quarta-feira, 5 de novembro de 2008

RELÓGIO BIOLÓGICO

O QUE É

O relógio biológico é um mecanismo do corpo que regula o horário de todos os eventos corpóreos de forma que se consiga prever quando algo irá ocorrer. Através do relógio biológico o organismo harmoniza a variação da temperatura, da pressão arterial, da secreção dos hormônios, do sono, da freqüência cardíaca e de outros acontecimentos do organismo.

Situado no hipotálamo, é acionado pela luz e auxiliado pelos ponteiros do corpo por onde administra todas as reações que determinarão a função de cada sistema e de cada órgão a partir de um determinado período. Cerca de 80% da população mundial segue o mesmo ritmo biológico, mas os outros 20% possuem o ritmo biológico concentrado num só período, os chamados matutinos ou vespertinos que recebem tal denominação a partir do melhor período de rendimento, o que prejudica consideravelmente o seu rendimento nos demais períodos.

06:00 Horas
Cerca de uma hora antes do amanhecer, por volta das 6 da manhã, uma região cerebral batizada de núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo, determina a produção do cortisol.
Esse hormônio permanece em altos níveis pela manhã para nos deixar alertas.

Das 12:00 às 15:00 Horas
Entre as 12 e 15 horas, há uma queda na produção das substâncias da vigília.Depois, ela volta a aumentar até a noite, quando cai novamente. Ao anoitecer entra em cena a glândula pineal. Ela secreta a melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono.

AGENDA DO CORPO

Início da Manhã até Cerca de 09:00 Horas
Ginástica – É uma boa hora para realizar exercícios leves, pois o cortisol atinge o nível máximo por volta das 8 horas.
Barbear – Por volta das 8 horas a circulação sangüínea é melhor, portanto, uma ótima hora para fazer a barba.

Meio da Manhã até cerca de Meio-Dia
Cirurgias – Nesse período as taxas de endorfinas, que são anestésicos naturais, começam a subir. Sente-se menos dor. Bom momento para ir ao dentista ou fazer cirurgias.

Da Hora do Almoço até Cerca de 15:00Horas
Memória – Por causa da principal refeição do dia, o organismo manda mais sangue para o sistema digestivo e há uma queda de temperatura. Por isso, há sonolência. Se possível, é bom tirar um cochilo de 20 minutos. Descansa e refresca a memória.

Do Meio da Tarde até Cerca de 18:00 Horas
Estudo – A temperatura do corpo atinge seu auge. Essa elevação está associada a maior concentração, memória, atenção visual, destreza e tempo de reação.

Do Começo da Noite até Cerca de 21:00 Horas
Malhação– A temperatura corporal atinge seu auge. A elevação está associada a maior força muscular, metabolismo, flexibilidade e tempo de reação.

Do Meio da Noite até Cerca de 24:00 Horas
Relaxar – A tendência é ganhar sonolência e por isso é bom relaxar.
Comer – Estudos sugerem que é melhor comer menos proteínas e mais carboidratos, pois reduzem o tempo que se leva para adormecer.

Do Início da Madrugada até Cerca de 03:00 Horas da Manhã
Acidentes – A temperatura atinge o seu ponto mínimo, provocando queda de atenção e dos reflexos. Nesse período, ocorre o maior número de acidentes nas rodovias.
Alergia – Crises alérgicas e de asma são mais freqüentes de madrugada, quando as passagens bronquiais têm seus diâmetros reduzidos.

Do Início da madrugada até Cerca de 07:00 Horas da Manhã
Sexo – Bom momento para o sexo. Nos homens, os níveis de testosterona atingem seu ápice no final do sono e começo da manhã. Quanto mais testosterona, mais desejo.

Serviço:
Luzidalva Medeiros - Endocrinologista
Contato: bemviver@tvclubepe.com.br

Nenhum comentário: