Conheça o Aerobunda
O Bem viver aborda assuntos relacionados a moda, saúde e beleza.Com entrevistas e matérias específicas o programa vai ao ar sábado as 8:30 manhã .As dicas também estão na coluna bem viver no jornal Aqui Pe , rádio Clube e aqui no blog, espaço feito especialmente pra vocês! beijos e nos vemos na tv clube, Paraíba canal 10 e Pernambuco canal 9.
domingo, 30 de novembro de 2008
SEXO E SAÚDE
A traição é um fenómeno difícil de se mensurar mas parece que as mulheres estão cada vez mais infiéis e que os homens infiéis começam a sentir-se culpados. A independência feminina promoveu mudanças na mulher em muitos aspectos da sociedade, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho.
Atualmente os casais são mais cúmplices, construindo e provendo o lar em igual proporção. Ao trair, o homem sente destruir o vínculo de lealdade com alguém que divide tudo com ele. E há ainda a possibilidade de a mulher sair de casa e abandoná-lo se souber do caso - o que era uma atitude improvável alguns anos atrás - e a mudança na relação com os filhos. Parece que ter uma aventura fora de casa significa uma vergonha para o homem. Agora o homem que trai sente que faz algo errado, enquanto antes isso não era nem colocado em questão.
Tédio do casamento
As últimas pesquisas revelam que a maioria dos homens é infiel, mas divergem sobre o número de mulheres que traem. O resultado é de que 47% das mulheres e 60% dos homens são infiéis e alguns psiquiatras constatam que 67% dos homens e 23% das mulheres já traíram o parceiro.
Estudiosos classificam a infidelidade conjugal em três tipos básicos: a traição como desejo de novidade para vencer o tédio do casamento; a traição como afirmação da feminilidade ou da masculinidade - é o caso dos traidores compulsivos que precisam de nova conquista para descartá-la em seguida; e a síndroma de Madame Bovary (personagem do romance de Flaubert sobre a infidelidade feminina), em que a insatisfação afectiva leva à busca de um amor romântico que não existe.
Em todos os casos, homens e mulheres encaram a traição de maneira diferente. Nas pesquisas entre as respostas mais frequentes dos homens estão: por se sentirem atraídos sexualmente e porque as circunstâncias lhes foram favoráveis. Poucas têm a ver com amor ou envolvimento afectivo. No caso das mulheres, os motivos mais citados foram decepção, desamor e raiva do parceiro. Outro dado curioso se refere à incidência das traições. A maioria ocorre nos primeiros quatro anos de casamento. Para os homens, o segundo foco acontece entre os 20 e 24 anos de união. Entre as mulheres, entre o quinto e o nono ano de casamento.
Um dos percentuais mais altos de respostas nas pesquisas diz respeito à vontade dos entrevistados de ter um romance fora do casamento: cerca de 60% dos homens e 55% das mulheres. As razões pelas quais ambos evitam o adultério são curiosas. Elas não querem que o marido faça o mesmo. Eles não querem confusão.
Trauma da infidelidade
Outro folclore em torno do adultério é que ter um caso pode reacender o casamento. De facto, o que pode ocorrer é um dos parceiros (o traidor, óbvio) se sentir "reaceso". Dificilmente quem foi traído ficará animado com a notícia. É quase impossível um dos parceiros ser condescendente com a traição.
Infidelidade é um dos poucos assuntos sobre o qual a civilização ocidental é intolerante, por envolver mentira, decepção e o rompimento de um pacto muito forte entre o casal. No entanto, é possível superar o trauma e, em muitos casos, até sair do problema com a relação fortalecida.
Na traição, o ideal de casamento desmorona. Passa-se a enxergar o marido e ele a mulher como na vida real. Na avaliação dos terapeutas, a melhor forma de tratar o assunto é tentar enxergar exactamente as razões da infidelidade. Não adianta o infiel declarar-se culpado ou tentar convencer o parceiro de que não sabia onde estava com a cabeça.
A atitude mais correcta é assumir que estava, de facto, em busca de satisfação fora do relacionamento e reconhecer que magoou o cônjuge. O traído, por sua vez, aprenderá alguma coisa se entrar em contacto com sua ferida profunda, com seu sentimento de indignação e se conseguir reavaliar o modo como escolhe suas parcerias amorosas.
É muito comum entre pessoas traídas assumir a responsabilidade pelo fracasso da relação. Perguntar-se "onde eu errei?", "por que eu o pressionei tanto?" Na infidelidade, não existem culpados nem vítimas. Mesmo quem foi traído carrega um fardo enorme. A terapia é muito importante para dividir muito bem a responsabilidade de cada um na história. É impossível dizer por que um dos parceiros trai.
* "Ter um caso pode reacender o casamento."Não é verdade. Se o casamento já anda mal, pode ser o empurrão que falta para acabar de vez. A traição pode até reacender o ânimo de um dos parceiros (o traidor, óbvio), mas pode destruir o do outro.
* "Trair é normal."Não é. Muitas pessoas acreditam que, pelo fato de se estar vivendo mais, é melhor casar várias vezes. Contudo, o mais importante é ter uma relação que garanta felicidade, conforto e protecção. E um caso extraconjugal proporciona exactamente o contrário.
* "Homens traem mais do que as mulheres."É uma das únicas verdades absolutas no que diz respeito à infidelidade. Nos últimos tempos, no entanto, chama a atenção o percentual de mulheres infiéis.
* "Só casamentos em crise estão sujeitos ao adultério."Não. Acontece também em relações muito bem sucedidas. Parece que é quase impossível manter um relacionamento perfeito o tempo todo, os casos costumam ocorrer em momentos piores.
* "Eu tenho culpa por ter sido traído(a)."Claro que não. O parceiro tem outros caminhos para resolver problemas no casamento. Mas é importante prestar atenção em seu comportamento e no da pessoa amada. Em que momento vocês permitiram que o casamento mudasse de rumo?
* Respostas defensivas vão sempre parecer desculpas sem nexo. Seja claro e objectivo.
* Fuja dos questionamentos exaustivos. Simples questões como "onde" "quando" e "quem" podem ser relevantes para aliviar as pressões por repostas mais complexas como "por quê".
* Qualquer encontro, mesmo involuntário com o caso, deve ser relatado ao parceiro.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
CONCURSO
O concurso está em sua fase inicial, a de inscrições (acima modelo da ficha de inscrições). Para participar do concurso o candidato deve ser um profissional comprovado através de certificado; ser maior de 18 anos, entre vários outros requisitos, conforme regulamento abaixo. As fichas de inscrições estão nas lojas LA BELLE espalhadas pelo Grande Recife. Faça sua inscrição e boa sorte!
Confira aqui o regulamento:
Os custos com alimentação e deslocamento durante as eliminatórias serão por conta dos candidatos. Modelos também ficam por conta dos candidatos. O perfil das modelos levadas pelos candidatos será avaliado pelos jurados do concurso. A análise será antes das provas, para não beneficiar nenhum dos participantes.
BEM VIVER O BEM
A Fundação AIO de Educação e Assistência Social, trabalha com crianças, jovens, idosos e portadores de dependência química. Atualmente está abrigando em torno de 2.200(pessoas).A FAES tem por finalidade desenvolver a educação de pessoas, sem distinção de cor , sexo ou religião, mediante a criação e conservação de escolas, centros de treinamento e cursos profissionalizantes promovendo assim o bem estar social.
Conheça e contribua com o excelente trabalho realizado pela Fundação AIO da Igreja Assembléia de Deus (Ministério Recife). A Fundação realiza diversos trabalhos com crianças na área de Educação e de Assistência Social nos Centros de Desenvolvimento Integral no Lixão de Aguazinha, Ilha de Deus e em Santo Amaro. A AIO é presidida pela irmã Judite Alves.
FAES
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 780 – 1º andar, São José – Recife
Contato: (81) 3421.9060
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
SAÚDE
O QUE É SAÚDE BUCAL?
Saúde bucal representa uma porção indivisível da saúde geral. Ter saúde bucal não significa apenas possuir dentes perfeitos e gengivas saudáveis, mas indivíduos saudáveis com bocas saudáveis.
A boca é um meio pelo qual nos comunicamos e expressamos nossos melhores (e piores) sentimentos. Ter saúde bucal é poder sorrir quando estamos felizes, é não trincar os dentes quando estamos nervosos, é não deixar de escová-los quando estamos tristes, ansiosos ou deprimidos.
A saúde do indivíduo reflete o ambiente em que ele vive, o nível de informação que possui, o acesso a tratamento e a educação para prevenir e auto promover a sua saúde.
O QUE É TER UMA BOCA SAUDÁVEL?
Boca saudável é aquela sem doença como a cárie e a doença periodontal, sem feridas ou manchas, sem mau hálito, e que proporcione boa mastigação, deglutição e comunicação, além de ser esteticamente agradável.
É importante reconhecer a interligação entre os diversos sistemas do corpo, desta forma dentes sem cárie e gengivas saudáveis fazem com que você tenha uma boa mastigação, a boa mastigação proporciona uma boa digestão e, portanto, uma boa absorção de nutrientes, e assim por diante.
A estética tão cultuada também é importante. É muito legal poder sorrir sem traumas, porém não adianta ter dentes fortes com a gengiva sangrando. O importante é o equilíbrio dos componentes da cavidae bucal.
O QUE EU POSSO FAZER PARA TER SAÚDE BUCAL?
Ter saúde bucal é, antes de tudo, um desejo e preocupação individual, ou seja, você precisa querer ser colaborador(a) eficaz na promoção de sua saúde bucal.
O QUE É CÁRIE DENTÁRIA?
A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível, causada por bactérias. Os microrganismos cariogênicos, em ambiente favorável, formam colônias que aderem ao dente constituindo a chamada placa bacteriana dental e acabam por promover uma desmineralização do esmalte dentário. Se este processo não for interrompido, a cárie se desenvolve, formando uma cavidade.
QUAIS MEDIDAS DEVEM SER ADOTADAS PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL?
Para que doenças se estabeleçam na cavidade bucal, é necessário que haja um quebra do equilíbrio, seja por baixa de fluxo salivar, seja por consumo de alimentos (qualidade, quantidade e freqüência) ou por falta de uma higienização adequada, que influenciam de forma direta a quantidade e a qualidade da microbiota bucal.
Algumas medidas podem ser adotadas para a manutenção do equilíbrio bucal, entre elas cita-se:
1. A ingestão de 8 copos de 300 ml de água por dia, importante para a manutenção do fluxo salivar, que tem função de limpeza fisiológica da boca e, através de sua capacidade tampão, do equilíbrio do ph bucal;
2. Evitar alimentar-se entre as refeições, pois geralmente estes "beliscos" não são seguidos de uma higienização adequada, além de dificultarem o reestabelecimento de um ph satisfatório na cavidade bucal, o tempo de permanência do alimento na boca e a quantidade de vezes que ele é ingerido são fundamentais para o aparecimento da cárie;
3. A qualidade dos alimentos é muito importante, quanto mais pegajoso for o alimento, maior é o tempo de permanência dele na cavidade bucal e, portanto, maior o seu potencial cariogênico (biscoito recheado, bala caramelo, etc.). Deve-se atentar, também, para alimentos que possuam açúcar oculto, como é o caso do ketchup. Os alimentos mais fibrosos promovem um estímulo maior das glandulas salivares, atuando de forma positiva na intensidade de seu fluxo;
4. A higienização bucal deve ser feita de forma adequada, usando a escova dental compatível com a sua boca, creme dental fluoretado não muito abrasivo, fio dental e limpador de lingua. Os enxaguatórios bucais só devem ser usados em casos específicos por conterem , em sua maioria, álcool em sua composição, o que promove uma maior descamação de células epiteliais na cavidade bucal propiciando a halitose;
Serviço:
Dr. Geovane Tenório - Cirurgião Dentista
Contato: (81) 3268.4416
www.geovanetenorio.com.br
ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.
ROTEIRO
O município de Itapissuma dista 45 km do Recife, possui uma área de 74km2 que abriga uma população de 20 mil habitantes. É cercado por rios, mar e manguezais, e assim, é reconhecido como um dos principais pólos náuticos do Nordeste. Às margens do Canal de Santa Cruz é possível ver toda beleza que reserva a cidade.
Em um passeio de barco por seu percurso de 22 Km, é possível avistar a Ilha de Itamaracá e Barra de Catuama. A pesca artesanal é uma das principais atividades da população, o que barateia os pratos de frutos do mar nos restaurantes e bares de Itapissuma, lá se pode degustar a famosa caldeirada de Dona Irene. Em janeiro, é possível apreciar a tradicional Buscada de São Gonçalo do Amarante, existente desde o século XIX.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
BELEZA
Garota dourada
Quem quer transmitir sensualidade deve apostar já no dourado – não precisa esperar o verão chegar. Para copiar o bronzeado que o sol dá ao rosto, você vai precisar de uma base um tom mais escuro que a cor da sua pele ou da mesma tonalidade do seu ombro para garantir um visual supernatural.
Porém, a grande sacada está no jeito de aplicar o pó bronzeador: ele deve ser espalhado suavemente, com um pincel grande e redondo, indo de uma orelha à outra, passando sobre o nariz. Arremate com um tiquinho no centro da testa e do queixo. Essas partes mais altas do rosto costumam ficar mais coradas. Confira, abaixo, o passo-a-passo.
PASSO 1
Aplique o corretivo nas olheiras, vasinhos e espinhas.
PASSO 2
Espalhe a base no rosto todo, cuidando para não esfregar as áreas que estão com corretivo.
PASSO 3
Passe sombra líquida dourada em toda a pálpebra superior, da raiz dos cílios à base da sobrancelha.
PASSO 4
Use sombra compacta dourada até um pouquinho além da pálpebra. Crie um ponto de luz no canto interno do olho, próximo ao nariz, usando sombra iluminadora. Com lápis preto, faça um traço médio rente à raiz dos cílios superiores e puxe-o para cima no canto externo do olho. Termine com um traço fino nos cílios de baixo.
PASSO 5
Aplique duas ou três camadas de rímel preto nos cílios de cima. Corrija as falhas da sobrancelha com um lápis da mesma cor dos pêlos.
PASSO 6
Aplique o blush bronze nas maçãs do rosto, seguindo uma linha que vai do canto da boca até acima da orelha. Passe o pó bronzeador sobre as bochechas, nariz, queixo e testa.
PASSO 7
Finalize com batom nude e gloss no centro dos lábios.
Os escolhidos
A melhor relação custo-benefício: as marcas bacanas que não pesam no bolso
1. Blush Expert Wear 100 Mocha Velvet, Maybelline, 24,90 reais.
2. Corretivo Líquido Tracta, Farmaervas, 30 reais.
3. Duo Lápis Aquarela Preto e Rosa, Natura, 14,90 reais.
4. Lápis para Sobrancelha Universal, Vult Cosméticos, 5,40 reais.
5. Base Líquida Suave Ultimate Cover Smooth Foundation, Wet´n Wild, 16,90 reais.
6. Sombra 02, Duda Molinos, 15 reais.
7. Sombra Iluminadora do Quarteto Soft on the Eyes Sheer Loose Shadow,Revlon, 45,13 reais.
8. Gloss Star Lip Sensuelle Shine Nude, O Boticário, 26,90 reais.
9. Batom Luzes Carla, Racco, 19,90 reais.
10. Máscara para Cílios Volumissime Preta, L’Oréal Paris, 25 reais.
11. Sombra Líquida Chantilly Dourado Luminoso Metálico, Contém 1g, 22 reais.
12. Pó Facial Summer Bronze Mosaico, Avon, 45 reais.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
BELEZA
O que arregalar as sobrancelhas, mandar beijinho, apertar os olhos e armar um sorriso tem a ver com a sua beleza? Muita coisa! Exercitar os músculos faciais (apenas cinco minutinhos por dia) é a maneira mais natural de prolongar a sua juventude e uma ótima pedida para fugir dos excessos de botox e preenchimentos. Faça o teste
É lógico: se você capricha nos exercícios para manter o bumbum em alta e a barriga zerada, por que não fazer o mesmo para o seu rosto continuar firme e lisinho com o passar dos anos? A ação do tempo é inevitável, mas você não deve esperar as primeiras ruguinhas se transformarem em sulcos profundos para agir. Só que muita mulher (jovem, inclusive!) anda exagerando em alguns procedimentos dermatológicos como a toxina botulínica, os preenchimentos e até pequenas cirurgias plásticas faciais.
Bem indicadas, essas técnicas dão, sim, resultados interessantes. O problema está no excesso, que deixa um visual artificial que fica literalmente na cara! Talvez por isso a ginástica facial esteja passando por um Revival, já que é uma maneira nada invasiva de prevenir o envelhecimento. Os músculos da face fazem parte de um todo e também devem ser trabalhados para corrigir vícios de movimentação, o que acaba suavizando marcas de expressão.
Lá nos Estados Unidos, a moda agora é fazer ioga para o rosto. Com exercícios bastante parecidos com os da ginástica facial, esse tipo de ioga parte do mesmo princípio: tonificar os músculos para evitar flacidez e rugas, além de ser um método alternativo às agulhas, livre de dor e barato, que você pode fazer a qualquer hora em qualquer lugar como divulgam dois livros recém-lançados por lá – The Yoga Face e The Yoga Facelift (os dois ainda não disponíveis no Brasil).
Seja qual for a técnica escolhida, o importante é manter a disciplina e fazer os exercícios diariamente. Ainda bem que você nem precisa colocar roupa de ginástica. A única recomendação é manter a pele sempre hidratada para que ela esteja flexível para agüentar a sessão-careta. Divirta-se!
ELIMINE O QUEIXO DUPLO
Pressione a língua no céu da boca até sentir a região do queixo um pouco rígida. Com os dedos indicador e médio dobrados, empurre a pele dessa área para o lado. Troque de mão e repita para o outro lado. Faça 20 vezes para cada lado.
SUAVIZE AS RUGAS DA BOCA
Coloque o dedo na base do nariz e, com concentração, tente alargar as narinas. Para isso, você deve sentir o nariz levemente franzido e a parte de cima da boca levantada. Faça 10 vezes.
LEVANTE OS CANTOS DA BOCA
Com o polegar por dentro da boca e o indicador por fora, faça uma massagem do canto da boca até o biquinho. O movimento é de pequenas torcidinhas de baixo para cima. Repita 3 vezes para cada lado.
APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS
a. Arregale as sobrancelhas, abrindo bem os olhos até que apareça a parte branca do olho acima da íris.
APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS
b. Em seguida, aperte os olhos como se não estivesse enxergando alguma coisa. Faça 20 vezes.
ABRA O OLHAR
Vire os olhos para os cantos superiores de forma alternada. Faça 10 vezes para cada lado.
TIRE A MARCA DE PREOCUPAÇÃO DA TESTA
a. Pressione o dedo no ponto que fica entre as sobrancelhas, fazendo um movimento circular no sentido horário sem tirar o dedo do lugar. Dê 10 voltas .
TIRE A MARCA DE PREOCUPAÇÃO DA TESTA
b. Com os dedos polegar e indicador, dê pequenos beliscões nas rugas dessa região no sentindo horizontal. Faça 10 vezes.
FIRME A MAÇÃ DO ROSTO
Sorria e, com os dedos indicadores, force um pouco os cantos da boca para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes.
LEVANTE A EXPRESSÃO
Com os dedos indicadores e polegares das duas mãos, forme um triângulo. Posicione a base do triângulo no queixo e a ponta oposta no meio das sobrancelhas. Depois, como na foto, abra o triângulo, esticando a pele para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes.
Matéria retirada do site: www.boaforma.abril.uol.com.br
domingo, 16 de novembro de 2008
MODA
Cada vez mais, as marcas de moda íntima se preocupam em desenvolver produtos específicos para as gestantes ou novas mamães. As indústrias já perceberam o potencial desse mercado, e investem em calcinhas, sutiãs, camisolas e pijaminhas não apenas confortáveis, mas também lindos e nas cores e modelos da moda.
Algumas lingeries específicas que não podem faltar no armário da mamãe antenada
Sutiãs para Amamentação: Conforto e praticidade são fundamentais no período de amamentação. Por isso, a escolha do sutiã correto deve ser levada a sério, evitando que incômodos ou situações constrangedoras possam ocorrer. Para esta fase, são recomendados modelos com aberturas frontais, fechos que se abrem com apenas um toque e com o “lembrete” do último seio que amamentou.
Calcinhas Pós-Parto: Com o bebê no colo e vida nova, é hora de ajudar o corpo a voltar ao normal. O ideal é vestir calcinhas com modelos de cós-alto, compressão graduada na área da barriga e culotes, modeladores ou cintas específicas para o período pós-parto.
Camisolas e Pijamas para Gestação e Amamentação: Quem disse que a camisola de gestante precisa ser sem graça para ser confortável? As marcas investem em modelagens femininas e modernas, tecidos tecnológicos e cores da moda para deixar a mulher bem vestida durante a maternidade. Algumas camisolas até parecem vestidinhos de tão lindas, e servem para ficar em casa e receber os amigos. Abuse de decotes com aberturas frontais, que são confortáveis durante e gestação e super práticos na amamentação. Assim, você investe em uma peça que vai durar durante as várias fases da gravidez.
Dicas: Agora que você já sabe que existem lingeries específicas para cada fase da maternidade, preste atenção em algumas dicas na hora de montar seu enxoval:
- Não poupe no básico. Invista num bom sutiã. Como os seios irão aumentar durante a gravidez, compre sutiãs com faixas laterais e alças largas, com bom suporte. Dê preferência aos modelos específicos para grávidas;
- Atenção redobrada também para calcinhas. Invista em modelos confortáveis, de tecidos tecnológicos. Lembre-se que a calcinha também deve ficar embaixo da barriga ou então cobri-la por inteiro;
- Não use roupa apertada ou que limite os movimentos do corpo, a exemplos de cintos ou meias com faixas elásticas apertadas. Evite qualquer tipo de peça que dificulte a circulação sanguínea;
- Use as roupas de acordo com as suas necessidades. Como o seu metabolismo funciona de maneira diferente durante esta fase, poderá sentir calor quando está frio o vice-versa, num curto espaço de tempo. Os tecidos leves são os mais indicados, e você pode completar o visual com um casaquinho ou calça quando sentir frio;
- Procure realçar as partes do corpo que gosta de ver e que se apresentam mais bonitas nesta fase, como os seios, que crescem e ficam lindos num decote bem desenhado com o sutiã correto. Sinta-se bem consigo mesma. Mesmo que não possa comprar um guarda-roupa inteiro, adquira uma ou duas peças de lingerie de que realmente goste e a faça sentir bonita e especial.
ROTEIRO
Uma empresa especializada em passeios náuticos que conta com vários catamarans realizando passeios pelo litoral Norte de Pernambuco e pelos rios do Recife.
De um símples despretencioso passeio de jangada, a uma atuante rede de empreendimentos turísticos: assim nasceu a Catamaran Tours, uma empresa familiar que há 14 anos no mercado, hoje engloba uma pousada à beira-mar de Nova Cruz, Igarassu-PE, um aconchegante restaurante às margens da Bacia do Pina, no Cais das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife-PE e quatro embarcações do tipo Catamaran que realizam reagularmente seus passeios.
PASSEIOS
* Rio Capibaribe e suas Pontes - Passeio imperdível para quem vem à Veneza Brasileira. O Catamaran percorre as 3 ilhas do Centro do Recife, passando pelos principais pontos turísticos, como a Praça do Marco Zero e o Parque das Esculturas de Brennand.
* Recife e seus Bairros - O passeios percorre 14 bairos e vai até Casa Forte, onde prédios luxuosos contrastam com as Palafitas Ribeirinhas.
* Passeio Ecológico pelos Manguezais - Percorre os belos Manguezais da região, mostrando a beleza da rica flora e fauna, despertando a apreciação e presenvação do meio ambiente.
* Ilha de Itamaracá e Coroa do Avião - Uma ótima opção para conhecer a Ilha, famosa por suas cirandas, onde se localiza o Forta Orange e o Museu do Peixe Boi.
Contato:
(81) 3424.2845 / 9973.4077
www.catamarantours.com.br
MÚSICA
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
ACESSIBILIDADE
O direito das pessoas portadoras de deficiência de transitar com autonomia nos espaços públicos e particulares de uso coletivo e a importância de garantir-lhes a apreciação plena do prazer de ir e vir e da estética do meio comum são os principais pontos a serem debatidos no 3º Workshop de Acessibilidade no Recife. Realizado pelo terceiro ano consecutivo pela OLIVA Design, o evento acontecerá de 12 a 14 de novembro, no auditório da ABA (Associação Brasil América).
Os 19 palestrantes são especializados nos aspectos referentes à acessibilidade e atuam profissionalmente em Recife, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O workshop traz o tema ‘Acessibilidade e uma nova estética’ e é destinado a profissionais e estudantes de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas ao assunto (arquitetos, engenheiros, designers, turismólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, de informática, educadores, especificadores, entre outros).
Com uma programação bastante diversificada, o evento abordará os assuntos ligados à acessibilidade e a mobilidade nos espaços comerciais, públicos, praças, sítio histórico, nas habitações, na informática, no cinema, nos museus, entre tantos outros possíveis de uso e de direito à visitação de todos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Pernambuco há 1,3 milhão de portadores de necessidades especiais, o que representa 17,4% da população do estado. O arquiteto e designer Paulo Oliva, diretor da OLIVA Design e coordenador do Workshop, expõe que as pessoas ainda enfrentam, em suas atividades diárias, várias barreiras nos espaços comuns. “Muitas vezes são privadas de desfrutar de um simples passeio numa praça, ou em um calçadão, por não terem condições de acesso”.
Paulo Oliva espera que o tema deste workshop seja uma evolução no debate sobre acessibilidade. “Queremos discutir as questões que permeiam o assunto sob a visão da estética, pois a maioria dos profissionais não tem, em sua formação acadêmica, uma abordagem sistêmica da questão da acessibilidade. Não incluímos porque não aprendemos a incluir”. No entanto, o designer observa que as questões referentes à inclusão e igualdade para todos os cidadãos vem sendo cada vez mais discutidas. “Esperamos, nesse evento debater, sob vários ângulos, os aspectos da acessibilidade, para entender um pouco melhor como fazê-la”.
Segundo Luciano Lins, diretor de atendimento da OLIVA Design, a discussão da estética passa pela necessidade de propiciar, irrestritamente, o desfrute da vida de forma plena. “Que estética é essa que produzimos, na qual nem todo mundo pode perceber, porque não são dadas as condições de acesso aos portadores de deficiência?”, indaga.
Há alguns anos, o tema acessibilidade vem sendo bastante debatido na sociedade brasileira, principalmente após o Decreto Federal Nº 5296, de 02 de dezembro de 2004. A lei estabelece que todas as instituições públicas e particulares de uso coletivo devem adequar suas instalações para permitir o total acesso das pessoas portadoras de deficiência. Tanto nos entornos, quanto nos interiores dos prédios, as intervenções devem seguir as regras de acessibilidade definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme estabelece a NBR N° 9050.
PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA (14/11)
8h às 9h50
Tema: Sinalização acessível, mobilidade e mobiliário urbano
Palestrantes: Paulo Oliva (arquiteto e designer / Recife-PE) e Ana Suassuna (arquiteta e secretária executiva na Secretaria das Cidades do Governo do Estado de Pernambuco / Recife-PE).
10h10 às 12h30
Tema: A áudio descrição e o acesso à informação
Palestrantes: Lara Pozzobom (doutora em literatura comparada / Rio de Janeiro-RJ), Marco Antonio Queiroz (consultor especialista em acessibilidade digital / São Paulo-SP) e Amanda Tojal (educadora e doutora em ciência da informação / São Paulo-SP).
14h às 15h50
Tema: A estética e acessibilidade no conjunto das edificações e seus entornos
Palestrantes: Silvana Cambiaghi (arquiteta e mestra em desenho universal / São Paulo-SP) e Antônio Nunes (engenheiro, doutor em engenharia de produção e professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE / Recife-PE).
16h10 às 18h30
Plenária Final entre a Mesa Diretora e os participantes, visando à redação das "Recomendações do 3° Workshop para Acessibilidade no Recife".
Serviço:
Inscrições: (81) 3446.3206 / 3446.3234
Data: De 12 a 14 de novembro de 2008.
Local: ABA (Associação Brasil América) – Av. Rosa e Silva, 1510 – Aflitos.
Site: www.acessibilidadenorecife.com.br
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
SAÚDE E BEM ESTAR
Ele está localizado na separação entre tórax e abdome, entre respiração e digestão. Atua no processo digestivo, seu abaixamento vigoroso permite a defecação, age no momento do parto e atua na estática, puxando a região lombar para a frente (inserções nas vértebras lombares e discos intervertebrais).
Ao realizar uma respiração correta, ou seja, aquela na qual intervém o movimento diafragmático, se produzem pressões no ventre que atuarão de forma direta e eficiente para melhorar a digestão, seria como uma saudável massagem sobre todos os orgãos abdominais (fígado, intestino, rins, pâncreas...) melhorando e aumentando as secreções que eles dispõem. Além disso, a respiração influi para destruir as toxinas que se formam no corpo, alterando os resíduos, estabilizando as funções orgânicas e fortalecendo os organismos debilitados.
Em nível corporal, temos toda uma rede energética como temos no carro e na casa, onde o reflexo mais visível desse fluxo é a respiração. Se ela estiver solta e plena, a energia flui e se distribui naturalmente, de forma saudável, auto regulando as tensões. Quando há bloqueios a respiração é rápida, fazendo com que essa energia se concentre em determinadas regiões, originando cadeias musculares tensas (contração involuntária).
terça-feira, 11 de novembro de 2008
SAÚDE
Nada melhor do que virar um golão de água depois de passar horas correndo no parque. Mas, é aí que você se engana. Durante o treino, o corpo transpira, perde muitos nutrientes, sais minerais e precisa muito mais do que água para repor tudo o que foi embora.
FLORAIS
COMO AGEM OS FLORAIS
O principal objetivo do tratamento com florais é equilibrar as emoções das pessoas, restituindo-lhes a paz interior, o amor, a fé e outros sentimentos que levam à felicidade. As essências agem sobre o estado emocional das pessoas e nunca sobre uma doença física.
Por exemplo: se uma pessoa sofre de úlcera, ela deve descobrir a causa dessa doença, nunca pedir um floral para úlcera. Isso não existe. O importante é saber o que é que emocionalmente a incomoda. Se ela sente medo, se preocupa-se demais com os outros, se sofre de solidão e, assim por diante. A partir daí, os florais poderão começar a ajudá-la.
Dr. Bach, o criador das essências florais, concluiu que os problemas de saúde têm suas origens na mente; e que os tratamentos devem levar em conta sempre o paciente e nunca a enfermidade.
Por exemplo: uma pessoa que sofre de enxaqueca, sente realmente fortes dores de cabeça. Mas não há florais indicados para a cura da enxaqueca. Então, o terapeuta floral deve procurar descobrir, através de perguntas e observação, que tipo de sentimento ou emoção essa pessoa está vivendo que pode ser o causador de sua enxaqueca.
Segundo o Dr. Bach, esses sentimentos que causam as doenças são pensamentos negativos, infelizes e destrutivos. São sentimentos e emoções como o ódio, o ciúme, a tristeza, o orgulho, a vaidade, a ansiedade e outros que fazem com que as pessoas sofram e, por conseqüência, adoeçam fisicamente.
Quando o terapeuta floral descobre o problema de seu paciente (ou seja, o que faz com que o paciente sofra), ele poderá, então, tratar essa pessoa prescrevendo os florais adequados.
O floral escolhido (que pode ser mais de um) agirá sutilmente no estado mental do paciente, permitindo que ele reverta sua maneira de pensar equivocada, que, em seguida, deverá aliviar seu sofrimento.
Serviço:
Elizabeth Moura - Terapeuta Holística
Contato: (81) 3325.2270 / 9197.4376
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
CONCURSO
1. Para participar do concurso, o candidato deve ser profissional comprovando através de certificado;
2. Ser maior de 18 anos;
3. As modelos, que irão participar do concurso, deverão ter mais de 18 anos;
4. Para a inscrição, o candidato deverá apresentar cédula de identidade, comprovante de residência ou do salão de beleza, caso seja proprietário;
5. Só poderá participar do concurso quem comprovar, através do comprovante de residência, ser morador de Pernambuco;
6. O candidato só poderá utilizar os produtos autorizados pelo concurso;
7. O candidato deverá explicar qual o procedimento/serviço estará sendo utilizado;
8. O concurso será composto por oito jurados, formado por profissionais renomados, nas áreas de beleza, moda e marketing.
9. Não podem participar do concurso profissionais que trabalhem no salão ou empresa dos jurados;
10. A pontuação será de cinco a dez;
11. Os critérios utilizados pelos jurados serão: criatividade, inovação, moda, talento e competência de cada candidato;
12. Os candidatos que forem para final receberão um kit de produtos fornecidos pelos patrocinadores, que serão utilizados nas modelos durante o programa Bem Viver;
13. Todos os candidatos e modelos deverão assinar um termo de autorização de veiculação de imagem;
14. Em caso de empate na categoria Transformação será levado em consideração o profissional com maior tempo de profissão, comprovado através de certificado.
SAÚDE
É o tipo de câncer com maior incidência no País. No dia 8 de novembro, em média 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos em cerca de 200 postos, em 23 estados
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza neste ano a 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, que será no dia 8 de novembro de 2008, das 9h às 15h.
Cerca de 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos em 174 postos, em 23 estados do País. Em Pernambuco, 67 médicos estão envolvidos na ação, sendo 16 no trabalho de coordenação e 51 consultando voluntariamente em 14 postos de atendimento: 11 no Grande Recife e quatro no interior do Estado – localizados nas cidades de Palmares, Garanhuns, Caruaru e Petrolina.
Nos locais, serão oferecidos exames completos da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença. Além disso, casos de diagnósticos positivos serão imediatamente encaminhados para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo.
De acordo com um dos coordenadores nacionais da campanha, o dermatologista Marcus Maia, cerca de 10% das pessoas examinadas nas edições passadas da campanha apresentou a doença. Esse índice vem se mantendo devido à falta de cuidados dos adultos de hoje durante a infância e a juventude. A expectativa é de que esse quadro mude em cerca de 30 anos, quando os jovens que atualmente se protegem do sol estiverem com idade mais avançada.
A campanha é uma das ações de um projeto maior da SBD, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), criado em 1999. Desde então, a Sociedade realiza ações diferenciadas com o objetivo de diminuir, a longo prazo, o número de casos do câncer que é o de maior incidência no Brasil. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 120.930 novos casos no País em 2008.
De acordo com a coordenadora da campanha em Pernambuco, a dermatologista Marília de Moraes Delgado, o programa tem o objetivo de estimular a prevenção, de forma a evitar a incidência do câncer no futuro. Ou seja, evitar que o câncer ocorra. Ela diz ainda que a prevenção secundária consiste no diagnóstico precoce, já a prevenção terciária, uma vez identificado o câncer, no acompanhamento do paciente até o fim do tratamento.
Segundo Marília, os atendimentos do dia 8 de novembro terão foco principal no grupo de risco, composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer da pele na família ou quadro anterior da doença. "As pessoas que apresentam lesões suspeitas, como feridinhas na pele que sagram e não cicatrizam e sinais escuros que mudam de forma e tamanho, devem procurar o atendimento", aconselha. Inclusive, para quem quiser fazer um teste, o site da SBD (http://www.sbd.org.br/) disponibiliza uma calculadora de risco para câncer da pele. Dessa maneira, a população pode saber qual é a probabilidade de ser portadora da doença ou de apresentá-la no futuro.
No último ano, foram feitos 32.446 atendimentos em todo o Brasil, com 3.100 casos positivos de câncer da pele e a expectativa para 2008 é de que 40 mil pessoas compareçam aos postos de atendimento. No Estado, a doença foi diagnosticada em 83 pacientes dos cerca de 1.300 atendidos em 2007. Para este ano, a previsão é atender mais de duas mil pessoas. Entretanto, a dermatologista ressalta que o objetivo central da campanha é estimular a prevenção. "Não adianta batermos nenhum tipo de recorde. Queremos interferir na incidência da doença, estimulando o processo de prevenção primária. Evitar que o câncer ocorra, lembrando a importância do uso diário de protetor solar, roupas, chapéus e óculos escuros na exposição ao sol", explica a médica.
As palavras da médica são reforçadas pelo dermatologista Emerson de Andrade Lima, presidente da regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/PE): "O objetivo da campanha é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a pele durante todas as estações do ano, especialmente na idade infantil.
O uso do protetor solar deve ser iniciado aos seis meses de vida", ressalta Lima, indicando a escolha de filtros com FPS (Fator de Proteção Solar) superior a 30, que devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, além do uso de protetor labial. Evitar a exposição ao sol das 9h às 16h é outra recomendação do médico. Mais informações no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: https://www.cobox.com.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.sbd.org.br/.
O câncer da pele
Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.
O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
Já o carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão: a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada; o tabagismo; exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.
Como identificar o câncer da pele
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais:
*Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
*Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
*Uma mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Locais de atendimento:
Recife
* Policlínica Amauri Coutinho (Campina do Barreto)
* Policlínica do Pina (Pina)Unidade Agamenon Magalhães (Afogados)
* Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)
* Hospital Maternidade Oscar Coutinho (Boa Vista)
* Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Boa Vista)
* Hospital Santo Amaro – Santa Casa de Misericórdia /Ceder (Santo Amaro)
* Hospital das Clínicas (Cidade Universitária)
* Hospital Barão de Lucena (Iputinga)
* Pólo da Academia da Jaqueira (Jaqueira)
Interior
Palmares: Hospital Regional de Palmares
Garanhuns: Hospital Regional Dom Moura
Petrolina: SESC
Caruaru: Casa de Saúde Bom Jesus
Serviço:
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Pernambuco (SBD/PE)
Av. Rosa e Silva, 1460, Empresarial ETC, sala 1304-1305, Aflitos
CEP: 52050-020 – Recife/PE
Fone: (81) 3427.3943 / 3242.8735
www.sbd.org.br e www.sbd-pe.org
DIVERSÃO
Sábado e Domingo, às 18h
Teatro do Parque (Rua do Hospício - Boa Vista).
Ingressos: R$ 10 e R$ 5
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
BELEZA
O Hair Stylist Fernando Driygala, um dos mais conceituados de Pernambuco, marcou presença no Programa Bem viver desta quinta (06/11) mostrando algumas tendências de penteados para a alta estação. Drygala demonstrou seu talento ao vivo no estúdio da TV Clube realizando um penteado em aproximadamente 05 minutos.
Primeiramente o Hair Stylist fez um rabo de cavalo bem firme. Em seguida começou uma trança com as mechas que ficaram soltas, realizando uma sequência com toda a extenção dos cabelos. Ao finalizar, demonstrou como disfarçar as ligas que foram utilizadas para prender os cabelos e guardou uma surpresa para os telespectadores do Bem Viver. Com um simples movimento, ele transformou uma trança em um penteado arrojado e surpreendente. Um verdadeiro talento que faz com que seja um destaque entre os mais conceituados Hair Stylists do Estado.
As tranças prometem ganhar as ruas no verão 2009
Depois de virarem as queridinhasdos hairstylists nas passarelas das principais semanas de modabrasileira, elas devem fazer a cabeça da mulherada na estaçãomais quente. penteado cai como uma luva para aguentar os dias de forte calor, além de fazer bonito em várias ocasiões.
A trança é uma boa pedida para encarar tanto o dia quanto a noite. Para o dia,o penteado deve ser mais solto,puxado para o lado, que pode ser combinado com um visualhippie-chique. Já para a noite,as melhores opções ficam com as tranças mais elaboradas,bem presas à cabeça.
Serviço:
Fernando Drygala - Hair Stylist
Contato: bemviver@tvclubepe.com.br
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
RELÓGIO BIOLÓGICO
O relógio biológico é um mecanismo do corpo que regula o horário de todos os eventos corpóreos de forma que se consiga prever quando algo irá ocorrer. Através do relógio biológico o organismo harmoniza a variação da temperatura, da pressão arterial, da secreção dos hormônios, do sono, da freqüência cardíaca e de outros acontecimentos do organismo.
Situado no hipotálamo, é acionado pela luz e auxiliado pelos ponteiros do corpo por onde administra todas as reações que determinarão a função de cada sistema e de cada órgão a partir de um determinado período. Cerca de 80% da população mundial segue o mesmo ritmo biológico, mas os outros 20% possuem o ritmo biológico concentrado num só período, os chamados matutinos ou vespertinos que recebem tal denominação a partir do melhor período de rendimento, o que prejudica consideravelmente o seu rendimento nos demais períodos.
06:00 Horas
Cerca de uma hora antes do amanhecer, por volta das 6 da manhã, uma região cerebral batizada de núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo, determina a produção do cortisol.
Esse hormônio permanece em altos níveis pela manhã para nos deixar alertas.
Das 12:00 às 15:00 Horas
Entre as 12 e 15 horas, há uma queda na produção das substâncias da vigília.Depois, ela volta a aumentar até a noite, quando cai novamente. Ao anoitecer entra em cena a glândula pineal. Ela secreta a melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono.
AGENDA DO CORPO
Início da Manhã até Cerca de 09:00 Horas
Ginástica – É uma boa hora para realizar exercícios leves, pois o cortisol atinge o nível máximo por volta das 8 horas.
Barbear – Por volta das 8 horas a circulação sangüínea é melhor, portanto, uma ótima hora para fazer a barba.
Meio da Manhã até cerca de Meio-Dia
Cirurgias – Nesse período as taxas de endorfinas, que são anestésicos naturais, começam a subir. Sente-se menos dor. Bom momento para ir ao dentista ou fazer cirurgias.
Da Hora do Almoço até Cerca de 15:00Horas
Memória – Por causa da principal refeição do dia, o organismo manda mais sangue para o sistema digestivo e há uma queda de temperatura. Por isso, há sonolência. Se possível, é bom tirar um cochilo de 20 minutos. Descansa e refresca a memória.
Do Meio da Tarde até Cerca de 18:00 Horas
Estudo – A temperatura do corpo atinge seu auge. Essa elevação está associada a maior concentração, memória, atenção visual, destreza e tempo de reação.
Do Começo da Noite até Cerca de 21:00 Horas
Malhação– A temperatura corporal atinge seu auge. A elevação está associada a maior força muscular, metabolismo, flexibilidade e tempo de reação.
Do Meio da Noite até Cerca de 24:00 Horas
Relaxar – A tendência é ganhar sonolência e por isso é bom relaxar.
Comer – Estudos sugerem que é melhor comer menos proteínas e mais carboidratos, pois reduzem o tempo que se leva para adormecer.
Do Início da Madrugada até Cerca de 03:00 Horas da Manhã
Acidentes – A temperatura atinge o seu ponto mínimo, provocando queda de atenção e dos reflexos. Nesse período, ocorre o maior número de acidentes nas rodovias.
Alergia – Crises alérgicas e de asma são mais freqüentes de madrugada, quando as passagens bronquiais têm seus diâmetros reduzidos.
Do Início da madrugada até Cerca de 07:00 Horas da Manhã
Sexo – Bom momento para o sexo. Nos homens, os níveis de testosterona atingem seu ápice no final do sono e começo da manhã. Quanto mais testosterona, mais desejo.
Serviço:
Luzidalva Medeiros - Endocrinologista
Contato: bemviver@tvclubepe.com.br
terça-feira, 4 de novembro de 2008
BEIJO
O beijo, seja ele fraterno, materno, paterno ou entre homem e mulher, é sem dúvida uma grande manifestação de amor. Para um casal, segundo especialistas, o ato de beijar significa o 'começo de tudo', e torna-se até mais importante que o sexo. Pois, numa relação que não vai bem, o sexo acaba se tornando um ato mecânico e, o beijo, por se tratar de uma expressão de sentimento, desaparece.
Para a personal sex trainer Fátima Moura, o cotidiano, anos de relação e mágoas adormecidas faz com que o beijo se torne um mero detalhe na vida de um casal. "O beijo é a maior manifestação de carinho e também a mais verdadeira", afirma.
Fátima também destaca a importância do ato de beijar no início de uma relação. Segundo o livro "208 maneiras de deixar um homem louco de desejo", de Margot Saint Claire, o beijo começa no olhar e no primeiro beijo você já saberá que aquele homem ou mulher que a atraiu lhe agradará. É a única manifestação amorosa que excita nossos 5 sentidos simultaneamente", enfatiza.
1.Beijo na mão - eu te adoro
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
FLORAIS
Quem foi Bach?
Este notável médico inglês nasceu em setembro de 1886, em Moseley, um povoado perto de Birmingham, na Ingalterra. Desde criança demonstrou grande amor pela natureza, forte poder de concentração, excelente humor, profunda intuição e sensibilidade. Já na idade escolar, decidiu seguir a carreira médica.
Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham. Especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Durante a I Guerra Mundial trabalhou muito, cuidando de 400 leitos no Hospital Universitário.
Nesta época, o Dr. Bach observou como os pacientes reagiam diante da doença e como esta reação influía em seu curso. Percebeu que o mesmo tratamento nem sempre curava o mesmo problema; que remédios eficazes para certas doenças não curavam outras e que pacientes com temperamento parecido costumavam melhorar com o mesmo remédio. Concluiu que no tratamento de doenças, a índole tinha mais importância que o corpo físico.
De onde vem a saúde e a felicidade
Antes de dedicar-se ao estudo dos remédios florais, o espírito pesquisador do Dr. Bach o levou a descobrir uma vacina para doenças crônicas. Tentava aperfeiçoar esta vacina quando, em 1917, foi acometido por um mal incurável. Embora operado, os médicos lhe deram três meses de vida.
Para terminar sua pesquisa, abandonou o hospital antes da alta, fechou-se em seu laboratório e trabalhou dia e noite. Depois de algum tempo, ele percebeu que estava totalmente curado. O Dr. Bach concluiu que um interesse absorvente, um grande amor ou um objetivo são fatores decisivos para a saúde e felicidade do homem. Ele experimentou a importância do equilíbrio emocional na cura das doenças.
Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres. Entusiasmou-se pela homeopatia, onde encontrou muitas semelhanças com suas idéias e observações. Aprofundou seus estudos da obra de Hannemann, o fundador da homeopatia, e decidiu preparar suas vacinas de acordo com as técnicas homeopáticas, criando vacinas orais, que tiveram ampla aceitação no meio médico.
Em 1929, aos 43 anos de idade, o Dr. Bach era respeitado pelos médicos de toda a Europa. Tinha todo sucesso profissional tanto como clínico como pesquisador e, obedecendo a sua intuição, abandonou as atividades na cidade e partiu para o campo (Mount Vernon), em busca de novos remédios.
Da natureza, a cura
Dr. Bach procurava na natureza um remédio que pudesse elevar as vibrações da personalidade, a fim de corrigir o conflito entre o Eu Superior e o Eu Inferior, que gera distúrbios e desequilíbrios da homeostase no homem.
Bach era uma pessoa muito sensível capaz de sentir reações físicas e emocionais ao se aproximar das plantas, e com essa habilidade e sua determinação interior passou a pesquisar as essências florais em 1930, com foco na sua própria busca de auto-equilíbrio. Posteriormente passou a utilizar as tinturas vibracionais com outras pessoas, realizando gratuitamente seus atendimentos. Nesta época mantinha um ambulatório próprio onde atendia pessoas carentes, mas mantinha também seu consultório, que era bastante reconhecido em seu meio.
Assim, ao longo de seis anos, sintetizou o sistema com 38 Essências Florais, sendo uma ambiental preparada da água pura de uma fonte (Rock water) e uma fórmula de emergência com cinco flores. Neste período, ele ia freqüentemente a Londres, para deixar na Nelson’s, farmácia de sua confiança, os florais para seus pacientes.
Quando verificou a eficácia dos medicamentos e compreendeu a ajuda que poderiam dar à humanidade, em 1936, disse a um de seus colaboradores: “Minha tarefa está cumprida, minha missão nesse mundo está terminada”. Poucas semanas depois, morreu dormindo. Deixou um conhecimento profundo e simples, a ponto de permitir a automedicação e a prescrição por leigos.
O Dr. Bach pesquisou remédios com o desejo de destiná-los à utilização simples das pessoas, para que elas mesmas pudessem se cuidar a partir da auto-observação. A experiência foi demonstrando que em situações agudas de estados emocionais o autotratamento não oferece problemas. Em casos crônicos, a automedicação não é recomendável, pois dificilmente é possível fazer interpretações objetivas. Por isso o Centro Bach treina practicioners em todo o mundo.
Depois de sua morte em1936, o Bach Centre na Inglaterra continuou a preparar as essências florais (Bach Flower Remedies), que são utilizadas em mais de 60 países conforme os critérios estabelecidos pelo Dr. Bach.
A demanda de pedidos dos kits de essências ganhou uma dimensão imensa e o Centro Bach passou a se organizar para atender essa expansão com a Nelsons Homeopathic Pharmacy, uma farmácia homeopática que tem 140 anos de história e hoje coordena a produção dos Kits de acordo com as especificações do Dr. Bach. O acordo entre o Bach Centre e a Nelsons significa que os Florais de Bach são engarrafados em larga escala, de acordo com todos os padrões e atendem aos requisitos sanitários impostos pelo Reino Unido, sem comprometer as instruções do dr. Bach.
O Bach Centre é uma instituição independente, que oferece consultoria e informação ao público em geral, além de oferecer e aprovar cursos de formação e manter o Registro Internacional de Practicioners, através de sua ala educacional, a Fundação Dr. Edward Bach.
Nos últimos anos, a iniciativa consistente e bem organizada permitiu aprofundamentos sobre as formas de utilizar as essências vibracionais. O grande número de experiências bem-sucedidas e sua divulgação resultaram no surgimento da Terapia Floral. O sistema floral de Bach foi citado pela Organização Mundial de Saúde como sistema complementar e alternativo de tratamento.
Na década de 80 inspirados pela experiência e propósito de Bach, surgiram muitos outros pesquisadores no mundo todo. Atualmente sabemos da existência de mais de uma centena e meia de sistemas florais em todo o planeta.
Serviço:
Elizabeth Moura - Terapeuta Holística
Contato: (81) 3325.2270 / 9197.4376