sábado, 5 de fevereiro de 2011

O QUE É OTOPLASTIA, A CIRURGIA PARA CORREÇÃO DA ORELHA DE ABANO?

A Dra Tatiana Caloi fala no Bem viver , sobre a correção de orelhas de abano.

A cirurgia da orelha de abano, ou Otoplastia, é feita para corrigir o afastamento das orelhas , o que dá um aspecto pouco estético e que incomoda muito os jovens e os adultos.


AS MELHORES INDICAÇÕES

As orelhas já atingem seu tamanho quase pleno aos 5/ 7 anos, e quanto antes à cirurgia for feita vai impedir que a criança seja alvo de zombarias, com os reflexos psicológicos daí advindos. Entretanto, a cirurgia também pode ser feita mais tardiamente, o que realmente ocorre, sendo freqüentes as cirurgias na idade que vai até os 14 anos. Muitos adultos jovens e mesmo adultos recorrem a este procedimento para corrigir estes inestetismos.

RISCOS

A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase imperceptível”, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior

Quando a cirurgia de orelha é executada por um cirurgião experimentado e qualificado, complicações são raras e normalmente menores. Não obstante, como com qualquer operação, há riscos associados com a cirurgia e complicações específicas associadas com este procedimento.

Uma porcentagem pequena de pacientes pode desenvolver um hematoma, coleção de sangue na orelha que pode se dissolver naturalmente ou pode ser retirado.

Ocasionalmente, pacientes desenvolvem uma infecção na cartilagem, que pode causar uma cicatrização alterada e de pior aspecto. Tais infecções normalmente são tratadas com antibiótico; raramente, nova cirurgia pode ser requerida para drenar a área infeccionada.

Os riscos anestésicos em crianças são diminuídos se escolhido um bom hospital e um anestesista experimentado.

PLANEJE A CIRURGIA

A maioria de cirurgiões recomenda que os pais permaneçam alerta aos sentimentos da criança sobre as orelhas. Não se deve insistir com a cirurgia até que a própria criança solicite. As crianças que se sentem inconfortáveis com suas orelhas de abano e querem a cirurgia são geralmente mais cooperativas durante o procedimento e mais felizes com o resultado. Já para os adultos, o momento de realizar a cirurgia é quando se está emocionalmente preparado para um ato médico.

PREPARAR A CIRURGIA

A consulta inicial com o cirurgião plástico é muito importante. O cirurgião ouvirá sua história médica completa, então avaliará seu caso tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, como do ponto de vista clínico. Solicita então avaliações de especialistas como cardiologista, anestesista e outros clínicos se necessário, e complementa tudo com exames laboratoriais. Assim estará pronto para proporcionar todas as informações que você precisa sobre resultados esperados e riscos envolvidos com o procedimento. Não deixe de informar ao cirurgião se tem qualquer alergia; se toma vitaminas, medicamentos (mesmo os mais simples), se utiliza álcool ou outras drogas, e se fuma. No período que antecede a cirurgia, não deixe de informar o cirurgião se tomou algum medicamento, mesmo os mais simples, como a aspirina e antiinflamatórios. A aspirina, como exemplo, pode alterar a coagulação sanguínea por períodos de até 11 dias seguindo-se a tomada de um único comprimido.

Você e o cirurgião vão discutir cuidadosamente suas metas e expectativas para a cirurgia.

O cirurgião explicará as técnicas e anestesia que ele usará, e o tipo de local onde a cirurgia será executada. Assim como os riscos envolvidos. Os honorários do cirurgião, do anestesista e auxiliares se necessários, e os custos do hospital ou day hospital serão fornecidos. Utilizamos valores fechados, assim você terá a confiança de que vai dispender de um valor exato, que lhe seja possível.

(Nota: a maioria dos seguros e convênios não cobre cirurgia de orelha de abano, a menos que se possa provar um problema excessivo, que signifique uma deformidade. Nestes casos a cirurgia deve ser liberada antecipadamente pela seguradora).

Não hesite em pedir a seu médico qualquer informação, especialmente às concernentes as suas expectativas e interesses sobre os resultados. Longe de nos incomodar, você nos deixará mais tranqüilos, sabendo que compreendeu perfeitamente a cirurgia a que vai se submeter.

Estes cuidados todos não existem para criar medo e inseguranças e sim para considerarmos o respeito que qualquer ato cirúrgico, principalmente os estéticos, deve ter. Estes cuidados devem sim esclarecer mitos e desfazer expectativas incorretas e assim, com a segurança obtida, obter a tranqüilidade necessária para atingir os bons resultados.


O texto  abaixo foi redigido pela cirugiã plastica Dra Tatiana Caloi. Que esteve no programa Bem Viver falando sobre o assunto. 
   

Falar em orelhas em abano, é falar um pouco do sofrimento de quem as tem... Crianças e adultos, homens e mulheres sofrem com o complexo que só quem tem sabe.

Mas o tratamento não está tão longe assim de você, e a cirurgia que é relativamente simples pode ser feita num esquema day-hospital, com anestesia local e sedação, e melhor ainda sem a necessidade de internação.

A exceção fica para as crianças que podem ser operadas a partir dos 6 anos de idade, mas com anestesia geral. Por isso, nesta faixa etária é importante que a indicação seja feita de forma consciente pelo médico com a anuência dos pais e principalmente, com o expresso desejo da criança.

Sintomas como problemas na escola, baixo rendimento escolar, timidez excessiva e agressividade para com os coleguinhas e que estejam relacionados com as orelhas em abano devem ser levados em conta.

Com uma incisão na dobra posterior das orelhas, pode-se retirar um pouco de cartilagem e moldar as dobras das orelhas para que estas fiquem mais próximas da cabeça.

O repouso do trabalho e da escola deve ser de mais ou menos 10 a 15 dias, período no qual os pontos são retirados. Os esportes de contato devem ser evitados por um mês, bom como o sol e a piscina.

Agora é só criar coragem e procurar um bom especialista em cirurgia plástica!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Em média qual o valor para fazer uma otoplastia???
obg.

Anônimo disse...

2 mil reais.

Adriano Costa - Belém, disse...

Olá... "Fiz" otoplastia e também cirurgia no nariz (para diminuir as narinas), faz umas três semanas. Quanto ao nariz, quero ainda levantar a ponta, pois diminuindo apenas as narinas (asas) ele ficou como uma "batata estreita", com certeza é por causa da ponta que, além de meio arredondada, cai um pouco mais quando eu rio e me expresso.
Já em relação às orelhas... Julgo que o cirurgião fez um trabalho truculento, sem muito bom senso, sem delicadeza. Ele mesmo tinha a opinião de que elas não precisavam quase nada de intervenção, mas ´
, principalmente, a minha orelha direita fiicou extremamente "colada" na minha cabeça. Fica muito esquisito; além de que essa mesma orelha ficou sem o desenho normal nas extremidades, o desenho arredondado de uma orelha normal - ficou meio reta, olhando-se de ângulo. Ele exagerou mesmo!
Na próxima segunda-feira eu vou ter uma conversa definitiva com o cirurgião, para exigir que ele refaça/desfaça o que fez, o quanto antes, e não dentro de três meses, como determinou. Afinal estou em plena atividade no trabalho e na faculdade; passo constrangimento. Sinto que troquei "seis por meia dúzia". Estou muito insatisfeito, frustrado, quase me arrependendo.
Se eu não receber uma resposta descente e ética dele, vou procurar amparo legal no CRM da região (Pará). Espero ter êxito, e que o corporativismo "deles" não me tolha nessa minha "desventura provocada".
Boa sorte a todos, e muita atenção...!

Anônimo disse...

4 mil