segunda-feira, 3 de novembro de 2008

FLORAIS

SURGIMENTO

Quem foi Bach?
Este notável médico inglês nasceu em setembro de 1886, em Moseley, um povoado perto de Birmingham, na Ingalterra. Desde criança demonstrou grande amor pela natureza, forte poder de concentração, excelente humor, profunda intuição e sensibilidade. Já na idade escolar, decidiu seguir a carreira médica.

Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham. Especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Durante a I Guerra Mundial trabalhou muito, cuidando de 400 leitos no Hospital Universitário.

Nesta época, o Dr. Bach observou como os pacientes reagiam diante da doença e como esta reação influía em seu curso. Percebeu que o mesmo tratamento nem sempre curava o mesmo problema; que remédios eficazes para certas doenças não curavam outras e que pacientes com temperamento parecido costumavam melhorar com o mesmo remédio. Concluiu que no tratamento de doenças, a índole tinha mais importância que o corpo físico.

De onde vem a saúde e a felicidade
Antes de dedicar-se ao estudo dos remédios florais, o espírito pesquisador do Dr. Bach o levou a descobrir uma vacina para doenças crônicas. Tentava aperfeiçoar esta vacina quando, em 1917, foi acometido por um mal incurável. Embora operado, os médicos lhe deram três meses de vida.

Para terminar sua pesquisa, abandonou o hospital antes da alta, fechou-se em seu laboratório e trabalhou dia e noite. Depois de algum tempo, ele percebeu que estava totalmente curado. O Dr. Bach concluiu que um interesse absorvente, um grande amor ou um objetivo são fatores decisivos para a saúde e felicidade do homem. Ele experimentou a importância do equilíbrio emocional na cura das doenças.

Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres. Entusiasmou-se pela homeopatia, onde encontrou muitas semelhanças com suas idéias e observações. Aprofundou seus estudos da obra de Hannemann, o fundador da homeopatia, e decidiu preparar suas vacinas de acordo com as técnicas homeopáticas, criando vacinas orais, que tiveram ampla aceitação no meio médico.

Em 1929, aos 43 anos de idade, o Dr. Bach era respeitado pelos médicos de toda a Europa. Tinha todo sucesso profissional tanto como clínico como pesquisador e, obedecendo a sua intuição, abandonou as atividades na cidade e partiu para o campo (Mount Vernon), em busca de novos remédios.

Da natureza, a cura
Dr. Bach procurava na natureza um remédio que pudesse elevar as vibrações da personalidade, a fim de corrigir o conflito entre o Eu Superior e o Eu Inferior, que gera distúrbios e desequilíbrios da homeostase no homem.

Bach era uma pessoa muito sensível capaz de sentir reações físicas e emocionais ao se aproximar das plantas, e com essa habilidade e sua determinação interior passou a pesquisar as essências florais em 1930, com foco na sua própria busca de auto-equilíbrio. Posteriormente passou a utilizar as tinturas vibracionais com outras pessoas, realizando gratuitamente seus atendimentos. Nesta época mantinha um ambulatório próprio onde atendia pessoas carentes, mas mantinha também seu consultório, que era bastante reconhecido em seu meio.

Assim, ao longo de seis anos, sintetizou o sistema com 38 Essências Florais, sendo uma ambiental preparada da água pura de uma fonte (Rock water) e uma fórmula de emergência com cinco flores. Neste período, ele ia freqüentemente a Londres, para deixar na Nelson’s, farmácia de sua confiança, os florais para seus pacientes.

Quando verificou a eficácia dos medicamentos e compreendeu a ajuda que poderiam dar à humanidade, em 1936, disse a um de seus colaboradores: “Minha tarefa está cumprida, minha missão nesse mundo está terminada”. Poucas semanas depois, morreu dormindo. Deixou um conhecimento profundo e simples, a ponto de permitir a automedicação e a prescrição por leigos.

O Dr. Bach pesquisou remédios com o desejo de destiná-los à utilização simples das pessoas, para que elas mesmas pudessem se cuidar a partir da auto-observação. A experiência foi demonstrando que em situações agudas de estados emocionais o autotratamento não oferece problemas. Em casos crônicos, a automedicação não é recomendável, pois dificilmente é possível fazer interpretações objetivas. Por isso o Centro Bach treina practicioners em todo o mundo.

Depois de sua morte em1936, o Bach Centre na Inglaterra continuou a preparar as essências florais (Bach Flower Remedies), que são utilizadas em mais de 60 países conforme os critérios estabelecidos pelo Dr. Bach.

A demanda de pedidos dos kits de essências ganhou uma dimensão imensa e o Centro Bach passou a se organizar para atender essa expansão com a Nelsons Homeopathic Pharmacy, uma farmácia homeopática que tem 140 anos de história e hoje coordena a produção dos Kits de acordo com as especificações do Dr. Bach. O acordo entre o Bach Centre e a Nelsons significa que os Florais de Bach são engarrafados em larga escala, de acordo com todos os padrões e atendem aos requisitos sanitários impostos pelo Reino Unido, sem comprometer as instruções do dr. Bach.
O Bach Centre é uma instituição independente, que oferece consultoria e informação ao público em geral, além de oferecer e aprovar cursos de formação e manter o Registro Internacional de Practicioners, através de sua ala educacional, a Fundação Dr. Edward Bach.

Nos últimos anos, a iniciativa consistente e bem organizada permitiu aprofundamentos sobre as formas de utilizar as essências vibracionais. O grande número de experiências bem-sucedidas e sua divulgação resultaram no surgimento da Terapia Floral. O sistema floral de Bach foi citado pela Organização Mundial de Saúde como sistema complementar e alternativo de tratamento.

Na década de 80 inspirados pela experiência e propósito de Bach, surgiram muitos outros pesquisadores no mundo todo. Atualmente sabemos da existência de mais de uma centena e meia de sistemas florais em todo o planeta.

Serviço:
Elizabeth Moura - Terapeuta Holística
Contato: (81) 3325.2270 / 9197.4376

Um comentário:

biscuit da sol disse...

Venham conhecer as revelações da arte pernambucana numa tarde descontraida e cheia de surprezas...Artesanatos de todos os tipos(Biscuit, Pinturas em Madeira, Reciclado entre tantos outros, artigos de cama, mesa e banho, blusas customizadas, Itens natalinos, mais informações sobre a AAPE e sobre nosso bazar entrem em contato comLucy a presidente de nossa Associação de mulheres com muito bom gosto, garra, e determinação que juntas numa enlace de amizade esta se lançando ao mercado num só projeto.
acessem:
http://fotolog.terra.com.br/arteiraspe:59
Meu site:
http://fotolog.terra.com.br/biscuitdasol2
Esperamos vocês