quarta-feira, 11 de março de 2009

NUTRIÇÃO E SAÚDE

No programa Bem Viver desta quarta-feira (11.03) o tema abordado foi a questão da Leptospirose. Gardênia Cavalcante recebeu no estúdio o médico infectologista, Demócrito Miranda. Devido às últimas chuvas caídas em todo estado, o Bem Viver vem fazer um alerta a população para o risco dessa doença, que transmitida pela urina de animais infectado pela bactéria Leptospira.

Abaixo um texto para você ficar por dentro de todo o assunto.E sempre que você tiver uma sugestão,elogio e crítica basta enviar um e-mail para nossa produção:bemviver@tvclubpe.com.br






O que é leptospirose

A leptospirose, também chamada de Mal de
Weil ou Síndrome de Weil em seu quadro mais severo, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal. Foi classificada em 1907, graças a um exame post mortem realizado com uma amostra de rim infectado, mas a doença já foi identificada em 1886, pelo patologista alemão Adolf Weil (em sua homenagem, a doença recebeu o nome de "Mal de Weil").

É uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina.



Como as pessoas contraem leptospirose


Contaminação por leptospirose geralmente é causada pela exposição à água contaminada com urina de animais infectados. Muitos tipos diferentes de animais carregam a bactéria e podem algumas vezes não apresentar sintomas. A bactéria da leptospirose já foi encontrada em porcos, gado, cavalos, cães, roedores e animais selvagens. Os humanos são infectados através do contato com água, alimentos ou solo contendo urina de animais com leptospirose. Isso pode acontecer ao ingerir água ou comida infectada e através do contato da pele (especialmente nas superfícies mucosas com olhos e nariz, ou nas feridas). A leptospirose não é conhecida por se espalhar de pessoa para pessoa.




Quanto tempo demora depois a exposição à bactéria para que as pessoas fiquem doentes


O tempo desde a exposição à bactéria para que a pessoa fique doente é de 2 dias a 4 semanas. A leptospirose geralmente começa abruptamente com febre e outros sintomas. A doença pode ocorrer em duas fases; depois da primeira fase com febre, calafrio, dor muscular, vômito ou diarréia, o paciente pode se recuperar por um tempo mas ficar doente novamente. Se ocorrer a segunda fase ela é mais severa e a pessoa pode ter meningite ou falha nos rins ou fígado. Essa fase também é chamada de doença de Weil. A leptospirose dura entre alguns dias a 3 semanas ou mais. Sem tratamento apropriado, a recuperação pode levar vários meses.


Tratamento para leptospirose

A leptospirose é tratada com antibióticos, os quais não devem ser administrados no começo da doença. Antibióticos intravenosos podem ser necessários para pacientes com sintomas mais graves. Pessoas com sintomas que sugerem leptospirose devem procurar um médico.


Onde a leptospirose é encontrada


A leptospirose ocorre no mundo todo, porém é mais comum em climas tropicais ou temperados. Ela é uma problema ocupacional para pessoas que trabalham ao ar livre com animais, por exemplo, fazendeiros, veterinários, pescadores, trabalhadores rurais e militares. A leptospirose também pode ser um problema para pessoas que acampam ou participam de esportes ao ar livre em áreas, rios e lagos contaminados. A incidência da leptospirose também está aumentando em crianças que vivem em cidades.




NUTRIÇÃO E SAÚDE



No Bem Viver de hoje Gardênia Cavalcanti irá falar sobre a Lepstopirose com o Infectologista,Demócrito Miranda.Você vai ficar por dentro do assunto e principalmente saber o que a doença e suas consequências.

Ainda no Bem Viver teremos uma dica deliciosa de uma pizza.

Você com certeza não irá perder o Bem Viver desta terça-feira(11/03) que começa logo mais as 13:35h.E lembrando que você assistir o programa pela internet no portal da TV Clube Pe: www.tvclubepe.com.br