sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ESTRÉIA







ROTEIRO

PORTO DE GALINHAS

Estreou nesta sexta (31/10) o "Roteiro", mais um quadro no Programa Bem Viver. No "Roteiro" teremos dicas especiais de locais badalados durante a alta estação. Na estréia do quadro pudemos conhecer um pouco melhor toda a beleza da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE.

Com uma edição dinâmica e imagens deslumbrantes o novo quadro, apresentado por Bob Anderson, serve como um guia turísticos para aqueles que ainda não conhecem as beleza do nosso Estado. O "Roteiro" vai ao ar todas as sextas no Programa Bem Viver, às 12:35, na Tv Clube.

Saiba mais sobre Porto de Galinhas
Porto de Galinhas ganhou pela 8ª vez o Prêmio de melhor praia e Fernando de Noronha brilhou ao eleger a melhor pousada do País, além de se destacar como o segundo melhor destino de ecoturismo.

Desde que o concurso foi criado há oito anos, Porto de Galinhas é eleita de forma invicta como a melhor praia do Brasil pelos leitores da Viagem & Turismo. O balneário é conhecido nacionalmente pela beleza de suas piscinas naturais, as mais próximas da praia, assim como pelos roteiros ecológicos e novos empreendimentos hoteleiros.

Distante apenas 60km do Recife, o balneário de Porto de Galinhas é bastante procurado não só pelo turista de lazer de janeiro a janeiro assim como pelo turista de negócios e eventos. Isso porque a rede hoteleira tem se preparado para receber eventos de médio porte com a instalação de salas e auditórios de convenções. Além disso, o destino tem se configurado como uma boa opção para aqueles que não encontram hospedagem no Recife ou mesmo que preferem acordar na praia e seguir durante o dia para a cidade.

Anualmente, o destino recebe cerca de meio milhão de turistas em busca de sol e mar, natureza, boa mesa e agito noturno. Além do passeio de jangada, outro bastante procurado é o dos cavalos-marinhos no Rio Maracaípe. Quem puder dar uma esticada, também vale a pena conhecer o lado histórico e religioso do balneário.

TALENTO

DANIEL LOPES

Ele nasceu e cresceu em Recife-PE. Com cinco anos começou a cantar, tanto que ele possa lembrar, sempre houve música na sua vida. Ele foi para a Alemanha quando tinha 15 anos, começou a escrever canções para amigos, e não demorou muito para fazer o primeiro contato com a indústria musical, que muito cedo descobriu seu talento para cantar e compor, e assim assinou seu primeiro contrato.

Logo começou a escrever canções para BMG Ariola, seu contrato com esta durou dois anos. Depois foi para a Espanha tentar carreira independente, lá conheceu o produtor alemão Frank Farian Produtor de Boney M, Milli Vanily, entre outros, que o levou para gravar seu primeiro album em Miami. Por essa altura o Frank produzia um artista chamado Julien.

Sua idéia era fazer uma dupla, Daniel & Julien, trabalharam 2 anos juntos e decidiram de tentar carreira solo. Daniel voltou para a Alemanha na mesma época em que estava acontecendo o casting do ídolos da Alemanha, assim ele participou e ficou entre os 10 melhores. A primeira canção que fizeram vendeu mais de 1,5 milhões de cópias, 5 vezes Platina, 3 vezes Ouro e o mesmo sucesso na Áustria e na Suíça.

Como um dos favoritos do ídolos Daniel queria ficar na Alemanha e tentar seu próprio caminho com suas próprias canções. Ele começou a escrever novamente e em parceria com Frank Farian ele produziu seu primeiro top 10 álbum "For You" e a primeira musica lançada (Shine On) vendeu mais de 250.000 cópias. Agora ele está trabalhando em novas músicas com direção totalmente diferente.

Contato: (81) 9275.8868

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MODA

VESTIDO: PEÇA-CHAVE PARA A MODA VERÃO 2009!

O vestido é sempre uma peça de elegância e feminilidade. E, neste verão, essa peça aparece com força total com estampas florais, tribais, étnicas e tie-dye.

Entre os tecidos, georgette, cetim e seda, alguns deles acompanhados com muitos babados ou frufus, seja na barra ou ao longo da peça. O famoso vestido cáqui criado por Saint Laurent também volta com tudo, perfeito para usar dia a dia.

Mulheres acima do peso devem tomar cuidado com as estampas. Vale lembrar que os desenhos chamativos ou mais largos dão idéia de aumento de volume. Comprimentos? O que o seu tipo físico combinar. Modelitos longos ou curtos dependem de algumas condições: para os curtos é essencial estar com as pernas bonitas e em dia. Cada uma deve avaliar sua idade usando um modelo adequado.

Quem tem pernas bonitas e uma cinturinha de pilão pode usar sem erro o “dolly dressing”, vestidinhos de boneca que fizeram sucesso nos anos 50. Curtinhos e com saias mais armadas, eles misturam cetim e seda, e combinam com coletinhos e camisas por baixo, no caso dos mais básicos, sempre com a cintura bem marcada por cintos fininhos ou mais largos.

Os longos de seda ou chiffon estão entre as grandes novidades da estação. Volumes, em tons chamativos ou psicodélicos, envolvem uma mulher poderosa e segura de seu charme. Até os tubinhos dos anos 80 estão de volta em uma releitura mais moderna.

A cor da estação será o amarelo. Também ganharão destaque às tonalidades do azul, branco, preto e rosa. Para os acessórios o dourado é a cor de ordem. E nos pés, sandálias rasteirinhas ou gladiadoras (cano baixo) para os vestidos mais longos. Já os saltos mais altos, grossos, ou meia-pata sem dúvida ficam bem com aqueles mais curtinhos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ESTÉTICA

RADIOFREQUÊNCIA

O tratamento por radiofrequência é baseado num equipamento criado nos EUA para o tratamento da flacidez da face sem cirurgia. Ele causa uma contração da pele, sem cortes, hematomas, inchaço ou descamações fortes e sem se afastar das atividades normais e sob anestesia local.

Este procedimento é uma nova tecnologia, diferente do Laser, dos Peelings e da Cirurgia Convencional, e é utilizado para o tratamento de um dos mais difíceis problemas do envelhecimento facial, que é a flacidez da pele do rosto e do pescoço. Não há cortes, lesões superficiais, edemas ou equimoses. Também não há necessidade de afastamento do trabalho ou das atividades esportivas.

Onde pode ser aplicado?
O tratamento por radiofreqüência vem sendo considerado um grande avanço, que permite a correção de sinais de envelhecimento, sem deixar as atividades rotineiras e com baixo risco, exigências modernas, onde a racionalização do tempo é imperativa. Ele pode ser utilizado isoladamente ou associadamente para ação em diversas condições inestéticas como: flacidez da pele facial, flacidez da pele do pescoço, rugas periorbitais e frontais, elevação das sombrancelhas.

Como funciona?
A radiofreqüência gera energia e forte calor sob a camada mais profunda da pele enquanto a superfície se mantém resfriada e protegida, o que causa a contração do colágeno. Quando a onda é aplicada sobre a superfície da pele, ela é resfriada (epiderme) e ao mesmo tempo uma energia de radiofrequência é passada para as camadas mais profundas (derme) Posteriormente é obtida a produção de Neocolágeno que vai produzir uma melhora ainda maior no aspecto da pele.
Assim, é criada uma reação química nas estruturas mais profundas, mais específicamente no colágeno, que faz a pele retrair.

Que tipos de pele podem ser tratados?
Todos os tipos de pele podem ser tratados.

Como o paciente que se submete ao tratamento com radiofrequência sente-se?
Cada aplicação é seguida de uma sensação de frio imediato, seguida por uma sensação mais quente e mais breve, seguida novamente por uma sensação fria.

Quanto tempo dura o tratamento?
Depende do tamanho da área tratada, o procedimento pode tomar de alguns minutos a uma hora.

Quando o paciente pode retornar às atividades normais?
Pode-se retomar as atividades normais imediatamente. Uma avermelhidão pequena pode ser vista em alguns pacientes mas normalmente desaparece logo depois do tratamento. Complicações do aquecimento podem ocorrer mas são raras. Não há cuidado especial que seja necessário após o tratamento. Protetor solar é recomendado.

Quando aparecem os resultados?
Os resultados aparecem gradualmente de 2-6 meses, embora alguns pacientes obtenham uma resposta mais cedo. O resultado esperado é uma pele mais firme, que vai surgindo de dentro para fora, seguindo a aplicação.Quatro meses depois que o tratamento com radiofrequência foi realizado , há a depoisção de um novo colágeno, mais denso, e um aumento apreciável na espessura da epiderme. Ou seja, o resultado do tratamento com não é imediato, havendo um período de tempo de meses para que se torne aparente, que é o período necessário para que se forme o colágeno.

Quantas sessões são necessárias?
Uma única sessão pode produzir bons resultados.Entretanto, apenas o médico poderá avaliar o número e frequência de tratamentos requeridos, que depende da gravidade do caso e é específico para cada paciente.

Quanto tempo duram os resultados do tratamento?
Como todos os tratamentos de envelhecimento, o resultado também sofrerá a ação do tempo e novas aplicações podem ser feitas, se necessárias, e de acordo com a avaliação do médico.

Este tratamento é seguro?
O procedimento é muito seguro. A ocorrência de pequenos danos à pele é raríssima. O tratamento foi estudado cuidadosamente em centenas de pacientes nos EUA e Canadá gerando relatórios que mostram mínimos efeitos adversos.

VACUOTERAPIA

A vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais clássicos assim como no pré e pós-operatório. A utilização da vacuoterapia na estética pode e deve ser associada a outros procedimentos otimizando o resultado final do tratamento. Como exemplo, a utilização da vacuoterapia, após o uso do ultra-som, carboxiterapia e manthus.

Pricípios de Fundamento do Vácuo
O Vácuo é um aparelho de eletro sucção composto por um compressor que provoca uma pressão negativa, variando de 0 a 600 mmHg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção, adequando o vácuo ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.

Benefícios:
·Esfoliação e tonificação celular na epiderme;
·Na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja); ·Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme);
·Aumento do aporte sangüíneo, melhor oferta de O2 e nutrição celular;
·Aumento da eliminação de resíduos tóxicos;
·Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática auxiliando na redução de edemas e hematomas;
·Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina;
·Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos;
·Melhora das trocas circulatórias;
·Revascularização superficial e tonificante vascular, entre outros;
·Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais;
·Melhora do contorno corporal;
·Melhora da elasticidade cutânea;
·Melhor nutrição muscular e tissular;
·Reorganização da camada adiposa;
·Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes recentes ou não.

Indicação:
·Recurso auxiliar nos diversos tratamentos faciais e corporais;
·Revitalização cutânea;
·Drenagem linfática facial;
·Drenagem linfática corporal;
·Pré e pós-operatório imediato;
·Linfoedema;
·Auxilia na liberação da aderência cicatricial.
·Lipodistrofia, Fibroses;
·Preparação da musculatura para eletroestimulação

Serviço:
Daniela DI Oliver Ferraz - Farmacêutica
Contato: (81) 4009.2545

terça-feira, 28 de outubro de 2008

BEM VIVER O BEM

FUNDAÇÃO AIO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Fundação AIO de Educação e Assistência Social, trabalha com crianças, jovens, idosos e portadores de dependência química. Atualmente está abrigando em torno de 2.200(pessoas).

A FAES tem por finalidade desenvolver a educação de pessoas, sem distinção de cor , sexo ou religião, mediante a criação e conservação de escolas, centros de treinamento e cursos profissionalizantes promovendo assim o bem estar social.

Conheça e contribua com o excelente trabalho realizado pela Fundação AIO da Igreja Assembléia de Deus (Ministério Recife). A Fundação realiza diversos trabalhos com crianças na área de Educação e de Assistência Social nos Centros de Desenvolvimento Integral no Lixão de Aguazinha, Ilha de Deus e em Santo Amaro. A AIO é presidida pela irmã Judite Alves.

FAES
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 780 – 1º andar, São José – Recife
Contato: (81) 3421.9060

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

TERAPIA FLORAL

O QUE É

A essência floral é uma nova abordagem na área da medicina e foi elaborada pelo Dr Edward Bach na década de 1930, na Inglaterra, para ajudar o ser humano a ter uma melhor qualidade de vida; embora aprovada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, ainda se encontra em fase de observação e diretriz pela prestimosa instituição.

Contudo, ainda não existe uma legislação nacional ou internacional que faculte sua exclusividade a uma classe profissional; nem tão pouco ninguém pode dizer que ela não funcione ao que se propõe. Assim como a homeopatia, os florais não podem ser analisados em laboratórios; pois são essências energéticas, dessa forma somente poderá ser avaliado o seu efeito na vida humana, de forma empírica.

Podemos assegurar que os florais servem para derrubar os bloqueios energéticos, o nó psíquico ou emocional que nos trava diante de situações para serem resolvidas; em outros, além de atenuar ou ajudar no tratamento de algum mal físico, ele aperfeiçoa nossas qualidades e transcendência perante o problema. Por exemplo, num tratamento antidepressivo enquanto as drogas amenizam ou mascaram os comportamentos não desejáveis, o uso dos florais, como terapia auxiliar, ajudam na catalisação da consciência emocional para a autocura definitiva, além de ajudar numa psicoterapia.

A eficácia dos florais está na transformação do paradigma comportamental ou do estilo de vida, na promoção do bem-estar e do equilíbrio espiritual; também, por fazer desabrochar todas as qualidades positivas da personalidade efetuando a busca do autoconhecimento. Fundamentalmente podemos dizer que os florais criam uma nova “consciência” para o ser humano, curando sua alma.

Enfim, num plano geral podemos resumir que as essências florais nos ajudam em nossa jornada de responsabilidade durante a vida, nos faz perceber que em grande parte a felicidade encontra-se em nossas mãos; auxilia-nos a desfazermos dos fardos do passado, das idéias obsoletas e dos pré-conceitos inúteis, dos grandes obstáculos que são criados por nós mesmos; por fim, nos liberta de nossos medos, angústias, dúvidas, hesitações, descrença, ansiedade, trazendo o equilíbrio necessário a verdadeira expressão, criatividade, paz interior, amor-próprio e auto-estima.

Serviço:
Elizabeth Regina Moura - Terapeuta
Contato: (81) 3325.2270 / 9197.4376

domingo, 26 de outubro de 2008

COMPORTAMENTO

HOMENS SUPER VAIDOSOS

Desde o início da civilização os homens e as mulheres viveram em uma competição acirrada na área profissional, sentimental, financeira, religiosa e também da aparência física, embora em alguns casos até imperceptíveis. Ao passo em que as cidades começaram a se industrializar a idéia de beleza física conquista a mente da sociedade moderna.

E com isso por volta dos anos 90 houve com maior nitidez a presença do consumidor masculino na procura de cosméticos de beleza, ou seja, passou-se a valorizar a estética tal como as mulheres, em alguns casos até mais que elas. Hoje, a presença de homens no famoso salão de beleza já não é mais sinônimo de homossexualismo, em 2002 esse tabu relativo à cultura gay foi quebrado pelo jornalista Mark Simpsom através do artigo que afirmava em exemplo o jogador britânico que se encaixava no perfil desse homem vaidoso, intitulando-o como metrossexual.

O jogador foi David Beckham, atleta do Real Madrid que gosta de fazer compras, arrumar as unhas, ir ao cabeleireiro e cuidar do corpo. Com esse novo rótulo “metrossexual” estão inseridos homens famosos e comuns, com idade de 25 a 65 anos que zelam pela boa aparência, pois, atualmente a sociedade além de cobrar imagens belas incentiva o consumo de cosméticos para melhorar, manter ou mesmo retardar o processo natural de envelhecimento. A mídia também colabora com esse crescimento de público masculino mais vaidoso, reforçando em suas programações esse perfil de homens.

Outro fator que confirma o crescimento do mercado que esses homens vaidosos movimentam é que 78% deles acham importante ter o corpo esbelto e bem definido. Não só os salões de beleza faturam com o novo homem. Nas lojas de roupas masculinas foi registrado um aumento de 40% nas vendas.

Para alguns psicólogos, com a vaidade, todos acabam ganhando. O mercado se expande e a vitalidade dos homens aumenta, provocando euforia interna, que será revertida em bônus altamente positivo no convívio familiar, social e, principalmente, no trabalho. A mudança no perfil dos homens é uma notícia gratificante. Será que finalmente eles vão entender as mulheres?

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

BEBÊ

SLING

Um "pouch sling" é um porta-neném de pano que se usa a tiracolo (suspenso em um dos ombros) para carregar crianças de 0 até 3 anos, em média. Slings são uma adaptação das tipóias que são utilizadas há muitas décadas (talvez até séculos) em várias partes do mundo. O bebê é colocado numa posição recostada, com a coluna protegida, e pode ver a paisagem e o rosto de quem o está carregando.

Alguns exemplos de países com essa cultura de carregar seus filhos presos ao corpo:Índia, Tailândia, Peru, Guatemala, Tibete, Moçambique, México, Angola e tantos outros países pelo mundo todo.

Um "pouch sling" permite que se carregue o neném junto ao corpo em várias posições, desde o nascimento. E quanto antes melhor, pois além de tantos outros benefícios, o sling é uma "extensão" da barriga da mãe e lá ele se sente protegido e amado e, consequentemente, aumenta a sua auto-estima, saúde e até a inteligência (uma coisa acaba levando à outra). Muitos estudos dão conta disso.

Os slings não se tratam de invenção do século 21. Há tempos mães asiáticas, africanas e ameríndias amarram panos em volta do corpo para embalar e segurar as crias. Redescobertos agora, alcançaram status de objeto fashion, ganhando novas modelagens, cores e estampas. Mas nada disso agradaria aos pais se não cumprissem função primordial: promover a saúde das crianças.

Algumas vantagens e benefícios pessoais do uso do sling: *Com ele, a mamãe tem seu à sua vista muito mais tempo. Percebe-se a respiração dele, o coraçãozinho e a certeza de que está bem.

*Sempre que está perto de nascerem os dentinhos ou quando ele tem mais dificuldade em dormir (até mesmo em lugares super barulhentos e movimentados), o sling é um "santo remédio". Em pouco tempo ele se acalma ou até adormece.

*Quando a mamãe está cheia de coisas para fazer e precisando de mãos para trabalhar o sling é uma ótima solução.

*Usar o sling é a melhor maneira de estar em ambientes que o neném não conhece, pois enquanto está slingando ele se sente protegido como se estivesse de volta ao útero (mesmo que no colinho do pai ou da vovó).

Angelina Jolie e Brad Pitt usam. Julia Roberts e a rockstar Gwen Stefani também foram flagradas com um. A moda dos slings – carregadores de bebê artesanais – pegou em cheio as celebridades e desfila nas ruas da Europa e dos Estados Unidos. Confortáveis, práticos e ainda por cima charmosos, os porta-bebês começam a invadir o Brasil, enfeitando o colo de mamães e papais modernos.

Prevenção de morte súbita, redução do refluxo e apoio para mamadas são vantagens listadas por médicos. "A posição em que o bebê fica favorece um contato íntimo com os pais, deixando-o mais seguro e tranqüilo”, confirma a coordenadora da Unidade Neonatal do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), Geisy Lima. Há 14 anos, ela criou o Mãe Canguru, que acelera o desenvolvimento de prematuros pelo contato com o corpo da mãe. Slings podem ser usados com crianças de até 3 anos.

Serviço:
CARINHO E ACONCHEGO
Roberta da Fonte - Artesã
Contato: (81) 8683.1140 / 9636.0740
www.carinhoeaconchego.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MODA

ESTAMOS NA MODA DOS LENÇOS

Nos pescoços mais descolados, eles dão um toque de charme à produção. Por darem todo esse estilo a mais e serem baratinhos, dá para abusar da peça sem esvaziar o bolso. Claro que nem sempre é fácil combinar.

Ótimos acessórios, eles deixam qualquer visual básico com cara de moderno. Podem ser usados com camisas, suéteres, paletós, camisetas ou vestidos. Escolha os lenços quadrados de tamanho médio para ficar justo no pescoço e formar um triângulo a frente do colo, se as roupas forem estampadas, prefira os lenços lisos ou o vice-versa, roupas lisas com acessórios estampados

Mas para não ter erro, a dica é misturar peças coloridas com blusinhas neutras. Combine bem tons e estampas, já que as cores mais vibrantes estão com tudo nos lenços. Portanto, amarre-se na idéia!

Dicas
* Prefira os modelos quadrados, mais fáceis de adaptar, em tecidos com caimento natural. Lenço amarrado no pescoço pede brinquinhos.

* Quem tem seios fartos deve evitar lenços amarrados na altura deles, que ressaltam ainda mais o volume.

* Pescoço coberto totalmente por lenço? Só para quem tem a região do corpo alongada!

* Use sobre camisas, por baixo de casacos e abuse com camiseta ou regata. O lenço fica bem com combinações mais leves e básicas. Nada de visuais muito pesados nos dias quentes de Verão.

* Lenços em xadrez tipo xale são a cereja do bolo na Primavera-Verão e vão compor o visual de Juliana Paes em Caminhos das Índias (Globo)

COMO USAR

1 - Dobre o lenço ao meio no formato de um triângulo, dê duas voltas no pescoço formando uma gola, deixe as franjas caídas sobre ombros e colo. Um lenço colorido com estampas geométricas ou florais alegra o visual e dá uma nova cara ao look jeans e camiseta.

2 - Dobre o lenço ao meio no formato de um triângulo, amarre as duas pontas na parte de trás e deixe-o soltinho, caído sobre o colo e ombros.

3 - Dobre-os em três partes formando um retângulo, amarre no pescoço e dê um nó. Com vestidinhos florais, fica um charme só!

4 - Dobre-os em três partes formando um retângulo, amarre no pescoço e dê um nó, tipo de gravata. Você pode prender com um broche ou deixar só o nó.

Serviço:
Marcos Salles - Consultor de Moda
E-mail: marcoseventossalles@gmail.com

terça-feira, 21 de outubro de 2008

BEM ESTAR

ABRAÇA QUE É BOM

Além de gostoso, abraçar protege a saúde, retarda o envelhecimento e aquece o coração.

Um estudo do departamento de psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, mostrou que abraçar tem relação direta com qualidade de vida. Com a troca de calor e afeto, o corpo passa por uma dança de hormônios: enquanto o nível de cortisol, o hormônio do stress, despenca, substâncias químicas como a serotonina e a dopamina aumentam, contagiando o cérebro e cada célula do organismo com uma sensação de conforto e felicidade.

Em seguida, a pressão sanguínea diminui e os batimentos cardíacos desaceleram – quadro ideal para ficar protegida de doenças cardiovasculares e viver plenamente por muitos e muitos anos.
Kathleen Keating, autora dos livros A Terapia do Abraço 1 e 2 (Editora Pensamento), lembra que o contato físico não é apenas agradável mas também necessário, ainda mais em tempos em que a gente se comunica virtualmente. “Por vivermos numa época que valoriza a razão e a tecnologia, perdemos a consciência dos sentimentos. Quando nos tocamos e nos abraçamos valorizamos o amor e a cumplicidade, o que alivia a dor, a depressão e a ansiedade”, afirma. Na família desse gesto, os especialistas descrevem cinco tipos que correspondem às mais diversas situações. Pratique: é gostoso e faz bem.

Abrace: três bons amigos, em casal para consolar alguém, dois adultos e uma criança (abraço sanduíche)

Um é pouco, dois é bom, três é melhor ainda. Todo mundo sai ganhando, mas quem fizer o papel de recheio desse sanduíche e ficar no meio tem uma sensação especial de segurança. Por isso, especialistas na terapia do abraço indicam essa modalidade para as pessoas que estiverem passando por um período difícil e precisarem de um apoio extra.

Abrace: seu cachorro, gato, furão... se não tiver, abrace um bicho de estimação emprestado (também ajuda!)

Abraço de amigo para o melhor amigo Logo que você chega em casa, aquela coisa fofa e peluda vai pulando no seu colo. Ao abraçá-lo, ele corresponde com uma lambida ou um latido de felicidade. Cachorro é assim: não julga as suas ações, não tem preconceito (ele não se importa com o seu peso, altura, cabelo...) e não pede nada em troca. Não é á toa que a relação entre o homem e o animal de estimação tem efeito terapêutico para problemas como síndrome do pânico, depressão e solidão. Essa troca de afeto ajuda quebrar a timidez, levanta a auto-estima e melhora a confiança do dono.

Abrace: amigos e amigas de longa data, amigos e amigas recentes, pais, irmãos...(abraço do fundo do coração)

Considerado a forma mais elevada de se abraçar, é pleno, demorado, cheio de cuidados e sincero. Dá apoio e força. Enquanto as duas pessoas respiram juntas, devagar e descontraidamente, prestam atenção no sentimento de carinho que flui de um coração para o outro. Se você estiver aberta, vai encontrar um amor puro e incondicional.

Abrace: marido, noivo, namorado, paquera (abraço de amor)

Beijar é bom demais, mas ficar coladinha com o seu amado não tem preço. Mais do que paixão, o sentimento de um abraço de amor entre homem e mulher é de confiança e cumplicidade. Funciona como se você dissesse a ele (e vice-versa): “Estou aqui para o que der e vier”. Uma pesquisa americana (veja ao lado) provou que ficar em contato com o parceiro aumenta os níveis de oxitocina, um hormônio ligado à fidelidade e responsável pelo impulso e desejo de cuidar do outro.

Abraço imaginário funciona de verdade
Imaginar um abraço gostoso também é eficiente, principalmente naqueles momentos em que você está precisando de uma boa dose de alto-astral e não tem ninguém por perto. Kathleen Keating, autora dos livros A Terapia do Abraço 1 e 2, ensina que situações imaginadas podem nos afetar tão fortemente quanto a realidade. Siga este exercício: feche os olhos e tente se ver abraçando alguém querido. Registre na mente esse abraço imaginário como uma experiência acalentadora e utilize-a quando precisar.
Escolha um bom motivo

Abraçar:
• acaba com a solidão
• ajuda a superar o medo
• constrói a auto-estima
• estimula a vontade de ajudar o próximo
• prolonga a juventude
• ajuda a controlar o apetite (comemos menos quando estamos bem alimentadas com emoções positivas)
• alivia a tensão
• combate a insônia
• é democrático. Todo mundo tem direito.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

SAÚDE

DEPRESSÃO

Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento.

Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.

Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa.

O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente.

Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

Como é?
Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos.

Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
* Perda de energia ou interesse
* Humor deprimido
* Dificuldade de concentração
* Alterações do apetite e do sono
* Lentificação das atividades físicas e mentais
* Sentimento de pesar ou fracasso
Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
* Pessimismo
* Dificuldade de tomar decisões
* Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
* Irritabilidade ou impaciência
* Inquietação
* Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
* Chorar à-toa
* Dificuldade para chorar
* Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
* Dificuldade de terminar as coisas que começou
* Sentimento de pena de si mesmo
* Persistência de pensamentos negativos
* Queixas freqüentes
* Sentimentos de culpa injustificáveis
* Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual

Diferentes tipos de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares e a depressão bipolar. O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

Depressão e doenças cardíacas
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e sua recuperação.
Anteriormente estudos associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, associa-se sintoma depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivos é o infarto do miocárdio.

Também não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante ou sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes.

A identificação da depressão
Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual.
Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Causa da Depressão
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica.

Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi. Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa.

Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos.
A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

Serviço:
Adriana Barros - Psicóloga
Contato: (81) 9978.5745

ATENÇÃO:
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DIVERSÃO

SKIBUNDA

Um esporte que dá um frio na barriga do turista e traz uma boa fonte de renda para a região. Escorregar pelas dunas até as lagoas é o desafio do skibunda, diversão garantida com direito a banho de água doce na chegada.

No skibunda o aventureiro senta numa tábua, fixa o calcanhar nas pontas, controla o equilíbrio com as mãos no chão e desce uma rampa de areia até um pequeno lago. Uma diversão muito comum nas dunas de Natal-RN. Você pode descer quantas vezes quiser, até de pé se desejar mais emoção.

O Programa Bem Viver mostra nesta sexta (17/10) uma reportagem especial sobre o Skibunda. Na telinha vamos acompanhar a descida de Gardênia Cavalcanti pelas dunas das praias do Rio Grande do Norte. Você é nosso(a) convidado(a) especial para acompanhar essa aventura. Não perca às 13:30h, ao vivo, na TV Clube.

Agradecimento:
Classe A Turismo

BELEZA

MAQUIAGEM DEFINITIVA

A praticidade de dormir e acordar maquiada sem ter o menor trabalho é um dos motivos do sucesso da maquiagem definitiva. Arrumar falhas na sobrancelha, realçar os olhos, tornar os cílios mais volumosos e contornar os lábios são outras vantagens da dermopigmentação.

A maquiagem definitiva é como se fosse uma tatuagem e é feita com um dermógrafo, aparelho com uma agulha (sempre descartável) na extremidade que perfura a pele, injetando assim, o pigmento desejado na região anestesiada.

O grau de perfuração da pele (epiderme ou derme) muda de acordo com a parte do rosto e o tipo de maquiagem que se deseja fazer. Passados 30 dias da primeira aplicação, alguns tipos de maquiagem exigem um retoque para fixar melhor a pigmentação e acertar a tonalidade.

Depois disso, a próxima sessão, geralmente, só é necessária após três ou quatro anos, variando de pessoa para pessoa. A região que exige mais cuidado são os lábios, que por ser uma área muito vascularizada, sangram com a perfuração e incham após o término. Além disso, é importante não molhar a boca durante seis horas pós-sessão, pois a cor leva 12 horas para total fixação. Recomenda-se o uso de pomadas cicatrizantes.

O processo é simples, mas as desvantagens também são relevantes. O primeiro passo é ter certeza absoluta de que deseja fazer determinado tipo de maquiagem, já que esta é como se fosse uma tatuagem e só sairá com uma cirurgia a laser. Uma boa dica é pedir para o profissional simular a maquiagem definitiva com uma caneta removível para ter idéia de como vai ficar o novo visual.

Outro fator importante é a experiência do profissional e a qualidade do pigmento utilizado. Alguns produtos inadequados podem dar aquele aspecto azulado à maquiagem. Fazer um teste para verificar se seu corpo reagirá bem ao pigmento também é fundamental.

Serviço:
Sandra Rocha - Micropigmentadora
Contato: (81) 3465.4466

PASSEIO EXÓTICO

DROMEDÁRIOS FAZEM SUCESSO EM NATAL-RN

Quando o suiço Philippe Landry chegou pela primeira vez a Genipabu, cerca de 10 anos atrás, ele sentiu que naquela paisagem desértica faltava algo. Fez uma pequena pousada - uma das primeiras - mas ainda não se convenceu. Depois, rememorando suas viagens por Marrocos, foi fácil compor a cena que faltava em sua cabeça: passeios de dromedários pelas dunas nordestinas.

Foi então que Landry decidiu trazer alguns desses bichões exóticos para alegrarem as dunas de Genipabu. São vários dromedários (que se diferenciam dos camelos por sua única corcova) trazidos da Espanha, que vivem no Brasil com tratamento cinco estrelas: têm veterinário, plano de saúde, alimentação balanceada e água mineral à vontade.

Gardênia Cavalcanti e seu cinegrafista Sidney Lucena tiveram um momento inesquecível nas praias de Natal-RN. Em reportagem divertida, os telespectadores do Bem Viver puderam prestigiar um pouco do descontraído passeio de dromedário pelas dunas do Rio Grande do Norte, com direito à turbante. Claro que Sidney Lucena tremeu na base mais uma vez!

Os dromedários estão longe de proporcionar a emoção do sobe-e-desce em alta velocidade dos buggys, mas é, no mínimo, o mais inusitado entre todas as opções turísticas do litoral potiguar. Dura cerca de 20 minutos, nos quais você anda pelas dunas móveis tendo de um lado a visão estonteante da praia de mar límpido e azul, do outro, o rio Potengi e outros vilarejos de Extremoz.

Agradecimento:
Classe A Turismo

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

BEM VIVER NA ESTRADA

AQUÁRIO NATAL

O aquário tem cerca de 60 espécies de animais, como tubarão, moreias, peixes de corais, cavalos marinhos, além de jacarés, pingüins, pirarucu, entre outros. Além de animais marinhos, o aquário funciona como um mini-zoológico com macacos, cobras e iguanas.

O aquário possui um tanque de toque em tubarões lixa. As visitas são acompanhadas por monitores que recebem estudantes de colégios da região e grupos de turistas. O Aquário Natal também funciona como uma espécie de hospital e recebe animais para tratamento, devolvendo-os depois à natureza.

O biológo Douglas Brandão, responsável pelo aquário, explica que o trabalho é feito numa parceria com o Ibama. Várias tartarugas encontradas doentes nas praias do litoral potiguar já foram tratadas no aquário e depois soltas novamente no mar.O aquário abre diariamente das 8 às 17 horas.

O Programa Bem Viver mostrou nesta quinta (15/10) a visita realizada por Gardênia Cavalcanti no Aquário Natal. Além desta visita o programa exibirá nesta quinta um divertido passeio de dromedário pelas dunas de Natal-RN. Não perca!

Serviço:
Aquário Natal: (84) 3224.2177

PELE

ALTERAÇÕES DA PELE NA GRAVIDEZ

A pele, durante a gravidez, revela profundas modificações que ocorrem no organismo materno. Mesmo sendo alterações fisiológicas (normais do organismo, sem significar doença), podem ser motivo de angústia para muitas gestantes. Estas alterações podem permanecer após o parto ou desaparecerem espontâneamente e, a não ser em casos extremos, não merecem tratamento.

Alterações da pigmentação da pele
As alterações pigmentares (manchas na pele) podem ocorrer em 75 a 90% das grávidas, de forma e localizações variáveis, provavelmente devido à elevação de alguns hormônios.

O melasma apresenta-se como uma máscara gravídica, atingindo mais comumente a face das mulheres de pele mais escura ou as mestiças. O uso de fotoprotetores físicos e químicos na face é essencial na prevenção do problema e que devem ser indicados pelo obstetra ou pelo dermatologista.

Algumas áreas da pele podem escurecer, como a fronte, nariz, axilas, face interna das coxas e períneo, assim como as cicatrizes. Sardas e nevos pigmentados (sinais) também podem sofrer escurecimento.

O distúrbio de pigmentação mais frequente da gravidez é o escurecimento da linha média abdominal, formando uma linha escura vertical no centro da barriga, que recebe o nome de linha nigra. Também é comum o escurecimento da aréola mamária.

Após a gravidez, ocorrerá regressão parcial ou completa da hiperpigmentação, não devendo ser tratada com despigmentantes durante a gravidez e lactação. Deve-se esperar o desmame para se instituir qualquer tratamento.

Cabelos, pêlos e unhas
Também de forma fisiológica, durante a gravidez, é comum ocorrer um crescimento mais intenso dos cabelos, devido ao prologamento da fase de crescimento dos mesmos (anágena), especialmente no terceiro trimestre. Já foi demonstrado que, na gravidez, o percentual de pêlos na fase de queda (telógena) cai para 10% no segundo e terceiro trimestres. Nas primeiras semanas após o parto sobe para mais de 30%.

Por esta razão, observa-se com frequência o aumento da queda dos cabelos após o parto, denominado de eflúvio telógeno. Também neste caso, não há necessidade de tratamento, pois os fios voltarão a crescer posteriormente, inicialmente mais finos e deverão voltar ao normal.

Outra alteração relativa a pêlos, é a hipertricose que pode ocorrer acompanhando a linha nigra, mas que deve sofrer regressão espontânea em 6 a 12 meses após o parto. As unhas também podem sofrer alterações, como fragilização e descolamento.

Alterações glandulares
As glândulas sudoríparas (do suor) também podem se alterar na gravidez, podendo ocorrer um aumento da incidência de miliária (brotoeja) e da hiper-hidrose (excesso de suor), em relação às glândulas sudoríparas écrinas. Já nas glândulas sudoríparas apócrinas ocorre uma hipofunção, o que explica a melhora clínica das hidradenites.

Em relação às glândulas sebáceas, o comportamento não é tão óbvio, sendo imprevisível o efeito da gravidez sobre a acne. Algumas mulheres que já tinham espinhas antes de engravidarem, melhoram suas lesões e outras mulheres podem apresentar acne pela primeira vez durante a gestação.

Estrias
O tecido conjuntivo também sofre modificações, dando origem às estrias gravídicas, que acometem entre 70 a 90% das grávidas, especialmente a partir da 24ª semana de gravidez, não sendo explicadas apenas pela distensão do abdômen. As estrias não desaparecem após o parto e seu tratamento ainda é difícil. O uso de emolientes e hidratantes durante a gestação deve ser encorajado, como uma forma de tentar evitá-las mas que não garante que não vão surgir.

Alterações vasculares
Os distúrbios vasculares surgem devido aos elevados níveis de hormônios estrogênicos na circulação materna, formando telangiectasias e o eritema palmar (vermelhidão das palmas das mãos), que desaparecem espontaneamente entre 6 a 7 semanas após o parto.

Outras alterações vasculares são o granuloma piogênico, varicosidades e hemorróidas, assim como o edema facial, de pálpebras e de extremidades em cerca de 50% das grávidas e as tromboses (10%) e tromboflebites, mais raras.

Serviço:
Dr. Hemerson Andrade - Dermatologista
Contato: (81) 3231.3099

ATENÇÃO:
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SAÚDE E BEM ESTAR

GINÁSTICA LABORAL

Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

A ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos.

Benefícios para a empresa:
Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.
Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.

Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral. Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.

Benefícios físicos para o trabalhador:
Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Desse modo trabalhadores que utilizam de seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema.

Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes...
Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.

Exemplos de atividades para trabalhadores braçais:
Os problemas vividos por este grupo de trabalhadores podem estar relacionados com a intensidade da força que exercem, ou ainda com a posição em que são obrigados a trabalhar. Em ambos os casos, um Professor de Educação Física pode avaliar as solicitações físicas e
prescrever atividades para compensá-las.

Por exemplo, trabalhadores que são obrigados a suportar o peso de uma peça com um braço enquanto apertam um parafuso com a outra mão devem executar atividades que aliviem periodicamente as tensões envolvidas sob o risco de aparecerem lesões musculares ou posturais.

Exemplos de atividades para trabalhadores administrativos:
Independentemente da atividade exercida, esses trabalhadores têm alguns fatores em comum: trabalham sem se movimentar (parados ou em pé) por muito tempo, muitas vezes submetidos a cobranças e estresse. Exemplos de problemas decorrentes de tal ambiente são: problemas de postura, tendinites, pressão alta, etc.

Algumas funções podem ter ainda outros agravantes, como digitadores ou programadores, que utilizam demasiadamente determinados músculos do braço e mão para trabalhar. Em primeiro lugar, é recomendável parar por alguns minutos pelo menos a cada duas horas de trabalho e executar alguns alongamentos para grandes grupos musculares como ombros, tronco e pernas. Isso combate a má postura e evita formigamentos por problemas circulatórios.

Movimentos como elevação do ombro, sua projeção para frente e para trás ajudam. Para o pescoço, flexione-o para frente e para trás, também de um lado para o outro e por fim um grande movimento circular da cabeça (circundução). Para o tronco, espreguice-se (flexão para trás), dobre-se (flexão para frente) e incline-se flexionando lateralmente. Faça os movimentos gentil e lentamente.

Em relação às pernas, utilize as escadas sempre que se locomover por alguns andares, promovendo uma melhor circulação. Além dos benefícios cardiovasculares, promovidos até mesmo em pequenas distâncias, você estará aumentando seu gasto calórico, importante fator na manutenção da saúde.

Para funções específicas há exercícios específicos. Se você trabalha ou passa muito tempo diante de um computador, por exemplo, deve realizar uma pausa periódica para olhar e focalizar objetos distantes, aliviando a visão. Também deve realizar exercícios de alongamento para as mãos e antebraços, evitando sobrecarga por digitação ou utilização do mouse: estenda o braço à frente, deixando a mão relaxadamente caída para baixo.

Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo na direção do seu quadril, com as costas da mão voltadas para a tela do computador, por 20 a 30 segundos, para alongar a musculatura posterior de seu antebraço.

Puxe a mão relaxada agora para cima, em direção à sua cabeça e com a palma da mão voltada para a tela do computador, para alongar a musculatura anterior da mão e antebraço. Repita, realizando os mesmos exercícios para o outro braço.

Pergunte a um Terapeuta Ocupacional, Fisioterapauta ou Professor de Educação Física (um personal trainer, ou em sua academia, ou na escola de seu filho) sobre quais as atividades mais importantes que você pode realizar em seu ambiente de trabalho. Os profissionais estão sempre dispostos a ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.

Serviço:
Larissa Lima - Fisioterapeuta
Contato: (81) 3228.1026

ATENÇÃO:
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

domingo, 12 de outubro de 2008

ESPECIAL

GRAVAÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DO DIA DAS CRIANÇAS













































Agradecimentos especiais:

SORAYA CAMAROTE (CENÁRIO) - (81) 8778.9348
BY CRHIS - MUNDO KIDS - (81) 3341.4695

VIVE LA FÊTE - (81) 3326.9999

CICA BOLOS ARTÍSTICOS - (81) 3471.4293 / 9976.0408

DJ FOFÃO - (81) 9955.8001

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

SEXO E SAÚDE

DESEJO SEXUAL

O desejo sexual é como um apetite. Uma experiência que impulsiona qualquer pessoa a buscar ou a tornar-se receptiva ao encontro sexual. Contudo, nem sempre essa experiência faz parte da vida de homens e mulheres, pois, é muito comum o interesse por sexo diminuir devido a certos fatores considerados inibidores.

Alguns problemas orgânicos como anemia, deficiência cardíaca congestiva ou hipotiroidismo podem gerar uma baixa no desejo sexual, como também o uso de determinadas medicações:- anti-hipertensivos,- tranqüilizantes- drogas a base de estrogênio (para os homens).Porém, este aspecto envolve apenas cerca de 15% das causas do desejo sexual hipoativo.

Na maioria das vezes fatores de ordem psicológica são os mais freqüentes, por exemplo:- dificuldades no relacionamento com o(a) parceiro(a),- ansiedades de desempenho sexual,- baixa de auto-estima,- ressentimentos e mágoas,- frustrações profissionais,- sentimentos de não realização pessoal, etc. Às vezes a diminuição ou mesmo a ausência de desejo pode ser um sintoma de depressão, ou pode estar associada a problemas de adaptação psicológica à alguma doença.

Outra fonte de inibição diz respeito à dificuldade em concentrar-se nas sensações eróticas durante o ato sexual, a pessoa tende a se “perder” em pensamentos, “viajando” em outros assuntos. Assim, a atividade sexual tende a tornar-se sem graça e desagradável, podendo ser evitada; qualquer um perde o interesse por algo que não seja atraente!

Isso também ocorre em situações onde o(a) parceiro(a) apresenta pouca habilidade no contato, tanto no sentido emocional quanto fisicamente. Por exemplo: achar que a penetração é a melhor parte do sexo, esquecendo que a exploração das zonas erógenas é um importante ingrediente, ou ainda, preocupar-se em ter uma performance exuberante a ponto de transformar o ato sexual em vídeo cassetada ou, no mínimo, um show circense.

Seja qual for o fator inibidor, a primeira providência é abrir um espaço para discutir, com o(a) parceiro(a), a respeito do problema. O diálogo é fundamental, pois auxiliará na compreensão dos fatores inibidores, além de favorecer à uma maior intimidade; se não for suficiente, uma Terapia Sexual poderá ser a solução.

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

NUTRIÇÃO E SAÚDE

O PODER DAS FRUTAS

Quem é que nunca ouviu falar da famosa frase "uma maçã por dia, saúde e alegria"? Pois quem inventou essa máxima estava certo. Não só a maçã, como uma porção de outras frutas, tem o poder de fazer milagres pela nossa saúde.

Há uma forte e crescente evidência de que o consumo diário de frutas ajuda a prevenir muitas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, excesso de peso, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de dar uma forcinha na manutenção da boa forma. As frutas também ajudam a limpar o organismo e são ótimas fontes de vitaminas essenciais - como A, complexo B e C -, além de fitoquímicos, como os flavonóides.

O problema é que, mesmo com todos esses predicados, são pouquíssimas as pessoas que as consomem com freqüência. Mas por que consumir frutas todo santo dia é tão importante assim? Porque, da mesma forma que as hortaliças e os legumes, as frutas fazem parte de um grupo alimentar que podemos chamar de reguladores.

Elas fornecem vitaminas e minerais, elementos fundamentais na preservação da saúde e na manutenção do bem-estar ou do equilíbrio orgânico. Também colaboram com a oferta de fibras, que favorecem o bom funcionamento intestinal, a regulação da glicemia (taxa de açúcar no sangue) e no controle da absorção de gorduras.

LISTA DAS FRUTAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU CARDÁPIO

Banana: Ajuda na digestão e combate a TPM. A prata e a maçã são indicadas em caso de diarréia.
Melancia: O ácido pantotênico e a biotina auxiliam no fortalecimento dos cabelos, das unhas e da pele.
Melão: Combate a prisão de ventre com a ajuda da celulose.
Morango: Indicado na prevenção de artrite e pedras na bexiga.
Manga: Combate a falta de vitamina C e tem propriedade digestiva.
Goiaba: Auxilia a digestão de carboidratos e combate diarréias.
Maçã com casca: Contém fibras solúveis que combatem a prisão de ventre.
Mamão: Contém uma substância chamada papaína, que estimula a mucosa intestinal, facilitando a saída das fezes.
Abacaxi: Combate a prisão de ventre com a ajuda da bromelina, uma substância que estimula o intestino, aumentando os movimentos peristálticos.
Laranja com bagaço: A maior quantidade das fibras está no bagaço. Por isso, nem pense em descartá-lo.
Pêra: Auxilia no tratamento de hipertensão arterial.

Servico:
André Lemos - Nutricionista
E-mail: nutriall@hotmail.com

ATENÇÃO:
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

BEM VIVER O BEM

FUNDAÇÃO AIO DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Conheça e contribua com o excelente trabalho realizado pela Fundação AIO da Igreja Assembléia de Deus (Ministério Recife). A Fundação realiza diversos trabalhos com crianças na área de Educação e de Assistência Social nos Centros de Desenvolvimento Integral no Lixão de Aguazinha, Ilha de Deus e em Santo Amaro. A AIO é presidida pela irmã Judite Alves (foto).
Doações:
C/C Nº 5754-1
agência 007-8
Banco do Brasil

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

VINHOS

VINHOS E SUAS COMBINAÇÕES

A combinação de vinhos com comidas é uma arte difícil e pessoal, mas, se forem respeitadas algumas regras e utilizadas algumas combinações tradicionais, teremos um excelente ponto de partida, até que se possa concluir qual o vinho que se deve beber com cada prato.

É importante lembrar que determinados vinhos merecem ser degustados por seus próprios valores. São os chamados vinhos de meditação. A primeira regra é que o vinho não pode matar o sabor do que se está comendo e vice-versa. Existem vários pratos que são extremamente difíceis de combinar com vinho, e alguns que nunca devem ser comidos acompanhados de vinho, como uma salada temperada com molho picante à base de vinagre ou pratos muito condimentados. Curry, vinagrete, mostarda forte, frutas ácidas e sobremesas muito doces devem ser combinadas com água, pois destroem o sabor do vinho.

Pratos a base de ovos, aspargos, alcaparras, alho, peixes gordos defumados, como o salmão, são de difícil combinação. Os ovos pedem um vinho branco muito seco, os aspargos pedem um chardonnay encorpado, o salmão defumado, assim como o caviar, pede um jerez fino, uma vodca gelada ou ainda um champagne bem encorpado, de preferência milesimado.

A comida e o vinho nunca devem conflitar, por isso deve-se evitar peixes brancos de sabor suave com vinhos tintos, assim como carnes vermelhas de gosto acentuado com vinhos brancos.

Caso se pretenda acompanhar uma refeição inteira com um único vinho deve-se escolher um vinho de preferência ligeiro e jovem para que possa acompanhar carnes ou peixes.

Deve-se procurar, sempre, um equilíbrio entre os pratos e os vinhos, utilizando sabores que se assemelham. Mas existe uma outra forma de combinação, que é o contraste entre o prato e o vinho. Não pelo antagonismo de ambos, mas pela complementaridade. Um exemplo clássico disso é a combinação de queijos picantes, como o Roquefort, com vinhos doces, como o Sauternes e o Porto, onde o gosto forte e salgado do queijo combina maravilhosamente com a doçura do vinho.

Algumas combinações clássicas podem servir de orientação:

Frios: branco seco ou tinto ligeiro.
Sopas: com sopas de legumes pode-se dispensar o vinho; serão melhor acompanhadas com água. Uma sopa de cebolas pede um vinho tinto jovem, mas encorpado; uma sopa de lentilhas com lingüiça um tinto leve; uma sopa de peixe, um branco potente.
Peixes: normalmente pedem um branco seco.
Ostras e Mexilhões: branco seco perfumado, de gosto mineral, como um Sancerre ou Chablis.
Carnes brancas: tintos leves ou brancos de bom corpo.
Carnes vermelhas: tintos de bom corpo.
Caça: tintos bem encorpados.
Queijos leves: brancos.
Queijos fortes curados: tintos leves ou brancos de bom corpo.
Queijos picantes: vinhos doces ou tintos tânicos.
Sobremesas não muito doces: espumantes doces, brancos doces
Frutas: brancos meio doces e aromáticos

Durante uma refeição os vinhos devem ser servidos em uma determinada ordem:
* Vinho seco antes do vinho doce.
* Vinho branco e rosé antes do vinho tinto (com raras exceções).
* O vinho jovem antes do vinho envelhecido.
* O vinho ligeiro antes do vinho encorpado.

PROSECCO OU ESPUMANTE: QUAL A DIFERENÇA?

Vejamos primeiro as semelhanças: genericamente, todos eles são o resultado do ”aprisionamento” do vinho ainda em fase de fermentação, com muito gás carbônico dentro da garrafa. Daí a denominação universal de espumantes em suas diversas traduções: sparkling, em inglês, cava, em espanhol, sekt, em alemão e mousseux em francês.

Outros pontos em comum: todos são vinhos hospedados em garrafas espessas, por causa da efervescência (a pressão dentro delas atinge níveis de 5 a 6 atmosferas, iguais a um pneu de caminhão) e vedados por rolhas grossas, por sua vez protegidas por gaiolas de arame ou de ferro. E podem ser tomados como um drinque - a qualquer hora ”normal” - ou para acompanhar o mesmo tipo de pratos: sushis, ostras, caviar, salmão, canapés frios e tartar.

E agora, as diferenças, sendo que a mais significativa é que todo Prosecco é espumante, mas nem todo espumante é Prosecco. E por quê? Porque o Prosecco legítimo é produzido a partir de uma uva só (varietal) do mesmo nome, originária do Vêneto. É um espumante consumido há mais de 100 anos na Itália, primeiro conhecido como frizzantin, que virou moda lá pelos anos 60, quando começou a ser servido nos barzinhos que circundam a Praça de São Marcos, em Veneza. Às vezes é misturado com suco de morango, prosecco con fragola, tomado mais por mulheres.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

RELACIONAMENTO

Dez coisas que podem fazer sua relação ir por água abaixo

Ainda que vocês estejam apaixonados, ainda que se divirtam juntos, saiba que certas atitudes e situações podem acabar com seu relacionamento. Veja quais são essas características para que você possa evitá-las no seu dia-a-dia.

1 - Não compartilhar as tarefas domésticas
Esta é uma das queixas mais comuns entre as mulheres. Quando um dos membros do casal sente que trabalha mais em casa do que o outro, está construído o ambiente para um conflito. Quando estamos cegos de amor, até nos parece engraçado uma roupa suja jogada no chão e as louças acumuladas na pia. Mas quando se convive de verdade essas tarefas domésticas podem se converter em um inferno.

Solução
Ainda que pareça incômodo, este é um tema que deve ser esclarecido desde o começo da relação. Há que ser feito um acordo para dividir as tarefas. Mas é importante levar em conta a carga horária e as responsabilidades de cada um fora de casa. Não caia no erro de fazer tudo sozinha porque não suporta a sujeira. E jamais coloque a limpeza do lar acima do sexo e do descanso.

2 - Cair na rotina
A rotina se instalou em sua vida? Não suporta estar sempre com sua família ou metida em casa? Antes de buscar soluções, você deve se perguntar se segue apaixonada por ele ou se isso se trata apenas de excesso de confiança e acomodação.

Solução
Combater a rotina necessita de um esforço permanente por parte de ambos. A saída de emergência é não fazerem tudo juntos. Gaste mais tempo com seus amigos, façam coisas separadamente, busquem ocupações que façam com que vocês saíam de casa.

3 - Família e ambientes diferentes
Algumas vezes são as circunstâncias externas que fazem uma relação enfraquecer. As diferenças socio-culturais ou inclusive a forma como foram criados podem influenciar. Você o quer, mas sente que ele deveria ser mais culto? Não se sente bem junto com a família dele, ou o contrário?

Solução
Estas são questões muito delicadas que precisam ser resolvidas com comunicação e tato. A primeira coisa a fazer é nunca aparentar ser o que não é. Não tente mudar os hábitos de seu companheiro para que ele seja como você quer. Respeite a família dele. Tente ser flexível e muito tolerante para que o outro não se veja forçado a fazer coisas que não se sente confortável.

4 - Muitas contas
O aluguel, as faturas dos cartões de crédito, a escola das crianças, o plano de saúde... Algunas vezes, ter uma vida em comum acarreta em uma alta carga econômica. E se algum dos dois não está bem no trabalho, a preocupação financeira se transpõe para a relação. É difícil manter o bom humor quando não se sabe se o dinheiro dará para o mês todo.

Solução
O primeiro passo é tentar reduzir os gastos. Aquele que estiver melhor estruturado financeiramente deve apoiar o outro e não se tornar em um elemento de pressão.

5 - Viver pensando no trabalho
Algumas vezes o trabalho toma tanto tempo que vida pessoal acaba ficando em segundo plano. Todos temos obrigações e responsabilidades e é importante termos ambições profissionais. Mas há que se por limites para que o trabalho não ocupe a maior parte de seu tempo e pensamento.

Solução
O melhor a fazer é conversar e tentar resolver a situação com argumentos reais. Se um de vocês tem muitas responsabilidades e uma alta carga horária no trabalho, é preciso fazer um pacto para tentar aproveitar ao máximo o tempo que passam juntos.

Não esqueça
A qualidade é mais importante que a quantidade.

6 - Ciúme
Conviver com uma pessoa ciumenta pode se tornar um inferno.

Solução
A pessoa ciumenta tem que ter claro que não há motivos para se preocupar. Mas quem sofre com isso não pode deixar que o outro acabe com sua liberdade ou que acabe renunciando a amizades. A confiança da pessoa tem que ser trabalhada, inclusive com um acompanhamento psicológico.

7 - Um de vocês não quer ter filhos
A maternidade ou a paternidade pode provocar vários tremores na relação. E não são somente os homens que retardam o momento de serem pais. Com suas novas posições na sociedade, a mulher, às vezes, coloca sua carreira acima do desejo de ser mãe.

Solução
Um dos dois pode não estar apaixonado o suficiente para querer ter um filho ou talvez o assuste a responsabilidade que um filho pode trazer. O melhor a fazer é conversar para descobrir o real motivo.

8 - Egoísmo
Muitas pessoas que são maravilhosas com seus amigos e família são extremamente egoístas com seu parceiro. A causa pode estar no fato de não estarem acostumados a compartilhar suas coisas, seu tempo, seu espaço ou sua vida com outras pessoas. Isso pode ser conseqüência do medo de perder a independência.

Solução
Quem é egoísta deve saber disso para poder mudar. O melhor a fazer é tratar essa pessoa com o mesmo veneno, ou seja, sendo egoísta também. Mas, sobretudo, é preciso ter paciência com o outro.

9 - Ter um trabalho melhor que o dele
Você jamais pensaria que ele é um desses homens que se sentem diminuídos porque a mulher ganha mais do que ele. No entanto, tem percebido que nos últimos dias ele se sente mal-humorado e que seu desejo sexual diminuiu.

Solução
Fale claramente com ele sobre o que pensa. Tente racionalizar a situação. Não permita que ele lhe tire seus méritos. Se ele não mudar de idéia e continuar com essas atitudes machistas, pense melhor se vale a pena continuar o relacionamento.

10 - Falta de comunicação
De todos, talvez este seja o problema mais grave, pois implica na "não solução" de todos os anteriores. Conversar sobre como foi o seu dia, sobre as expectativas da vida, enfim, levantar discussões que construam uma relação adulta e saudável.

Solução
Falar, falar e falar. É preferível comentar sobre qualquer coisa e situação que nos perturbe, por menor que sejam, antes que elas se convertam em uma bomba. A comunicação do casal deve se basear no respeito e na tolerância.

Serviço:
Adriana Barros - Psicóloga
Contato: (81) 9978.5745
E-mail: adrianabarros@oi.com.br

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

BEM VIVER NA ESTRADA

NATAL - RN

Capital do Rio Grande do Norte, Natal foi fundada na longínqua data de 25 de dezembro de 1599 e é uma das cidades mais antigas do país. A diversidade natural da "Cidade do Sol", como é conhecida no Nordeste, lhe garante centenas de milhares de turistas por ano.

Natal apresenta dunas, colinas, lagoas e um imenso cordão de arrecifes. Conta ainda com vida noturna movimentada, cozinha regional a base de frutos do mar e inúmeras festas populares. A cidade também é reconhecida como a que apresenta o maior número de dias de sol por ano no país.

O nome do município vem do latim natale e, segundo escritores, seu nome pode ser explicado por duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Rio Pontegui; a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599 (Dia de Natal).

É dotada de muitas belezas naturais e muitas praias atraindo por volta de dois milhões de turistas ao ano (o que a torna a quinta cidade brasileira mais visitada pelos turistas e a cidade mais visitada por portugueses), que procuram, por exemplo, as praias de Ponta Negra e Genipabu, além do Carnatal, que é a uma das maiores micaretas (bloco de rua) do Brasil.

Genipabu
Localizada a 23 quilômetros de Natal, chega-se à Praia de Genipabu atravessando o rio Potengi pela ponte do Igapo ou por balsa. Em Genipabu são encontradas diversas e lindas dunas claras, com até 50 metros de altura. Além do bugue, os visitantes podem passear em jegues ou ultraleves.

O Programa Bem Viver está exibindo durante sua programação (de segunda à sexta, das 13:30 às 14:00, na TV Clube) todas as aventuras da Visita de Gardênia Cavalcanti à Capital do Rio Grande do norte. Não deixe de assistir!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ETIQUETA

ETIQUETA À MESA

Existe um conjunto de atitudes que uma pessoa deve ter quando sentada para as refeições. Vamos listar algumas que poderão ajudá-lo nessa ocasião.

São elas:

• Em um jantar social a dona de casa determina o lugar de cada convidado;

• Os donos da casa sentam-se depois que todos os convidados estiverem acomodados;

• O convidado de honra senta-se à direita da dona da casa, e se for uma senhora à direita do dono da casa;

• A dona da casa reina absoluta e não deve se levantar durante a refeição;

• Assim que todos estiverem servidos, o convidado de honra dá início à refeição, mas os donos da casa também podem iniciá-la;

• Logo após sentar, coloca-se o guardanapo sobre o colo. Após a refeição este deve ser colocado sobre a mesa, sempre do lado esquerdo.

• Se o jantar iniciar com sopa, usa-se a colher de sopa ligeiramente inclinada dentro do prato. Se houver necessidade de cortar um pedaço de carne ou frango que está dentro é pode usar o garfo na mão esquerda para ajudar a colher;

• O pão é partido com as mãos, não se usa faca e não se mergulha o pão em qualquer tipo de molho;

• Cada vez que um prato é retirado, os talheres vão com ele e devem ser dispostos paralelamente com os cabos voltados para direita, ligeiramente inclinados para baixo;

• Enquanto estiver comendo o garfo fica na mão direita e a faca descansa sobre a parte superior do prato com a lâmina voltada para dentro;

• Para cortar um alimento, o garfo fica na mão esquerda com os dentes voltados para baixo e a faca na direita;

• Para facilitar seu uso, a ordem de utilização dos talheres é sempre de fora para dentro;

• Não se usa palito de dentes na mesa e estes devem ser colocados no toilete;

• Quando o prato servido for uma massa, esta não deve ser cortada, mas enrolada usando-se o garfo na mão direita e uma colher na esquerda para ajudar.

Forma correta de usar os talheres

A forma de usar os talheres à mesa é muito importante. A arrumação correta é a seguinte:

• As facas são colocadas à direita do prato com a lâmina voltada para dentro

• A colher de sopa fica do lado direito depois da faca

• Os garfos ficam à esquerda do prato, sendo o mais próximo o de carne e o mais afastado o de peixe.

• Os talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato, em sentido horizontal, com a colher e a faca com os cabos voltados para direita e o garfo para esquerda.

Quando estiver comendo, o garfo fica na mão direita e a faca descansa sobre a parte superior do prato com a lâmina voltada para dentro.

Para cortar um alimento, o garfo fica na mão esquerda com os dentes voltados para baixo e a faca na direita.

A colher deve ser utilizada ligeiramente inclinada, retirando o líquido aos poucos e sem fazer barulho.

No caso do prato servido ser massa, esta deve ser enrolada usando-se o garfo na mão direita e uma colher na esquerda para ajudar.

Os garçons profissionais, interpretam sinais através da disposição dos talheres. Quando estes estão dispostos abertos no prato, como se formassem um ângulo de 45 graus, com a faca do lado direito e o garfo do lado esquerdo do prato, isso indica que a pessoa ainda vai comer ou está comendo a refeição.

Já para demonstrar que a refeição foi finalizada, a pessoa deve colocar os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato. Esse é o sinal de que já está satisfeito.

Serviço:
Marinalva Pereira - Professora de Etiqueta