terça-feira, 25 de setembro de 2007

Saúde

Câncer de próstata ainda é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil

Médicos e especialistas voltam a se preocupar com o câncer de próstata, após a recente morte do comediante, ator e radialista Pedro de Lara. O humorista ficou conhecido como jurado do Programa "Show de Calouros", apresentado por Sílvio Santos, no SBT, e morreu recentemente com câncer de próstata, aos 82 anos de idade.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais causa óbitos, perdendo apenas para o de pulmão. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de novos casos de câncer de próstata no país em 2006 foi de quase 48 mil. Números que podem ser diminuídos quando o tumor é detectado precocemente, pois o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura.

A próstata é uma pequena glândula situada logo abaixo da bexiga. Ela tem a forma de uma noz e envolve a uretra. Sua função principal é produzir uma substância que compõe uma parte do sêmen, servindo para dar fluidez ao líquido seminal e permitir a movimentação dos espermatozóides. Ao longo dos anos, a próstata pode sofrer processos inflamatórios agudos ou crônicos e, com o avanço da idade, pode mudar de estrutura.

Para o Dr. Seráfico Júnior, urologista do Hospital HOPE-Esperança, existem três principais doenças que acometem a próstata. São elas:

Hiperplasia benigna da próstata (hbp) - Crescimento da glândula, que pode comprimir a uretra e atrapalhar o fluxo normal da urina. Os sintomas mais comuns são: dificuldade em urinar, ardência, gotejamento acentuado e diminuição do fluxo urinário. Pelo menos 50% dos homens a partir dos 50 anos vão ter HBP, mas apenas metade desses apresentará sintomas.

Prostatite - Infecção ou inflamação da próstata causada geralmente por bactérias. O risco de desenvolvimento de uma prostatite pode aumentar em homens de todas as idades que apresentam alguma anormalidade, como infecções ou obstrução no sistema urinário. Sintomas: ardência ou dor para urinar, freqüência urinária aumentada, dor na musculatura entre as pernas, mal estar geral, febre e dor abdominal.

Tumor maligno (câncer) - O câncer da próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. Alguns deles crescem de forma tão lenta que não chegam a apresentar sintomas durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem. Porém, há tumores que têm um crescimento tão rápido que podem se espalhar para outros órgãos e levar à morte.

Os dois únicos fatores confirmadamente associados ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são idade e história familiar. A maioria dos casos ocorre em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes do 60 anos.

"Em sua fase inicial, na maioria das vezes, o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma, o que só reforça a necessidade do exame preventivo anual a partir dos 45 anos", conclui o Dr. Seráfico Júnior, da equipe do Hospital HOPE-Esperança.

O diagnóstico deve ser feito apartir dos 45 anos, todo homem deve fazer anualmente um exame preventivo. Essa é a única maneira de se detectar tanto a HBP quanto um câncer em fase inicial e ainda curável. Nos pacientes da raça negra ou nos casos com histórico familiar de câncer de próstata, o check–up deve ser iniciado a partir dos 40 anos. O diagnóstico do câncer de próstata é feito pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA) e pelo exame clínico (toque retal), que podem sugerir a existência da doença e indicar a necessidade da realização de ultra-sonografia e biópsia.

O tratamento do câncer da próstata depende do estágio clínico da doença. A radioterapia, a cirurgia (que pode ser por videolaparoscopia) e os tratamentos hormonais têm sido utilizados. A escolha do tratamento mais adequado deve ser personalizada e definida após a análise de riscos e benefícios do tratamento com o médico especialista. Mas o melhor remédio é prevenir. Por isso fique atento aos seus check-ups e mantenha hábitos saudáveis.

Para o médico Seráfico Júnior, algumas dicas devem ser seguidas em caso de diagnóstico de câncer de próstata, alguns passos podem ajudar a lidar melhor com a doença. Procure um médico especialista. Faça perguntas ao seu médico, quanto mais informado, melhor será sua adaptação ao problema. Quando for conversar com seu médico, não vá sozinho. O apoio dos amigos e familiares é muito importante. O bem mais precioso de um paciente diagnosticado com essa doença é o tempo, portanto, não atrase o início do tratamento.