sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CUIDE BEM DA SUA PELE

LIMPEZA DE PELE

A pele do rosto é muito sensível aos fatores externos, como por exemplo o clima, umidade do ar, produtos químicos, exposição ao sol, alimentação, etc. A limpeza de pele deve ser encarada como um hábito cotidiano, assim como temos o hábito de escovarmos os dentes.

A correta higienização e cuidados com a pele previnem maiores problemas, tais como um envelhecimento precoce, manchas, cravos, espinhas e deformidades na pele. Em alguns tratamentos estéticos a boa condição da pele favorece para um aspecto mais bonito, jovial e saudável.

A estética é uma ciência que auxilia na manutenção da beleza e do bem-estar. Se o paciente possui hábitos alimentares corretos, é praticante de atividades físicas, e sempre quando há exposição ao sol utiliza-se de bloqueador solar, sua qualidade de vida é superior a uma parcela da sociedade. Ser cuidadoso com a saúde prolonga ainda mais a beleza.

Abaixo vão algumas dicas, que são passadas de geração em geração, e que podem lhe auxiliar em seu cotidiano.

Limpeza
1 - O primeiro passo é lavar bem as mãos. Há muitas impurezas nas mesmas. Lave bem as unhas e em caso de necessidade use álcool 70 para uma higienização mais eficaz.

2 - Lave a pele do rosto suavemente, e opte sempre por sabões neutros e água. Use também uma loção tonificadora, encontradas em supermercados e farmácias. Opte por algum produto de melhor qualidade, pois é esta qualidade que você estará levando para sua pele. Uma dica é usar tônicos a base de erva-doce, camomila e alecrim.

Esfoliantes

Há diversos tipos de esfoliantes no mercado. Há quem prefira os esfoliantes naturais. Deixaremos a sua escolha, apresentando-lhe as opções disponíveis no mercado. Os esfoliantes penetram nos poros, limpando-os de forma profunda. São encontrados em forma de sabonetes em barra, líquidos, gel, cremes e loções. A recomendação é que a pele deva ser esfoliada de preferência uma vez por semana, ou em caso de dificuldades com o tempo deve ser feita uma limpeza quinzenalmente.

Além disto deve ser levado em consideração o tipo de pele e a concentração do produto.

a) Sabonetes
Os sabonetes, em barra ou em líquido são indicados para o uso diário, ao banho. É recomendado que se tenha dois sabonetes. Um para o rosto, outro para o restante do corpo.

b) Cremes
Os cremes são indicados ao ir se deitar. Além de perfurmar a pele, durante o sono tem efeito terapêutico. Uma boa noite de sono é importante.

c) Loções
As loções são úteis no primeiro passo da limpeza de pele. São responsáveis pela tonificação da pele. Para isto também há a opção em gel. Após a limpeza e o uso de esfoliantes é muito bom para sua pele o uso de máscaras. As máscaras relaxam a pele, músculos, e proporcionam um alívio confortável. As máscaras são vendidas e encontradas facilmente no mercado de cosméticos.

Dica Caseira: Vapor com hortelãColoque água no fogão e deixe ferver. Lave a hortelã em água corrente e deixe ferver por 2 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela. Espere esfriar um pouco e deixe o rosto sobre a panela, tomando muito cuidado para não queimar o rosto ou outra parte do corpo. Este vapor auxiliará no processo de limpeza, e é similar ao processo feito nas clínicas de estética.

Outros cuidados com a pele
Além de uma limpeza de pele correta, os cremes anti-rugas, hidratantes e firmadores auxiliam na preservação da pele, preservando o colágeno natural.

Procurando um esteticista
Em uma esteticista, a limpeza de pele dura entre 50 e 60 minutos e são seguidas algumas etapas:

1º Higienizar a pele: Similar ao processo que você pode fazer em casa, é feita uma limpeza superficial da pele. Nesta etapa são usadas loções, desmaquilantes e cremes.

2º Esfoliar a pele: Também uma etapa similar a que pode-se fazer em casa.

3º Desincrustação: O uso das máscaras, auxiliam o trabalho da esteticista, pois ao amaciarem a pele, facilitam a remoção de cravos, miliuns e espinhas. Esta etapa apesar de poder ser feita em casa é importante ter muito cuidado pois retirar cravos e espinhas além de deixarem marcas podem provocar inflamações.

4º Vapor: O vapor, como foi passada a dica de ser feita em casa, são utilizadas na maioria das clínicas de estética. A diferença é que são vapores de ozônio, que auxiliam no processo de extração de impurezas.

5º Extração: Algumas esteticistas utilizam-se das mãos para fazer a extração de cravos. A grande maioria opta por mesclar mão e máquinas. Existem equipamentos que realizam a succão das impurezas e agulhas super finas em caso de cravos muito fundos.

Após isto é aplicado uma máscara calmante, relaxante. E pronto, sua pele está limpa e bonita. O efeito é imediato porém se extende durante os dias e após 02 dias você notará uma pele mais saudável.

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário: