sábado, 4 de dezembro de 2010

Gastroplastia


O Dr : Joaquim Branco, cirugião bariatrico, conversou comigo no programa bem viver, falando  da cirugia que reduz o estômago. Salientou varias vezes durante a entrevista , que não é para vaidade e sim para saúde que essa cirugia é realizada.
Durante o programa, foi esclarecido varios questionamentos relacionados a GATROPLASTIA.
   
GASTROPLASTIA , TAMBÉM CHAMADA DE CIRURGIA BARIÁTRICA, CIRURGIA DA OBESIDADE OU AINDA DE CIRUGIA DE REDUÇÃO DO ESTOMAGO, É, LITERALMENTE, A PLÁSTICA DO ESTÔMAGO (GASTRO = ESTÔMAGO, PLASTIA = PLÁSTICA).


É UMA CIRURGIA REALIZADA EM PESSOAS COM O PESO MUITO ACIMA DO IDEAL, OS CHAMADOS OBESOS MÓRBIDOS.

O TRATAMENTO CLÍNICO É ESCOLHA EM PACIENTES COM SOBREPESO E OBESIDADE LEVE (IMC ENTRE 30-34,9 KG/M²). HOJE ESTÁ ESTABELECIDO QUE O TRATAMENTO CIRÚRGICO ESTÁ INDICADO EM PACIENTES DEFINIDOS COM OBESIDADE MÓRBIDA (IMC > 35 KG/M²) QUE TENHAM CO-MORBIDADES COMO APNÉIA DO SONO, HIPERTENSÃO, DIABETES MELLITO, DISLIPIDEMIA, ARTROPATIAS OU AQUELES PACIENTES COM IMC > 40 KG/M² INDEPENDENTE DE HAVER CO-MORBIDADES OU NÃO. ISSO PORQUE JÁ FOI EVIENCIADO QUE EXISTE UM RISCO MUITO MAIOR DO PACIENTE MORRER POR COMPLICAÇÕES CLÍNICAS RELACIONADAS À OBESIDADE DO QUE MORRER COM A REALIZAÇÃO DA CIRURGIA E OS BENEFÍCIOS QUE ELA TRAZ.[1]

A MORTALIDADE POR CIRURGIA BARIÁTRICA LAPAROSCÓPICA EM 2009 É 0,3%[1]

ESTUDOS VÃO AINDA MAIS LONGE DEMONSTRANDO QUE O RISCO DE MORTE EM PACIENTES OBESOS SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA É 35% MENOR DO QUE AQUELES QUE SEGUEM TENTANDO REALIZAR SOMENTE TRATAMENTOS CLÍNICO COM IMC > 35 KG/M² COM CO-MORBIDADES OU IMC>40 KG/M² [2] [3].

TIPO DE MECANISMO DAS CIRURGIAS BARIÁTRICAS:

TOTALMENTE RESTRITIVOS - CAUSAM RESTRIÇÃO DO ESTÔMAGO. BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL, CIRURGIA DE MASON E CIRURGIA DE SLEEVE;

MISTOS E PREDOMINANTEMENTE RESTRITIVOS: OS DESVIOS GÁSTRICOS COMO O BYPASS GÁSTRICO COM E SEM ANEL;

MISTOS E PREDOMINANTEMENTE DISABSORTIVOS: AS DERIVAÇÕES BILEOPANCREÁTICAS (DUODENAL SWITCH, SCOPINARO);

TOTALMENTE DISABSORTIVO - BYPASS JEJUNO-ILEAL (ESSA CIRURGIA FOI PROIBIDA POR COMPLICAÇÕES RELACIONADAS À ALÇA EXCLUSA);

OS TIPOS DE CIRURGIAS BARIÁTRICAS MAIS FREQÜENTEMENTE REALIZADOS SEGUNDO KAWAHARA SÃO:[4]

A TÉCNICA MAIS CONHECIDA E ESTUDADA É A CHAMADA CIRURGIA DE BYPASS EM Y DE ROUX. A CIRURGIA INICIA COM UMA VIDEOLAPAROSCOPIA. NA SEQUÊNCIA, OS PROCEDIMENTOS SÃO IDÊNTICOS. O ESTÔMAGO, QUE TEM CAPACIDADE PARA CERCA DE DOIS LITROS É SECCIONADO COM UM GRAMPEADOR CIRÚRGICO DE MANEIRA A SE OBTER UM NOVO ESTÔMAGO COM CAPACIDADE PARA APENAS 15-30ML. UMA ALÇA INTESTINAL É ANASTOMOSADA AO NOVO ESTÔMAGO PARA PERMITIR A SAÍDA E A ABSORÇÃO DOS ALIMENTOS QUE É CHAMADA ANASTOMOSE GASTROJEJUNAL. O FUNCIONAMENTO DA CIRURGIA É ATRAVÉS DA RESTRIÇÃO DA INGESTÃO DE ALIMENTOS, E EM MENOR PARTE POR DISABSORÇÃO, UMA VEZ QUE CERCA DE 150 CM DE INTESTINO DELGADO SÃO DESVIADOS (TÉCNICA MISTA - PREDOMINANTEMENTE RESTRITIVA). O EMAGRECIMENTO ACENTUADO PODE REQUERER CIRURGIAS PLÁSTICAS PARA A RETIRADA DO EXCESSO DE PELE.

UM OUTRO GRUPO DE CIRURGIAS PARA REDUÇÃO DE PESO É O DAS CIRURGIAS CHAMADAS "PREDOMINANTEMENTE DISABSORTIVAS" E AS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DESTE GRUPO SÃO AS REALIZADAS PELA TÉCNICA DE SCOPINARO E O "DUODENAL SWITCH". O PACIENTE PODE APRESENTAR DIARRÉIA AO INGERIR ALIMENTOS GORDUROSOS E TER DESNUTRIÇÃO PROTEICA SOBRETUDO NO SCOPINARO. TANTO O SCOPINARO QUANTO O DUODENAL SWITCH PODEM SER FEITOS POR LAPAROSCOPIA.

EM TODAS AS TÉCNICAS, O PACIENTE PRECISA SER ACOMPANHADO DE PERTO POR UMA EQUIPE ESPECIALIZADA MULTIDISCIPLINAR E RECEBER SUPLEMENTOS DE VITAMINA B12, CÁLCIO E POLIVITAMÍNICOS.

Um comentário:

Cassia França disse...

Otimo profissional...operei com Dr.Joaquim no ano passado com 126 kg e hoje estou com 66 kg e super feliz e saudavel.Faria essa cirurgia mil vezes!!!!