quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bem Viver Saúde e Bem Estar


PILATES CORPO E MENTE EM PERFEITA HARMONIA





O programa Bem Viver desta quarta-feira exibiu uma matéria sobre o Pilates.A nossa equipe esteve na Clínica Corpo em Terapia, que fica na Boa Vista, para conferir de perto uma aula de Pilates com a Fisioterapeuta, Amanda Berenguer.




Então para deixar você mais informado sobre o Pilates postamos no nosso blog algumas informações para que você conheça mais sobre o Pilates e quem sabe até toma a decisão de começar uma atividade física.E não só para ter um corpo bonito, torneado, definido, mas para acima de tudo de qualidade de vida.O bom do Pilates que é o método pode ser praticado por crianças, jovens, adultos, idosos e grávidas.






O Pilates busca o reequilíbrio da musculatura, a melhora postural, a prevenção de patologias ortopédicas, a reabilitação física e o condicionamento físico controlado. O Pilates quando praticado de forma regular e bem orientado proporciona de uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Não é à toa que o pilates conquista novas adeptas a cada dia


Criado por Joseph H. Pilates, o método surgiu como forma de reabilitação física para soldados no pós I Guerra Mundial. Inicialmente composto por exercícios resistidos por molas nas camas hospitalares tornou-se um método que utiliza aparelhos próprios e também acessórios como bolas e faixas elásticas.


Na prática do Pilates como método de reabilitação, o corpo é trabalhado para que se consiga um tronco firme e com isso os movimentos sejam realizados com alinhamento corporal completo.O chamado “centro de força” é composto pela musculatura responsável por dar firmeza à coluna, o que proporciona um eixo forte para a realização de todos os movimentos.




Importante saber que o Pilates trabalha com exercícios de baixa a moderada intensidades e fundamenta-se no movimento a partir da contração apenas dos músculos necessários, atingindo eficiência máxima no exercício.Assim, esse método busca um corpo uniformemente condicionado, flexível e forte, aumentando a consciência corporal do seu praticante.
A espire e solte todo o ar, sentindo seu abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina.

Seja nos com estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegante.





Príncípios do método:



CONCENTRAÇÃO: manter a atenção em cada parte do corpo que se movimenta;


CONTROLE: os movimentos devem ser muito bem controlados pelo praticante;


CENTRO: musculatura específica da postura que deve estar sempre trabalhando durante os exercícios;

FLUIDEZ: os movimentos devem ser suaves e contínuos, sem haver movimentos bruscos;

PRECISÃO: é o alto controle associado à coordenação durante os movimentos;


RESPIRAÇÃO: deve ser associada ao movimento, de forma a facilitá-lo, evitando prender o ar;


RELAXAMENTO: momento em que o corpo está parado, mas a mente trabalhando, para perceber o alinhamento do corpo.


É o respeito a esses princípios que traz a eficácia da técnica.

Serviço:

Clínica Corpo em Terapia
Fisioterapeuta Amanda Berengue
Fone: (81) 3423-4637