segunda-feira, 10 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA

A gripe suína é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Embora o nome da doença faça referência aos suínos, não há indícios de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, não há risco no contato e consumo de produtos de origem suína.

Sintomas da gripe suína

Fique atento

• Febre (início súbito com 39º)
• Dor de cabeça (intensa)
• Calafrios (frequente)
• Cansaço (extremo)
• Dor de garganta (leve)
• Tosse (seca e continua)
• Catarro (pouco comum)
• Dores Musculares (intensa)
• Ardor nos olhos (intenso)
• Diarréia e Vômito

Prevenção da gripe suína

De acordo com o Ministério da Saúde, cuidados básicos de higiene são fundamentais para se evitar a contaminação com o vírus A (H1N1), são eles:

• lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;
• evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
• não compartilhar objetos de uso pessoal
• cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.
Perguntas e Respostas

1. Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa? Até 10 horas.
2. Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? Torna o vírus inativo e o mata.

3. Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.

4. É fácil contagiar-se em aviões? Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5. Como posso evitar contagiar-me? Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6. Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7. Quando se deve começar a tomar o remédio? Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8. De que forma o vírus entra no corpo? Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9. O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10. Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram? Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11. A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não porque contém químicos e está clorada

12. O que faz o vírus quando provoca a morte? Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.

13. Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem? Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

14. Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença? De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15. Onde encontra-se o vírus no ambiente? Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

16. O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

17. Qual é a população que está atacando este vírus? De 20 a 50 anos de idade.
18. É útil a máscara para cobrir a boca? Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

19. Posso fazer exercício ao ar livre? Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

20. Serve para algo tomar Vitamina C? Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.

21. Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível? A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

22. O virus se move? Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

23. Os mascotes contagiam o vírus? Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.

24. Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar? Não.

25. Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus? As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

26. O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus? Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

27. Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

28. Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas? Não serve para nada.
29. As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? Sim.

30. Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? Não.

31. O que mata o vírus? O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.

32. O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus? O isolamento.

33. O álcool em gel é efetivo? Sim, é muito efetivo.

34. Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus? Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

35. Este vírus está sob controle? Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

36. O que significa passar de alerta 4 a alerta 5? A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

37. Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune? Sim.
38. As crianças com tosse e gripe têm influenza? É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

39. Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar? Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.

40. Posso me contagiar ao ar livre? Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

41. Pode-se comer carne de porco? Sim pode e não há nenhum risco de contágio.

42. Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado? Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

TERCEIRA IDADE



Quem pensa que musculação é uma atividade só para os jovens que querem ficar com o corpinho sarado, está redondamente enganado. A imagem do vovozinho sentado na cadeira de balanço pensando na vida é coisa do passado. A diferença é que na terceira idade a malhação deixa de ser uma prática para a estética e vira uma questão de saúde. A idade não é limite para se conquistar um corpo forte e bem condicionado.

O professor de educação física, Vinícius Lima, atende alunos de idades entre 70 e 107 anos. "Alguns ainda trabalham, outros são aposentados. Uns andavam de cadeira de roda e bengala, viviam em casa e hoje depois de praticarem atividades físicas têm muito mais disposição", atesta.

Os exercícios físicos são recomendados a qualquer idoso, mais para que a prática da musculação não cause prejuízos, ele sempre deve estar acompanhado por um médico e os exercícios orientado por um professor de educação física. Para o bom andamento da prática do esporte são necessárias avaliações físicas e médica antes de se iniciar qualquer atividade. Os aparelhos recomendados dependem de uma avaliação prévia, assim como a freqüência semanal. O mínimo recomendável são três vezes por semana, mas cada idoso é atendido de acordo com as suas necessidades e limites.

Os benefícios da musculação para idosos são diversos. Entre eles estão: aumento de massa muscular e óssea; melhora no equilíbrio, coordenação; diminuição de dores, quedas e da pressão arterial; melhora da capacidade respiratória, cardíaca e circulatória; auto-estima elevada, sociabilização, superação de limites e independência nas atividades da vida diária. "Depois dos 30 anos, perde-se, em cada 10 anos uma média de 10% da massa muscular”, afirma o Vinicius Lima.

Os exercícios podem ser feitos no próprio ambiente de trabalho, em casa, em academias, parques, de modo geral em ambientes livres. Utilizam-se halteres, caneleiras, bolas, elásticos e até mesmo o próprio peso do corpo. “O importante é não ficar parado”, explica o professor.

As aulas também são recomendadas para pacientes com osteoporose, já que a execução de exercícios com carga (musculação) e com compressão articular (caminhada, por exemplo) fortalecem os músculos, pois a formação óssea ocorre quando existe impacto nas articulações. "A atividade física melhora o equilíbrio do idoso através do aumento da massa muscular, o que diminui a probabilidade de quedas", esclarece Vinicius.

A musculação é indicada para paciente que saiu de uma cirurgia e perdeu força muscular. “É necessário que o paciente ganhe massa muscular, sempre respeitando os seus limites para que ele volte o mais rápido possível para as suas atividades de vida diária”, conclui o professor.

Serviço
Vinícius Lima - Prof. de Eduação Física
(81) 9959.9007
prof_viniciuslima@hotmail.com