terça-feira, 9 de outubro de 2007

Arte & Saúde

A criatividade que cura e educa

Indicada para todas as faixas etárias, a arteterapia se utiliza da arte, como o próprio nome sugere, para atuar na psicoterapia.


A arteterapia é um tipo de psicoterapia que utiliza a expressão artística como instrumento terapêutico: cantar, dançar, desenhar, pintar, esculpir, recitar, representar e escrever são, desde sempre, expressões humanas primordiais. Os diversos meios utilizados permitem ao inconsciente expressar-se e revelar aquilo que até então não era consciente, facilitando e enriquecendo o processo terapêutico.

Recorrer às metáforas e ao simbólico através da expressão artística permite aos pacientes com alguma resistência à expressão verbal uma possibilidade de mostrarem os seus sentimentos de uma maneira alternativa e de certa forma divertida, facilitando assim uma reparação das problemáticas. A arteterapia é similar aos processos terapêuticos psicanalíticos, porque em sua metodologia utiliza-se, em parte, da livre associação das idéias e da expressão espontânea.
Por essa razão, o atelier de arteterapia não é de todo um lugar para se dar aulas, nem uma terapia ocupacional que tem como objetivo a distração. É uma verdadeira "ferramenta" terapêutica de busca sobre si mesmo, que pode ser praticada tanto em sessões individuais como em grupo.

A arteterapia funciona em três níveis – 1 - Lúdico - "Criar brincando e brincar criando" poderia ser o lema desse nível, que visa fazer renascer e descobrir dentro de si a capacidade inerente de criatividade. Tomar contato com os próprios dons e brincar como crianças, permite ao indivíduo estar no "aqui e agora". 2 - Terapêutico - Os atos simbólicos e criativos provocam uma verdadeira libertação emocional que age nos níveis físico, psicológico e energético. O atelier recria um espaço de segurança, onde a pessoa se dá o direito de através do ato criativo agir em sintonia na totalidade do seu ser. Sua ação é múltipla, permitindo, entre outras coisas, uma melhor expressão das emoções e sentimentos, o estímulo à imaginação e à criatividade, o aumento da auto-estima e da confiança e também a capacidade de expressão, que proporciona um melhor conhecimento interior. 3 - O Transformador - A arte terapêutica associa o processo de evolução psicológica com a criação artística. Deve-se então considerar que a arte e o ato criativo tomam suas origem dentro do corpo.

Benefícios da Terapia pela Arte - Arteterapia através da arte tem benefícios como: 1 - Melhora a comunicação consigo mesmo e com o outro; 2 - O indivíduo fica independente do terapeuta, pois é ativo, cria nas sessões; 3 - Favorece a busca da harmonia e do equilíbrio da vida; 4 - Aumenta a espontaneidade e a criatividade positivamente orientadas.

Saúde

Álcool, fumo, obesidade e estresse são principais responsáveis pelas doenças gastrointestinais


A boa saúde do aparelho digestivo depende, essencialmente, do estilo de vida. Além dos "lanches de rua", que geralmente ocasionam problemas digestivos, e das bactérias, responsáveis pelas chamadas "intoxicações alimentares", há sérios fatores de risco que devem ser levados em conta, pois podem causar permanentes danos gastrointestinais. Entre eles, os mais sérios são: álcool, fumo, obesidade e estresse. Os males causados pelo hábito de fumar são geralmente associados a câncer de pulmão, no entanto atingem seriamente o aparelho digestivo, pois em cada tragada, o fumante aspira 400 toxinas e 43 carcinogênicos. Entre os danos causados pelo cigarro, destaque para: Redução do peristaltismo. Diminuição da secreção de ácido clorídrico pelo esôfago. Redução da produção de enzimas pancreáticas. Comprometimento das funções do fígado. Azia e úlcera péptica. Câncer digestivo.


Já a bebida é outro problema. O consumo de álcool prejudica o funcionamento normal do fígado, pois provoca o acúmulo de toxinas. Embora algumas doenças desapareçam quando se pára de beber, como a gastrite, por exemplo, outras, como a cirrose hepática, causada por anos de vício, são permanentes. O estresse é mais um mal para a região gastrointestinal. Várias funções do organismo podem ser alteradas diante de situações difíceis, entre elas, as do aparelho digestivo. Podem ser sintomas de estresse: Perda de apetite, Dor de estômago, Diarréia. Algumas doenças como gastrite, úlcera péptica e cólon irritável são comumente causadas pelo estresse.


Obesidade - A obesidade está-se tornando um problema de saúde pública nos países desenvolvidos. A medicina tem voltado sua atenção para o sobrepeso, provocado pelo consumo exagerado de carboidratos e gorduras ligado à vida sedentária, pois o obeso, geralmente, tem taxas elevadas de colesterol e triglicérides, que podem provocar pressão alta, derrame e ataque cardíaco. Certos tipos de Câncer, além de diabetes e doenças da vesícula biliar estão associados ao excesso de peso. Apesar da infinidade de dietas e regimes divulgados pela mídia, as pessoas ainda não se deram conta dos riscos que correm, se não se propuserem a mudar seus hábitos de vida, com reeducação alimentar e atividade física.


É fundamental preservar o bom funcionamento do aparelho digestivo, prestando atenção à quantidade e à qualidade do que se come. Fibras, gorduras leves e laticínios ajudam a prevenir doenças gastro-intestinais. Quanto aos exercícios físicos, são muitos os seus benefícios: Combatem a obesidade; Reduzem o estresse; Baixam as taxas de LDL (mau colesterol) e triglicérides; Aumentam o HDL (bom colesterol) e a insulina; Melhoram o transporte de oxigênio pelo corpo. Mas o consenso entre os especialistas é que alimentação adequada e exercícios físicos são as melhores formas de garantir a saúde gastro-intestinal, prevenindo doenças.