sexta-feira, 11 de abril de 2008

CRIANÇA SEGURA

Dados sobre Acidentes

A cada ano, os acidentes no grupo de crianças com idade abaixo de 14 anos resultam em quase 6.000 mortes e mais de 140.000 admissões hospitalares, somente na rede pública de saúde.
De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS – Sistema Único de Saúde.

Estima-se que pelo menos 90% dessas lesões podem ser prevenidas da seguinte maneira:

Ações educativas;

Modificações no meio ambiente;

Modificações de engenharia;

Criação e cumprimento de legislação e regulamentação específicas.

O trauma no mundo

O trauma é a principal causa de morte em crianças e adultos jovens, e um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Quando há sobrevida, as seqüelas temporárias ou permanentes têm um índice elevado.

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, somente em 1998, aproximadamente 5,8 milhões de pessoas morreram vítimas de trauma no mundo, o que representa 97,9 óbitos por 100.000 habitantes. Destes, aproximadamente 800.000 óbitos e 50 milhões de seqüelados estão na faixa etária de 0 a 14 anos de idade.

(Fonte: ABIB, Simone de Campos Vieira. Prevenção de Acidentes com Crianças. Artigo apresentado no I Fórum de Prevenção de Acidentes com Crianças, São Paulo, 2004)

A CRIANÇA SEGURA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos.

Todos os anos, milhares de crianças são vítimas de acidentes em decorrência da falta de informação e de cuidados no dia-a-dia.

Acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outros, podem ser evitados com prevenção e informação.
O papel da CRIANÇA SEGURA é ajudar a sociedade a mudar essa realidade.

Matéria retirada do site www.criancasegura.org.br