sábado, 25 de dezembro de 2010

Entre o verão sem pelos encravados



Vem (finalmente) chegando o verão. E se a estação mais quente do ano demorou tanto a chegar, não tem desculpa: é preciso estar com a depilação em ordem para encarar roupas mais curtas. Para que não haja erro e nada a impeça de usar aquelas peças que ficaram guardadas tanto tempo no armário, é importante acabar também com os pelos encravados, que dão um aspecto terrível à pele.

O dermatologista Aguinaldo Mirandez, diretor da Clínica de Dermatologia e Estética Perfetta e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirmou que a escolha do método de depilação adequado, esfoliação leve, o uso de hidratantes para facilitar a saída do pelo, ajudam a prevenir.

Importante também é evitar a manipulação e o uso de roupas apertadas. “Mas se os cuidados não foram suficientes para prevenir, uma visita ao dermatologista deve ser providenciada para avaliar e indicar cremes com ácidos, antibacterianos, despigmentantes e, eventualmente, até antibióticos por via oral”, disse. Confira abaixo algumas 5 dicas do profissional para acabar com o problema.

1) Evite passar muito a mão ou tentar desencravar. As tentativas com uso de agulhas e pinças podem piorar o quadro com infecções e cicatrizes. É mais conveniente o uso de antissépticos, hidratantes e, conforme a necessidade, preparados com antibióticos que devem ser indicados pelo médico.

2) Prefira os cremes depilatórios e as lâminas. As depilações que retiram os pêlos abaixo da superfície da pele (cera ou aparelhos que arrancam pela raiz) podem favorecer o encravamento.
3) Os métodos mais modernos de depilação, como laser e luz pulsada, são os melhores para tratar e prevenir o problema.

4) Fuja das pinças. Além de favorecer a infecção secundária, a manipulação com pinças, agulhas e outros instrumentos pode levar a machucados que produzem cicatrizes, muitas vezes de difícil tratamento.

5) Há no mercado diversas opções de esfoliantes. O uso de uma bucha pode ajudar. A frequência adequada é de uma a duas vezes por semana, em movimentos circulares.

Fonte: Terra Mulher

Nenhum comentário: