sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estética

Maquiagem não é vaidade é necessidade



Acordar de manhã cedo para ir ao trabalho, tem nada pior? Pois é. A mesma rotina todos os dias, acordar, ir tomar banho, fazer o café, deixar as crianças no colégio e ir para o trabalho. Todos os dias é a mesma rotina, aff, isso cansa.
Então como não aparentar o cansaço do dia a dia. Olha, o bom mesmo é descansar, mas para aquelas que não podem. O mas recomendado é utilizar aquela básica maneira de esconder as olheiras, ou dar um pouco de cor as bochechas bramcas e sem vidas ou quem sabe levantar aqueles olhos caídos e mortos de quem acabou de acordar para um longo dia de tranco. Já sabem do que estou falando? É isso mesmo, a maquiagem, que a cada dia que passa fica mais moderna e com mais variedades, mas sempre contínua nossa melhor aliada.
Seja de dia ou de noite, não importa, devemos nos cuidar. Cabelos prontos, hora de caprichar na maquiagem. Vou para uma balada e quero arrasar durante a noite, sempre é claro com muito glamour. Afinal é uma festa!
Então vamos a produção. Para os olhos mais marcados, com sombras escuras que vão do preto e grafite ao marrom. Os cílios postiços que dão um charme extra ao olhar. Claro se eu optar pelos olhos marcados, devo suavizar os lábios. O batom deve ser bem leve e com brilho. Durante o dia, em ocasiões especiais, nada de tons fortes, a maquiagem deve acompanhar a leveza da cerimônia, com olhos suaves – tons de rosas, beges e amendoados – com uma boca sem muito brilho.

CUIDE BEM DA SUA PELE

LIMPEZA DE PELE

A pele do rosto é muito sensível aos fatores externos, como por exemplo o clima, umidade do ar, produtos químicos, exposição ao sol, alimentação, etc. A limpeza de pele deve ser encarada como um hábito cotidiano, assim como temos o hábito de escovarmos os dentes.

A correta higienização e cuidados com a pele previnem maiores problemas, tais como um envelhecimento precoce, manchas, cravos, espinhas e deformidades na pele. Em alguns tratamentos estéticos a boa condição da pele favorece para um aspecto mais bonito, jovial e saudável.

A estética é uma ciência que auxilia na manutenção da beleza e do bem-estar. Se o paciente possui hábitos alimentares corretos, é praticante de atividades físicas, e sempre quando há exposição ao sol utiliza-se de bloqueador solar, sua qualidade de vida é superior a uma parcela da sociedade. Ser cuidadoso com a saúde prolonga ainda mais a beleza.

Abaixo vão algumas dicas, que são passadas de geração em geração, e que podem lhe auxiliar em seu cotidiano.

Limpeza
1 - O primeiro passo é lavar bem as mãos. Há muitas impurezas nas mesmas. Lave bem as unhas e em caso de necessidade use álcool 70 para uma higienização mais eficaz.

2 - Lave a pele do rosto suavemente, e opte sempre por sabões neutros e água. Use também uma loção tonificadora, encontradas em supermercados e farmácias. Opte por algum produto de melhor qualidade, pois é esta qualidade que você estará levando para sua pele. Uma dica é usar tônicos a base de erva-doce, camomila e alecrim.

Esfoliantes

Há diversos tipos de esfoliantes no mercado. Há quem prefira os esfoliantes naturais. Deixaremos a sua escolha, apresentando-lhe as opções disponíveis no mercado. Os esfoliantes penetram nos poros, limpando-os de forma profunda. São encontrados em forma de sabonetes em barra, líquidos, gel, cremes e loções. A recomendação é que a pele deva ser esfoliada de preferência uma vez por semana, ou em caso de dificuldades com o tempo deve ser feita uma limpeza quinzenalmente.

Além disto deve ser levado em consideração o tipo de pele e a concentração do produto.

a) Sabonetes
Os sabonetes, em barra ou em líquido são indicados para o uso diário, ao banho. É recomendado que se tenha dois sabonetes. Um para o rosto, outro para o restante do corpo.

b) Cremes
Os cremes são indicados ao ir se deitar. Além de perfurmar a pele, durante o sono tem efeito terapêutico. Uma boa noite de sono é importante.

c) Loções
As loções são úteis no primeiro passo da limpeza de pele. São responsáveis pela tonificação da pele. Para isto também há a opção em gel. Após a limpeza e o uso de esfoliantes é muito bom para sua pele o uso de máscaras. As máscaras relaxam a pele, músculos, e proporcionam um alívio confortável. As máscaras são vendidas e encontradas facilmente no mercado de cosméticos.

Dica Caseira: Vapor com hortelãColoque água no fogão e deixe ferver. Lave a hortelã em água corrente e deixe ferver por 2 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela. Espere esfriar um pouco e deixe o rosto sobre a panela, tomando muito cuidado para não queimar o rosto ou outra parte do corpo. Este vapor auxiliará no processo de limpeza, e é similar ao processo feito nas clínicas de estética.

Outros cuidados com a pele
Além de uma limpeza de pele correta, os cremes anti-rugas, hidratantes e firmadores auxiliam na preservação da pele, preservando o colágeno natural.

Procurando um esteticista
Em uma esteticista, a limpeza de pele dura entre 50 e 60 minutos e são seguidas algumas etapas:

1º Higienizar a pele: Similar ao processo que você pode fazer em casa, é feita uma limpeza superficial da pele. Nesta etapa são usadas loções, desmaquilantes e cremes.

2º Esfoliar a pele: Também uma etapa similar a que pode-se fazer em casa.

3º Desincrustação: O uso das máscaras, auxiliam o trabalho da esteticista, pois ao amaciarem a pele, facilitam a remoção de cravos, miliuns e espinhas. Esta etapa apesar de poder ser feita em casa é importante ter muito cuidado pois retirar cravos e espinhas além de deixarem marcas podem provocar inflamações.

4º Vapor: O vapor, como foi passada a dica de ser feita em casa, são utilizadas na maioria das clínicas de estética. A diferença é que são vapores de ozônio, que auxiliam no processo de extração de impurezas.

5º Extração: Algumas esteticistas utilizam-se das mãos para fazer a extração de cravos. A grande maioria opta por mesclar mão e máquinas. Existem equipamentos que realizam a succão das impurezas e agulhas super finas em caso de cravos muito fundos.

Após isto é aplicado uma máscara calmante, relaxante. E pronto, sua pele está limpa e bonita. O efeito é imediato porém se extende durante os dias e após 02 dias você notará uma pele mais saudável.

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NUTRIÇÃO E SAÚDE

Velhos vilões ou novos mocinhos?

A última palavra da ciência sobre o ovo, a gordura, o sal, o açúcar, a carne vermelha, o café e o chocolate
Numa crônica publicada em 1997, o escritor João Ubaldo Ribeiro desabafou, com seu tom irônico e impagável: “Não agüento mais de culpa, acusado de suicidar-me a cada instante”. O texto falava sobre alimentos que lhe rendiam prazeres, mas que estavam condenados, como a manteiga: “Deve ser incluída nas listas de drogas proibidas, juntamente com cocaína e heroína”.

Sobre o café: “Causa males recentemente descobertos por um laboratório de Glasgow ou Amsterdã ou Jacarta, que poderão deixar o freguês abestalhado, tarado, astênico ou hiperexcitável a ponto de matar a família e ir ao cinema”.

Referia-se à carne: “É caso de se embuçar para ir a uma churrascaria”. Para o ovo reservava um suspiro de adeus: “E uma omeletezinha? E ovos estrelados, daqueles reluzentes como o sol, que a gente encarava com requintes de esfregadinhas de pão na gema? Com presunto? Com bacon? Livrai-nos, Senhor, de todas essas pragas infernais”.

O tempo passou e as gostosuras citadas pelo escritor baiano saíram da lista negra e reconquistaram lugar à mesa. A tônica da nutrição, agora, é desaconselhar cortes radicais. “Não existe alimento vilão, mas consumo vilão”, diz o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, chefe de nutrição clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Com bom senso, esses prazeres podem, sim, compor os melhores cardápios.

Velhos vilões ou novos mocinhos?

OVO
VILÃO - Em 1973, a Associação Americana do Coração limitou o colesterol a 300 miligramas por dia por causar distúrbios cardiovasculares. Como uma gema tem 215 miligramas, o ovo foi considerado uma bomba.

MOCINHO - Pesquisas dos anos 90 o absolveram. Especialistas da Universidade Harvard provaram que o consumo diário não eleva a incidência de infartos e derrames. Mais de 100 estudos o inocentaram. “O ovo é fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo A, B, D, E e K e de micronutrientes como colina, fundamental para a memória e o aprendizado e talvez tão importante quanto o ácido fólico para a formação do sistema nervoso fetal”, diz Ana Beatriz Leme da Fonseca, da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.

ÚLTIMA PALAVRA - Ovos no café-da-manhã podem ajudar a emagrecer. Uma equipe da Universidade Estadual da Louisiana comparou mulheres em dieta. Metade fazia o desjejum com torradas. A outra consumia ovos mexidos. A perda de peso foi 65% maior no grupo dos ovos.Um ovo por dia se a dieta é balanceada e o colesterol normal. Com taxas altas, três por semana.

QUANTIDADE - Um ovo por dia se a dieta é balanceada e o colesterol normal. Com taxas altas, três por semana.

CAFÉ
VILÃO -
Responsável pela riqueza do Brasil até a quebra da bolsa de Nova York em 1929, foi para o banco dos réus em 1978, quando a agência americana que controla alimentos e remédios questionou os efeitos da cafeína que podia prejudicar a fertilidade, causar úlceras e gastrites e atrapalhar a absorção de cálcio, contribuindo para enfraquecer os ossos e aumentar a pressão arterial.

MOCINHO - A reabilitação veio com a descoberta da presença de antioxidantes, capazes de bloquear os radicais livres, que acarretam distúrbios cardíacos. Japoneses revelaram que protege contra o câncer de fígado. Há evidências de que melhora a memória e a concentração, reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas, como Parkinson. Pode evitar alterações de humor e depressão, de acordo com estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo médicos da Universidade Harvard, aumenta a sensibilidade à insulina, prevenindo o diabetes. Pode ajudar a emagrecer por ativar a queima de gordura.

ÚLTIMA PALAVRA - Moderação. Em excesso, agrava úlceras, arritmias cardíacas, ansiedade e distúrbios do sono em pessoas predispostas.

QUANTIDADE - Três xícaras por dia. Se for expresso, apenas uma. O filtro de papel reduz as concentrações de cafestol e kahweol, que aumentam o colesterol.

AÇÚCAR
VILÃO - As críticas começaram em 1975 com SUGAR BLUES, do jornalista americano William Dufty. O livro culpava o açúcar de provocar diabetes, alergias, fadiga, dores de cabeça e depressão. Foi massacrado por cientistas. Até que estudos confirmaram algumas teses de Dufty, 20 anos depois, caso das dietas de Atkins e de South Beach, que cortam os carboidratos, dos quais o açúcar é o maior representante.

MOCINHO - osso primeiro produto de exportação, o açúcar é fonte de energia rápida e barata, útil ao crescimento e à atividade cerebral. Por ser menos calórico do que a gordura, o açúcar ficou em segundo plano enquanto ela virou a grande responsável pelo avanço da obesidade.

ÚLTIMA PALAVRA - Em excesso, engorda. Eleva, de forma rápida, os níveis de glicose no sangue e acarreta alta liberação de insulina, sintetizada pelo pâncreas para garantir a chegada da glicose às células. Só que insulina demais estimula o corpo a armazenar gordura, aumenta o colesterol e desregula o pâncreas. Resultado: cresce o perigo de doenças cardiovasculares. Os picos de insulina levam à produção de radicais livres, que destroem tecidos e provocam o envelhecimento. São indicados os açúcares complexos, de frutas. Digeridos devagar, trazem vitaminas e minerais, não encontrados no refinado.

QUANTIDADE - No máximo 4 colheres (chá) diárias. Cada colher (sachê) equivale a 5 gramas e fornece 20 calorias.

SAL
VILÃO -
A ingestão exagerada leva à retenção de líquido, prejudica a tireóide e aumenta a pressão arterial, fator de risco para infartos e derrames. Estudo publicado em 1988, o Intersalt, avaliou mais de 10 mil pessoas em 32 países e concluiu que a pressão arterial é mais baixa entre os que ingerem pouco sal, caso dos índios ianomâmis, no Brasil.

MOCINHO - Realça o sabor e ajuda a conservar os alimentos. No Brasil, o sal foi escolhido como veículo para reposição de iodo, a fim de prevenir o bócio, a alteração da glândula tireóide. “Está presente em todos os tecidos humanos – por isso o suor e a lágrima são salgados –, participa da transmissão de impulsos nervosos e ajuda a regular a passagem de líquidos pelas membranas celulares”, diz a nutricionista Lara Cunha.

ÚLTIMA PALAVRA - As restrições diminuíram desde a descoberta de que algumas pessoas têm níveis normais de pressão, mesmo abusando do sal, devido a fatores genéticos. “Devemos dosar o sal e diminuir os embutidos, enlatados e conservas”, afirma o médico Daniel Magnoni.

QUANTIDADE - Duas colheres (café) rasas por dia (4 gramas). O brasileiro consome três vezes mais: 12 gramas.

Chocolate
VILÃO -
O efeito deletério à silhueta foi o que mais pesou contra a delícia que maias e astecas consideravam o alimento dos deuses. Isso porque a maioria dos chocolates contém altos teores de gordura e açúcar, que levam ao ganho de peso. Uma barra de 100 gramas de chocolate ao leite fornece em média 530 calorias.

MOCINHO - No fim dos anos 90, foram encontrados nele flavonóides, antioxidantes capazes de proteger o coração e prevenir diabetes. Contém substâncias moduladoras do humor e magnésio, mineral cuja falta favorece a tensão pré-menstrual. Pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, constataram redução da pressão arterial em quem consumia 6 gramas diários. Outro trabalho de 2007 verificou queda nos níveis de colesterol. Os estudos se referem ao chocolate amargo, que apresenta mais cacau e menor teor de açúcar e gorduras.

ÚLTIMA PALAVRA - Consumido em pequenas doses diárias, ajuda no combate à compulsão por doces.

QUANTIDADE - Uma barra (30 gramas) de chocolate amargo (80% de cacau) por dia. Tem 184 calorias e não compromete a saúde.

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

SEXO E SAÚDE

MENOPAUSA: BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA SEXUAL NA MATURIDADE

A Menopausa é a parada completa da menstruação. O Climatério é o período que compreende desde as modificações fisiológicas que vão ocorrendo com a diminuição de produção hormonal por parte dos ovários até culminar na menopausa.

O processo de envelhecer ocorre desde que nascemos, mas há maior preocupação com a idade quando nossas funções vitais vão sendo perdidas. A perda da capacidade reprodutiva nas mulheres é acompanhada por uma série de sintomas físicos ou emocionais. Fogachos (os calorões), suor excessivo, cefaléia, pele seca, entre outros são comuns. Mas, no que tange à vida sexual, algumas modificações são mais condicionantes.

Com a chegada da menopausa o desejo sexual pode diminuir. Algumas mulheres que se sentiram obrigadas a manter relações sexuais por toda uma vida, justificam a perda da função sexual com o fim da menstruação. Usam a menopausa como escudo para não precisarem mais "servir" seus parceiros sem obtenção alguma de prazer.

Já outras mulheres experimentam uma melhora da vida sexual e de seu desejo com a parada do ciclo menstrual, pois não precisam mais temer a gravidez indesejada e geralmente não têm mais filhos pequenos que atrapalhem o sono ou que ocupem muito sua atenção ao longo do dia. Logo, é uma questão na qual o peso cultural tem grande influência.

Com a perda de produção de alguns hormônios na menopausa, a mulher fica com menos lubrificação vaginal, devendo ter maior cuidado durante o ato sexual. Quando a vagina fica seca, o atrito do pênis pode machucá-la, como também ao seu parceiro, além de poder provocar algumas infecções (vulvovaginites).

O uso de cremes lubrificantes é aconselhável, bem como a possibilidade de reposição hormonal. Um outro fenômeno que ocorre é a perda de gordura localizada nos grandes lábios, fazendo com que a vagina diminua de tamanho e esteja mais propensa a sofrer dor no coito. A fantasia deve ser muito utilizada para despertar maior prazer no ato.

O orgasmo da mulher menopáusica pode ser muito intenso, pois as terminações nervosas estão muito mais à flor da pele, literalmente falando, pois a capa de gordura da região da vulva está diminuída. Muitas mulheres experimentam um reflorescimento da vida sexual.

Recomendações:
* Use lubrificantes nas relações sexuais para evitar o desconforto e possíveis infecções vaginais.

* A reposição hormonal deve ser questionada para manutenção das características físicas femininas, prevenindo-se a pele e cabelos secos, mantendo o corpo arredondado nas formas femininas, bem como a voz. Consulte seu ginecologista.

* Procure climatizar o ambiente antes dos encontros sexuais: nem tão quente, nem tão frio para você e para seu parceiro.

* Aproveite o maior estímulo sexual de seu parceiro, procurando-o pela manhã (cedo), pois a maior disposição dele para o sexo pode ajudá-la a ter mais desejo e a ser mais estimulada.

* Com o surgimento de problemas sexuais de inibição, falta ou dificuldade de se chegar ao orgasmo, não deixe de procurar um terapeuta sexual que pode lhe proporcionar muitas orientações e técnicas para usufruir melhor de sua sexualidade.

* Caso surjam sintomas de tristeza, desânimo intenso, fatiga, irritabilidade, baixa auto-estima procure imediatamente uma orientação com psiquiatra, pois nesta fase, com as alterações hormonais, os Transtornos de Humor (Depressão) não são raros.

IMPORTANTE
Procure seu médico para diagnosticar doenças, receitar remédios e indicar tratamentos. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SAÚDE

A RELAÇÃO DO METABOLISMO COM A PERDA E O GANHO DE PESO

Por que será que determinadas pessoas possuem tanta facilidade para perder peso e outras tanta dificuldade? Uma das respostas para isso pode ser a influência que determinados elementos exercem sobre o metabolismo e conseqüentemente sobre o armazenamento e a queima de gordura corporal.

Mas você sabe o que é e como funciona o METABOLISMO?
O metabolismo é um processo bioquímico complexo representado por várias reações que acontecem no corpo humano e resultam em um gasto energético ou calórico, o chamado gasto calórico total. Ele funciona ora produzindo compostos e substâncias a partir de componentes menores (estado anabólico), ora degradando substâncias em componentes menores (estado catabólico).

O metabolismo ainda é divido em 2 tipos: BASAL que representa a energia gasta pelo corpo, durante o estado de repouso, para manter as funções vitais (respiração, funcionamento cardiovascular, manutenção da temperatura corpórea etc); e ACESSÓRIO que depende da termogênese (digestão dos alimentos) e da atividade física. O primeiro pode ser medido por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e responde por 75 % do gasto calórico total, enquanto o segundo responde por 25% deste gasto.

Inúmeros fatores podem influenciar o metabolismo, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.

a) Genética - alguns genes predispõem ao ganho de peso, provavelmente por causarem interferência no metabolismo basal das pessoas, mas as alterações mais conhecidas se devem à chamada resistência insulínica, um estado pré-diabético no qual o organismo produz quantidades excessivas de insulina, que, por sua vez, favorecem o estoque de energia, em detrimento da queima dos substratos;

b) Idade - pesquisas indicam que o metabolismo basal cai a partir dos 60 anos e a redução calórica ideal seria de cerca de 100 calorias por década. Esta diminuição pode ser explicada mais pela inatividade física do que simplesmente por um metabolismo “mais lento”, no caso de idosos;

c) Peso - indivíduos com peso mais elevado possuem necessidade calórica maior;

d) Sexo - os homens possuem maior percentual de massa magra, ou seja, têm tecido muscular mais desenvolvido do que as mulheres. Isto explica o fato deles perderem peso mais facilmente. As células musculares são mais ativas que o tecido adiposo e por isso detêm a maior capacidade de queimar calorias;

e) Temperatura - em períodos mais frios o corpo humano necessita de mais energia para manter-se aquecido;

f) Dieta - o jejum prolongado faz com que o organismo entenda que precisa armazenar energia, o que induz à queda do gasto calórico como forma de proteção dos estoques de nutrientes. Quanto maior o tempo entre uma refeição e outra, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Ao invés de queimar colorias você estimulará o catabolismo do tecido muscular ou mesmo o depósito de energia em forma de gordura;

g) Atividade física - a prática de exercício regular acelera o metabolismo.
Dessa maneira, percebe-se que cada pessoa reage de forma diferente. Uma atividade metabólica mais lenta ou mais acelerada pode explicar porque existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam por nada, e outras lutam e sofrem para perder uns quilinhos extras.

Algumas doenças endócrinas como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo também devem ser investigadas, no caso de perda e ganho de peso inexplicáveis. Os hormônios tireoideanos interferem na produção de calor corporal, na queima calórica e na eliminação de água do organismo. Influencie positivamente seu metabolismo!! Não pule refeições (faça de 5 a 6 refeições/dia) e pratique atividade física sempre! MOVIMENTE-SE!!!

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DICAS E TRUQUES

DICAS PARA VOCÊ DORMIR MELHOR

Você acorda irritado, nervoso, indisposto. No decorrer do dia tem dificuldade para se concentrar e sofre com a sonolência excessiva. Também, não é para menos: depois de passar a noite em claro, admirável seria exibir um pique de atleta. Mas nem precisa entrar em desespero, achando que está sozinho. Ao contrário, o clube dos insones vive recheado de sócios.(um bom banho ajuda a adormecer)

Existem mais de 80 distúrbios do sono descritos, porém os mais freqüentes são a insônia, o ronco e a apnéia. A insônia se dá por causa das preocupações diárias, o ronco em função de alguma obstrução da via aérea superior e a apnéia é o que se pode chamar de pausas respiratórias durante o sono.

Mas, às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão ara resolver o problema da falta de sono ou do cansaço pela manhã.

Travesseiro, o melhor amigo
Acredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para se dormir é de lado.

Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna

De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

Até ele se aposenta
O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele.
Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade.

O tamanho também conta
É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.

Travesseiro: certo e errado
De lado (CERTO): Mantenha a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, a longo prazo, pode provocar hérnia de disco.

De lado (ERRADO): Nunca deixe a mão sob a cabeça, porque essa postura compromete a circulação no braço e força o travesseiro contra o rosto, o que favorece o aparecimento de linhas de expressão. Procure, ainda, não dormir com o corpo todo encolhido. (faça um bom alongamento antes de deitar)

Barriga para cima (CERTO): Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semi-flexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.

Barriga para cima (ERRADO): Não é correto dormir com as pernas muito esticadas, porque isso força a região lombar. Além disso, nunca dobre o travesseiro para que ele fique mais alto porque aí a tendência é repousar a cabeça sobre a dobra, forçando demais a região cervical. A regra de não dobrar, aliás, é válida para todas as pessoas.

Colchão sem pressão
O colchão ideal para um sono tranqüilo não pode ser muito macio nem muito firme, ou seja, deve simplesmente se amoldar ao corpo confortavelmente. Prefira os de látex, que tem como benefício principal o fato de se adaptarem com perfeição aos contornos do corpo, aliviando os pontos de pressão .

Dicas para dormir bemPode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito.

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia-a-dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.

3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale a atividade sexual que, aliás, é ótima para relaxar.

4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.

5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.

6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.

7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranqüilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.

9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, receitar remédios e indicar tratamentos. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Saúde

Número de vítimas do cigarro é preocupante


Pequena porção de tabaco ou fumo, seco ou picado, enrolado em papel fino ou em palha de milho, o primeiro é industrializado e o segundo é manufaturado. Viu! Para se fumar não se precisa gastar muito, mas para cuidar dos danos que ele causa, muitas vezes, não há dinheiro que resolva .

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde o tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco, responsável por cerca de 30% das mortes por cãncer no Brasil, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes coronarianas (doenças do coração), 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.
Apesar desses dados alarmantes o prazer de fumar um cigarro quando se estar cansado, estressado, tenso, nervoso ou bebendo não parece preocupar os fumantes. Todos sabem dos riscos, mas ninguém consegue deixar o vício que mata sem dor ou piedade de quem o consome. Nesse caso, o mas recomendado é procurar um especialista.

domingo, 10 de outubro de 2010

BELEZA

15 MINUTOS PARA FICAR MAIS BONITA E DE BEM COM A VIDA

Ufa! O verão está chegando e está na hora de você se jogar na areia... Que tal aprender dicas preciosas (simples e rápidas) para você aproveitar da melhor forma possível cada segundo da sua temporada à beira-mar. Dá para adaptar várias delas para o dia-a-dia na cidade!

1. pique o dia todoCalor e barriga vazia? Essa dupla dá moleza e desânimo. Vamos aprender o truque para rebater a gula e canseira quando você chega em casa do mar. Bata no liquidificador o suco de fruta de sua preferência com 1 colher (sopa) de pó de proteína de soja.

A proteína fica gostosa até no suco de abacaxi com hortelã. Nessa fórmula do verão feliz, o abacaxi e a hortelã garantem pique e uma deliciosa sensação de frescor e a proteína engana o estômago.

Resultado: você evita beliscar (salgadinhos ricos em gordura do mal) enquanto prepara o almojanta! rende 1 copo (70 calorias).

2. barriga chapada com dois truques
Como um abdômen lisinho tem tudo a ver com a postura, alguns dos melhores truques para chapar o seu vêm do pilates, um trabalho corporal que privilegia a região do “core”, que compreende a musculatura da barriga e das costas. Experimente:

* Contraia bem o abdômen e faça de conta que você está fechando um zíper (que vai do púbis ao umbigo) de uma calça jeans bem apertada.
* Depois, alongue as costas e imagine que o seu umbigo é um ralo, que puxa sua barriga na direção das costas. As costas se acertam naturalmente, e a barriga chapa. Olhe-se no espelho de perfil e veja como ficou melhor. Tente manter o abdômen acionado o tempo todo ou sempre que lembrar. De biquíni, fica mais difícil de esquecer, já que as roupas escondem o “problema”.

3. o ar é energia
Inspire-se no vaivém das ondas para fazer uma respiração abdominal relaxante.

• Olhe para um ponto no mar e inspire quando a onda estiver subindo. Leve o ar para o abdômen, sinta os músculos abdominais dilatando e os pulmões enchendo.
• Quando a onda descer, expire todo o ar.
• Respire assim até se sentir revigorada. A respiração é como uma trava de mão que prende as emoções. Quando respiramos lentamente, entramos em contato com nossos sentimentos e nos energizamos.

4. kit básico de belezaTudo bem que você vai entrar no clima biquíni, canga e pé na areia. Mas toda garota vaidosa precisa carregar um nécessaire bem calculado. A gente já preparou a lista:

1. Protetor solar FPS 30
2. Protetor labial
3. Sabonete facial (específico para o tipo da sua pele)
4. Hidratante facial com vitamina C (ajuda a combater o evelhecimento) ou gel antiacne
5. Perfume de verão (com fragrância mais leve)
6. Desodorante
7. Hidratante corporal fluido (assim você não fica melada e não “esquece” de passar)
8. Creme esfoliante (para amaciar os pés)
9. Xampu e condicionador de uso diário (você vai lavar o cabelo todos os dias...)
10. Leave-in com filtro solar
11. Máscara capilar (aproveite o sol para hidratar os fios)
12. Dois elásticos, uma piranha, um lenço
13. Lixa de unha
14. Removedor de esmalte
15. Alicate de unhas
16. Pinça
17. Creme depilatório ou lâmina
18. Máscara para cílios à prova d’água
19. Gloss
20. Corretivo livre de óleo
22. Espelho de bolsa

5. caipirinha sem culpa
Você, que deu um duro danado o ano inteiro, bem que merece uma caipirinha na praia. Se possível, opte pelo saquê, que tem quase 1/3 das calorias da vodca ou da cachaça. Mas atenção: O álcool apura o paladar, deixando aquele espetinho de camarão muito mais saboroso. Antes de cair na tentação das friturinhas, vá logo pedindo queijo coalho ou amendoim para acompanhar o drinque. Estão na turma dos saudáveis e ainda diminuem o poder “engordativo” do álcool (ou seja, baixam o índice glicêmico da bebida). SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA!

6. efeito picolé
Esquentou? Hora do refresco! As águas termais, quando borrifadas no rosto, têm ação calmante, ideal para aplacar a vermelhidão de peles sensíveis. Quem costuma levar uma sacola térmica para a praia, pode colocar o cosmético lá para incrementar a sensação geladinha.

Modo de usar: borrife de leve e deixe secar. Quando sair debaixo do guarda-sol, reaplique o filtro.


7. treine o desapego
Parece brincadeira de criança, mas fazer um castelo na areia é um jeito divertido de treinar o desapego. Quando você constrói alguma coisa que será destruída em breve consegue perceber, num espaço curto de tempo, que tudo na vida tem início, meio e fim. Sentada na areia, tente curtir cada etapa da sua construção.

Esteja presente. Veja como cada punhado de areia vai formando uma parede. Depois de pronto, admire o resultado, mas não fique presa a sua obra. Deixe o castelo na areia, sem sofrer imaginando como será o seu fim. Leve isso para a vida. Está de namorado novo? Não sofra pensando o quanto vai durar – viva e aproveite o presente.

8. areia fofa, bumbum durinho
A praia conta com um “equipamento natural” capaz de fazer maravilhas para coxas e bumbum – a areia fofa. Um terreno instável como esse exige mais dos seus músculos do que uma superfície firme, como uma calçada. Seus músculos respondem ao desafio ficando do jeito que você gosta: firmes e definidos. Que tal reservar 15 minutos para dar uma caminhada vigorosa na areia fofa? De quebra, o esforço maior ajuda a queimar mais calorias. Não é à toa que essa é a receita de beleza de Ana Paula Arósio. Levante dessa canga e você não vai se arrepender!

9. limpe a mente
Este verão promete muito agito. Se você quer curtir todas as baladas, também precisa garantir um tempinho para relaxar. Aproveite o fim de tarde lindo na praia para meditar ao pôr-do-sol. Sente-se com as pernas cruzadas, as costas eretas e as mãos sobre os joelhos, de frente para o mar. Observe um pouco a paisagem e, em seguida, feche os olhos. Concentre-se apenas no barulho do mar. Se algum pensamento aparecer, tente cortá-lo, não dê continuidade às idéias. Permaneça assim por uns dez minutos. A prática acalma, tranqüiliza, e ao mesmo tempo dá mais energia para o final de semana.

10. momento sereia
Que desperdício: aquele mar lindo convidando para um banho. E você grudada na areia! Está perdendo não só a oportunidade de se refrescar, como de “acordar” os músculos do seu corpo.

BRAÇOS - Com a água abaixo do peito e acima da cintura, braços esticados ao lado do corpo. Leve a palma das mãos em direção aos ombros e depois empurre os braços para baixo, movimentando a água com a costa das mãos.
PERNAS - Chute alternadamente a perna esquerda e a direita, caminhando à frente ou saltitando no lugar.
PERNAS, OMBROS E PEITO - Abra e feche a perna lateralmente (polichinelo). Ao mesmo tempo, com os braços estendidos, bata uma palma na frente do corpo (na altura do púbis) e abra os braços até a linha da água, com a costa das mãos.
PERNAS - Saltite, levando os calcanhares na direção dos glúteos.
BARRIGA - Mantenha o abdômen contraído em todos os movimentos acima.

11. é salada, é macarrão, é light!
Na praia, a última coisa que você quer é cozinhar, certo? A nossa sugestão é transformar a salada – coadjuvante da refeição – em prato principal. Além de ser prática e fácil de fazer, cai muito bem nos dias quentes. Com esta receita, incrementada com carboidrato do bem, proteína magra e grãos, você se alimenta direito e ainda mantém o peso sob controle.

Cozinhe 250 g de macarrão (fusili ou gravatinha). Espere esfriar e misture com 1 xícara (chá) de tomate em cubos sem pele e sem semente, 1 xícara (chá) de berinjela cozida em cubos e 250 g de kani em lascas. Regue com este molho: suco de meio limão, 2 colheres (sopa) de azeite, orégano e sal a gosto. Tempo de preparo: 20 minutos - Rendimento: 6 porções - Calorias por porção: 480

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SEXO E SAÚDE

PÍLULA DO DIA SEGUINTE

O que é a pílula de emergência ou do dia seguinte?

É um método anticoncepcional com altas doses de hormônio capaz de evitar uma gravidez não planejada depois que acontece a relação sexual. Seu uso está indicado nas seguintes situações: quando a mulher tiver uma relação sexual com penetração vaginal (mesmo que o homem não tenha ejaculado dentro da vagina) e não estiver em uso de nenhum método anticoncepcional; se o método que ela estiver usando falhar (a camisinha rompeu, o diafragma deslocou, esqueceu de tomar a pílula mais de dois dias etc) e em casos de violência sexual (estupro). Ela não protege das doenças sexualmente transmissíveis e nem da AIDS.

Como devo tomá-la?
Você poderá utilizar a pílula de emergência até cinco dias depois da relação sexual desprotegida. Pode ser tomada em duas doses com intervalo de 12 horas entre elas ou então de uma vez só (em dose única), sem prejuízo nenhum para o seu efeito e com a vantagem de você não esquecer a outra dose! Já existem medicamentos disponíveis com apenas um comprimido, na dose adequada para ser tomada de uma só vez.

E se eu não estiver no período fértil?
A recomendação atual é que a pílula de emergência seja utilizada quando for necessária, independentemente da fase do ciclo menstrual em que você estiver. É claro que se você estiver no período fértil e souber reconhecê-lo, as suas chances de engravidar serão maiores se não se proteger. Mas, como às vezes pode ser muito difícil saber o dia exato da ovulação, não deixe de usá-la só porque você acha que não está no seu período fértil.

Depois de usar, a menstruação vem logo em seguida?
Até pode acontecer um pequeno sangramento dias após o uso da pílula, mas isso não é o mais comum. Se ela funcionar, sua menstruação deverá vir na época esperada, mas pode atrasar ou até mesmo adiantar em uns três dias. Se ela atrasar mais de 10 dias, é melhor procurar o ginecologista para ver se não está grávida.

Por quanto tempo ela faz efeito?
Apesar da alta dose hormonal, o seu efeito é muito rápido. Após 24 horas, ela já foi totalmente metabolizada e absorvida pelo seu corpo.

E se eu precisar usá-la novamente? Ela vai funcionar?
O principal mecanismo de ação da pílula de emergência é a inibição ou o atraso da ovulação, o que pode acabar desregulando a menstruação. Quando ela é utilizada repetidas vezes (mais de uma vez ao mês), a menstruação pode ficar ainda mais desregulada e se você continuar tendo relações desprotegidas pode ter mais chances de engravidar. Por isso é que se diz que a eficácia dela diminui com o uso repetido. Se você está nessa situação, converse com seu ginecologista. Ele poderá ajudá-la a encontrar um bom método anticoncepcional!

Serviço:
BEMFAM
Est. do Encanamento, 807 - Casa Forte, Recife - PE
CEP 52070-000
Contato: (81) 3269-9457
E-mail:
bemfampe@bemfam.org.br

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

sábado, 2 de outubro de 2010

SEXO E SAÚDE

COMPULSÃO POR SEXO

Todo mundo sabe que sexo faz bem para a saúde, tanto que 95% da humanidade gostam de praticar. Ele faz bem tanto para a mente quanto para o corpo, pois alivia o estresse, alivia dores de cabeça, ativa a circulação sangüínea, deixa a pele mais viçosa, trabalha a musculatura pélvica, melhora a qualidade do sono. Porém, se o desejo sexual se torna compulsivo, ou seja, constante em um curto espaço de tempo, é considerado doença altamente depressiva que tende a comprometer o indivíduo no trabalho, na vida familiar, social e afetiva.

O obsessivo sexual apresenta, espontaneamente, um nível alto de desejo e de fantasias sexuais, não tem controle dos seus impulsos e sentimentos. Passa a ter uma preocupação exagerada, tanto que seus sentimentos e pensamentos sexuais acabam prejudicando seus relacionamentos afetivos e suas atividades diárias. Normalmente não apresenta disfunções sexuais, porém passa a ter uma grande rotatividade de parceiros o que pode prejudicar sua saúde em relação à infecção por algumas doenças sexualmente transmissíveis.

A pessoa tenta controlar seus desejos sexuais, gerando nela tensão, ansiedade ou depressão, fazendo que a pessoa se sinta escrava de seus próprios desejos. A obsessão sexual feminina é denominada de ninfomania, já a do homem é a eretomania. O Desejo Sexual Hiperativo é considerado uma síndrome que pode ter diferentes causas.

O tratamento dessa síndrome é feito normalmente com análises psiquiátricas ou terapia sexual, dependendo do grau da obsessão se faz necessário o uso de remédios como, por exemplo, inibidores da Recaptação da Serotonina. Para que o tratamento psiquiátrico funcione a pessoa precisa ter consciência de que está doente, pois o viciado em sexo é similar ao viciado em drogas, o que muda é o vício.

Serviço:
Valéria Walfrido - Terapeuta Sexual
www.valeriawalfrido.com

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ESTÉTICA

MICROPIGMENTAÇÃO

Psicologia, química, colorimetria, cosmetologia, estética. Ciências e técnicas interligadas são as mais modernas aliadas da mulher atual, que deseja se apresentar bonita e expressiva em qualquer momento do seu dia.

A micropigmentação mais conhecida como maquiagem definitiva ou maquiagem permanente é um procedimento estético que valoriza os traços da face e dá mais expressão ao rosto.

A maquiagem definitiva tem ganhado força entre as opções de tratamentos estéticos existentes no mercado, principalmente devido à falta de tempo decorrente de um dia-a-dia cada vez mais atribulado, além da crescente preocupação com a beleza e aparência.

Olhos delineados, bocas expressivas e sobrancelhas bem desenhadas e definidas são as características mais marcantes no rosto feminino e que traduz a marca registrada da jovialidade, e através da micropigmentação, devolvemos à mulher madura esse aspecto jovial que ela perde no decorrer dos anos.

Naturalmente a boca perde seu contorno, se tornando esbranquiçada e inexpressiva. Os olhos parecem mais fechados e miúdos. E as sobrancelhas, com raros pêlos, perdem seu desenho ou inexistem.

O recurso de micropigmentação é hoje um grande aliado às cirurgias plásticas ou procedimentos médicos que visam o rejuvenescimento, pois a dermopigmentação, como também é usualmente chamada no meio médico, se divide em paramédica, corrigindo e amenizando o desconforto dos efeitos estéticos de falhas em couro cabeludo, camuflando marcas de vitiligo, quando estático e acabamento em aréolas, decorrentes de cirurgia de mama.

Na realidade, a micropigmentação vai além do efeito estético e da praticidade no dia a dia das mulheres... Em muitos casos ela resgata a feminilidade e a auto-estima. Com o passar do tempo os pigmentos foram desenvolvidos exclusivamente para a pigmentação, quando antes era usado o pigmento de tattoo.

Atualmente contamos com trabalhos de extrema naturalidade, graças aos pigmentos próprios para este fim. O uso de material de qualidade (pigmentos, dermógrafo, agulha), associado aos dotes técnicos e bom senso estético do profissional, são condições relevantes ao sucesso do trabalho.

DEPILAÇÃO EGÍPCIA

Não é de hoje que as mulheres têm pêlos na face; e até pouco tempo, elas só tinham uma opção para removê-los: a depilação a cera. Além de ser dolorida, as donas de peles mais sensíveis receavam que método causassem manchas, alergias e flacidez.

Recentemente, duas técnicas surgiram como opções menos agressivas a até mais eficientes: depilação a laser e a técnica egípcia. Utilizada há muito tempo na Egito, a técnica egípcia é ideal para ser utilizada no rosto, pois é um método que não agride a pele.

A técnica utiliza uma linha comum presa entre os dedos polegares e indicadores formando um X; à medida que os dedos se movimentam, a linha desliza sobre a pele arrancando os pêlos pela raiz.

Removendo tanto pêlos finos quanto grossos é indicada para as regiões do buço, queixo, laterais do rosto e na testa. Em média, uma nova depilação se faz necessária a cada 30 dias, e embora não seja uma técnica definitiva, geralmente os novos pêlos crescem mais finos e macios.Uma das grandes vantagens dessa técnica é que não possui nenhum efeito colateral.