N° 9050.
PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA (14/11)
8h às 9h50
Tema: Sinalização acessível, mobilidade e mobiliário urbano
Palestrantes: Paulo Oliva (arquiteto e designer / Recife-PE) e Ana Suassuna (arquiteta e secretária executiva na Secretaria das Cidades do Governo do Estado de Pernambuco / Recife-PE).
10h10 às 12h30
Tema: A áudio descrição e o acesso à informação
Palestrantes: Lara Pozzobom (doutora em literatura comparada / Rio de Janeiro-RJ), Marco Antonio Queiroz (consultor especialista em acessibilidade digital / São Paulo-SP) e Amanda Tojal (educadora e doutora em ciência da informação / São Paulo-SP).
14h às 15h50
Tema: A estética e acessibilidade no conjunto das edificações e seus entornos
Palestrantes: Silvana Cambiaghi (arquiteta e mestra em desenho universal / São Paulo-SP) e Antônio Nunes (engenheiro, doutor em engenharia de produção e professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE / Recife-PE).
16h10 às 18h30
Plenária Final entre a Mesa Diretora e os participantes, visando à redação das "Recomendações do 3° Workshop para Acessibilidade no Recife".
Serviço:
Inscrições: (81) 3446.3206 / 3446.3234
Data: De 12 a 14 de novembro de 2008.
Local: ABA (Associação Brasil América) – Av. Rosa e Silva, 1510 – Aflitos.
Site: www.acessibilidadenorecife.com.br