quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SAÚDE

A RELAÇÃO DO METABOLISMO COM A PERDA E O GANHO DE PESO

Por que será que determinadas pessoas possuem tanta facilidade para perder peso e outras tanta dificuldade? Uma das respostas para isso pode ser a influência que determinados elementos exercem sobre o metabolismo e conseqüentemente sobre o armazenamento e a queima de gordura corporal.

Mas você sabe o que é e como funciona o METABOLISMO?
O metabolismo é um processo bioquímico complexo representado por várias reações que acontecem no corpo humano e resultam em um gasto energético ou calórico, o chamado gasto calórico total. Ele funciona ora produzindo compostos e substâncias a partir de componentes menores (estado anabólico), ora degradando substâncias em componentes menores (estado catabólico).

O metabolismo ainda é divido em 2 tipos: BASAL que representa a energia gasta pelo corpo, durante o estado de repouso, para manter as funções vitais (respiração, funcionamento cardiovascular, manutenção da temperatura corpórea etc); e ACESSÓRIO que depende da termogênese (digestão dos alimentos) e da atividade física. O primeiro pode ser medido por meio da Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e responde por 75 % do gasto calórico total, enquanto o segundo responde por 25% deste gasto.

Inúmeros fatores podem influenciar o metabolismo, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.

a) Genética - alguns genes predispõem ao ganho de peso, provavelmente por causarem interferência no metabolismo basal das pessoas, mas as alterações mais conhecidas se devem à chamada resistência insulínica, um estado pré-diabético no qual o organismo produz quantidades excessivas de insulina, que, por sua vez, favorecem o estoque de energia, em detrimento da queima dos substratos;

b) Idade - pesquisas indicam que o metabolismo basal cai a partir dos 60 anos e a redução calórica ideal seria de cerca de 100 calorias por década. Esta diminuição pode ser explicada mais pela inatividade física do que simplesmente por um metabolismo “mais lento”, no caso de idosos;

c) Peso - indivíduos com peso mais elevado possuem necessidade calórica maior;

d) Sexo - os homens possuem maior percentual de massa magra, ou seja, têm tecido muscular mais desenvolvido do que as mulheres. Isto explica o fato deles perderem peso mais facilmente. As células musculares são mais ativas que o tecido adiposo e por isso detêm a maior capacidade de queimar calorias;

e) Temperatura - em períodos mais frios o corpo humano necessita de mais energia para manter-se aquecido;

f) Dieta - o jejum prolongado faz com que o organismo entenda que precisa armazenar energia, o que induz à queda do gasto calórico como forma de proteção dos estoques de nutrientes. Quanto maior o tempo entre uma refeição e outra, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Ao invés de queimar colorias você estimulará o catabolismo do tecido muscular ou mesmo o depósito de energia em forma de gordura;

g) Atividade física - a prática de exercício regular acelera o metabolismo.
Dessa maneira, percebe-se que cada pessoa reage de forma diferente. Uma atividade metabólica mais lenta ou mais acelerada pode explicar porque existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam por nada, e outras lutam e sofrem para perder uns quilinhos extras.

Algumas doenças endócrinas como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo também devem ser investigadas, no caso de perda e ganho de peso inexplicáveis. Os hormônios tireoideanos interferem na produção de calor corporal, na queima calórica e na eliminação de água do organismo. Influencie positivamente seu metabolismo!! Não pule refeições (faça de 5 a 6 refeições/dia) e pratique atividade física sempre! MOVIMENTE-SE!!!

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário: