terça-feira, 9 de outubro de 2007

Arte & Saúde

A criatividade que cura e educa

Indicada para todas as faixas etárias, a arteterapia se utiliza da arte, como o próprio nome sugere, para atuar na psicoterapia.


A arteterapia é um tipo de psicoterapia que utiliza a expressão artística como instrumento terapêutico: cantar, dançar, desenhar, pintar, esculpir, recitar, representar e escrever são, desde sempre, expressões humanas primordiais. Os diversos meios utilizados permitem ao inconsciente expressar-se e revelar aquilo que até então não era consciente, facilitando e enriquecendo o processo terapêutico.

Recorrer às metáforas e ao simbólico através da expressão artística permite aos pacientes com alguma resistência à expressão verbal uma possibilidade de mostrarem os seus sentimentos de uma maneira alternativa e de certa forma divertida, facilitando assim uma reparação das problemáticas. A arteterapia é similar aos processos terapêuticos psicanalíticos, porque em sua metodologia utiliza-se, em parte, da livre associação das idéias e da expressão espontânea.
Por essa razão, o atelier de arteterapia não é de todo um lugar para se dar aulas, nem uma terapia ocupacional que tem como objetivo a distração. É uma verdadeira "ferramenta" terapêutica de busca sobre si mesmo, que pode ser praticada tanto em sessões individuais como em grupo.

A arteterapia funciona em três níveis – 1 - Lúdico - "Criar brincando e brincar criando" poderia ser o lema desse nível, que visa fazer renascer e descobrir dentro de si a capacidade inerente de criatividade. Tomar contato com os próprios dons e brincar como crianças, permite ao indivíduo estar no "aqui e agora". 2 - Terapêutico - Os atos simbólicos e criativos provocam uma verdadeira libertação emocional que age nos níveis físico, psicológico e energético. O atelier recria um espaço de segurança, onde a pessoa se dá o direito de através do ato criativo agir em sintonia na totalidade do seu ser. Sua ação é múltipla, permitindo, entre outras coisas, uma melhor expressão das emoções e sentimentos, o estímulo à imaginação e à criatividade, o aumento da auto-estima e da confiança e também a capacidade de expressão, que proporciona um melhor conhecimento interior. 3 - O Transformador - A arte terapêutica associa o processo de evolução psicológica com a criação artística. Deve-se então considerar que a arte e o ato criativo tomam suas origem dentro do corpo.

Benefícios da Terapia pela Arte - Arteterapia através da arte tem benefícios como: 1 - Melhora a comunicação consigo mesmo e com o outro; 2 - O indivíduo fica independente do terapeuta, pois é ativo, cria nas sessões; 3 - Favorece a busca da harmonia e do equilíbrio da vida; 4 - Aumenta a espontaneidade e a criatividade positivamente orientadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,Gardênia!Aqui é o Leandro(Carlos Ribeiro).Primeiramente,muito obrigado por ter me recebido muitíssimo bem ontem.O programa foi,como sempre,bastante esclarecedor,pois podemos aprender como lidar com situações como essa.Devemos em primeiro lugar ter fé em Deus,que nunca nos abandona como alguns infelizmente pensam.Como ontem lhe havia dito,lhe mandei um convite para o meu grupo de amigos do Orkut por meio do seu perfil número 3.Aproveito o espaço para sugerir que você faça uma matéria em uma casa de recuperação de pessoas drogadas,pois é muito importante que se mostre(sobretudo àqueles que acham impossível recuperar uma vítima das drogas)que é possível sim,com muita fé em Deus,força de vontade e determinação recuperar essas pessoas.No mais,que Deus a abençõe grandemente em o Nome do Senhor Jesus!
Um abraço e um beijo do amigo
LEANDRO JOSÉ MUNIZ(CARLOS RIBEIRO)
10/10/07