O Bem viver aborda assuntos relacionados a moda, saúde e beleza.Com entrevistas e matérias específicas o programa vai ao ar sábado as 8:30 manhã .As dicas também estão na coluna bem viver no jornal Aqui Pe , rádio Clube e aqui no blog, espaço feito especialmente pra vocês! beijos e nos vemos na tv clube, Paraíba canal 10 e Pernambuco canal 9.
Sexo é gostoso, isso todo mundo sabe. Mas, às vezes com a rotina stressante do dia-a-dia o sexo passa a ser mecânico, até mesmo por obrigação para agradar o parceiro. Então, para melhorar o desempenho na cama e deixar o sexo mais prazeroso, aqui estão algumas dicas quentíssimas:
1 – Se prepare: banho tomado e perfume suave em pontos estratégicos. Ou espere seu amado banhada por um óleo corporal perfumado, é tiro e queda.
2 – Deixe a luza acesa, os homens preferem, pode apostar.
3 – Abuse dos brinquedinhos eróticos, eles são aliados para sair do marasmo sexual.
4 – Use a lingerie certa, eles amam rendas e cores vermelho, preto e branca, de preferência fio dental. Não tenha vergonha, se solte.
5 – Tenha criatividade, solte a imaginação, conte a ele suas fantasias mais secretas.
6 – Experimente novas posições sexuais, a inovação provoca sensações boas e diferentes, ajuda a sair da rotina.
7 – Surpreenda-o com uma performance, faça um striptease, essa dança sensual vai excitar seu parceiro ao extremo.
8 – Faça sexo em lugares inusitados, diferentes da habitual cama do casal, por exemplo, no banheiro, na cozinha, no quintal, pode apostar que ele vai delirar.
9 – Sexo oral: indispensável. Ouse ainda mais com um cubo de gelo na boca.
10 – Auto-estima e confiança: não há homem que resista a uma mulher decidida e poderosa!
Coloquem em prática as dicas, mas não esqueça que para existir uma melhora significante na relação sexual do casal o diálogo é fundamental. Converse com seu parceiro e diga a ele o que você gosta, o que sente falta, os lugares que gosta de receber carinho, as posições que mais gosta, enfim, o que te dá mais prazer. E pergunte a ele as mesmas coisas, do que ele mais gosta, onde ele gosta de receber carinhos, se falta alguma coisa.
Às vezes, por uma coisinha simples a relação sexual começa esfriar e o casal começa deixar de lado o assunto, mas é preciso ter consciência que o sexo é o complemento do amor, e vice-versa.
No Bem Viver desta quarta-feira (25), Gardênia Cavalcanti conversa com o consultor de moda, Marcos Salles, que vem comentar o lançamento da nova coleção da Astória Jeans. Você confere imagens exclusivas do desfile realizado em Teresina com a presença do modelo internacional Miro Moreira. Ainda nesta quarta, você fica por dentro de todas as novidades da Kanitz, que vem com kits maravilhosos para você presentear as pessoas que você mais gosta nas festas de fim de ano.
Com a chegada do Verão e as férias, as pessoas ficam em contato com excessiva claridade, sol, cloro, ar condicionado e areia, agentes irritantes dos olhos e que podem causar problemas de visão.
Cuidados necessários
Alguns cuidados são necessários com os olhos nesse período de verão e férias. Pode parecer bobagem, mas até o sol pode trazer problemas. O médico oftalmologista do Instituto Penido Burnier Rodrigo Abreu, esclarece que a excessiva claridade pode provocar reações como a Ceratite Actínica, onde a córnea fica machucada, provocando nos olhos a sensação de desconforto, como se tivesse um visco, porém sem secreção, além de provocar vermelhidão.
Em casos mais graves, quando a pessoa recebe diretamente nos olhos os reflexos de um espelho usado por outra pessoa, ou olha diretamente para o sol sem proteção, os raios ultravioletas podem provocar queimaduras na retina, ocasionando permanentemente a diminuição da visão ou mesmo a cegueira.
Uma das formas de diminuir a sensação de desconforto, segundo Rodrigo, é usar sempre óculos escuros quando houver excesso de claridade, colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata, que são adstringentes e trazem bem estar e saúde aos olhos.
Outra recomendação do oftalmologista é que todos devem usar filtro solar ao redor dos olhos e quando a noite chegar, usar sabonete neutro para retirar o produto. Ele explica que é importante retirar o produto à noite, uma vez que o filtro ficando permanentemente na pele pode favorecer as conjuntivites.
Alerta
O oftalmologista alerta que estando na areia da praia, deve-se evitar ficar em local frequentado por cães filhotes, porque eles transmitem pelas fezes a Toxocaríase. Essa doença afeta os olhos das pessoas com infecção na retina, afetando a mácula, responsável pela visão central. A pessoa afetada fica com apenas 10% de visão, sem possibilidade de melhora. O médico esclarece que somente os cães filhotes transmitem essa doença.
Kit básico para verão
A recomendação do especialista é que ao sair de férias no verão, todas as pessoas devem ter uma pomada hidratante oftálmica ou usar um creme hidratante que não contenha álcool.Óculos de sol, com comprovada eficácia na filtragem dos raios ultravioletas, sabonete neutro, protetor solar, creme hidratante para a noite, colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata são alguns itens importantes para se levar na bagagem de férias.
Método científico, desenvolvido na Universidade da Califórnia, pelo PhD Dr. Dennison e sua equipe de especialistas, desde 1960, constituído por 32 exercícios simples e práticos que qualquer pessoa, de qualquer idade, consegue fazer para aumentar a sua capacidade de memória, concentração, aprendizado, criatividade, auto-estima, etc – crianças praticam na escola para melhorar a nota, adolescentes que vão prestar vestibular para não dar branco na hora da prova, adultos em seu ambiente de trabalho, para aumentar a produtividade e eliminar o stress, idosos no sofá de casa para prevenir Mal de Parkinson e de Alzheimer.
Supõe-se que Einstein, um verdadeiro gênio, tenha, no máximo, utilizado 10% da sua capacidade. Uma pessoa comum utiliza em média 3 a 4 %. Mas essa marca pode ser aumentada. O cérebro, nosso órgão mais importante, funciona como qualquer músculo, quando estimulado, cresce, desenvolve. Ao contrário, largado, abandonado, encolhe e atrofia. Este é o princípio da GINÁSTICA CEREBRAL. Assim, como se vai a uma academia para exercitar o corpo, pode-se exercitar o cérebro. Existe um livro ilustrado, já publicado em português pela Século XXI Editora de Porto Alegre, que apresenta estes 32 exercícios, cada um com um propósito: dificuldade de leitura, matemática, português, aprender idiomas, preguiça, auto-estima, dificuldade de aprendizado, memória, concentração, medo de dirigir, troca de letras, etc. O cérebro é absoluto e compartimentalizado. Assim, cada exercício tem a sua aplicação.
Para facilitar, 7 exercícios principais são destacados para compor um cérebro ideal, a SUPERMENTE: Positiva, Ativa, Clara e Energética. Como o tempo médio de cada exercício é de 1 minuto, pela manhã, ao acordar, em vez de pegar no tranco, é possível dar a partida instantânea no cérebro, em apenas 7 minutos, praticando o AQUECIMENTO CEREBRAL DE 7 MINUTOS, para um dia de sucesso no trabalho, estudos e na vida pessoal.
No Brasil é a segunda causa de morte e a oitava de hospitalização, por acidentes, na faixa etária de 1 a 14 anos. Segundo Ministério da Saúde, em 2005, 1.496 crianças de até 14 anos morreram vítimas de afogamentos. É importante salientar que os perigos não estão apenas nas águas abertas como mares, represas e rios. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam um grande risco. Assim elas podem se afogar em piscinas, cisternas e até em baldes e banheiras.
Outro fator que contribui para que o afogamento seja um dos acidentes mais letais para crianças e adolescentes é que acontece de forma rápida e silenciosa. Vamos imaginar um banho de banheira de um bebê:
·Ao deixar a criança na banheira para pegar uma toalha: cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança dentro da banheira fique submersa;
·Ao atender ao telefone: apenas 2 minutos são suficientes para que a criança submersa na banheira perca a consciência;
·Sair para atender a porta da frente: uma criança submersa na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro.
Como proteger uma criança de um afogamento
Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou os lugares sejam considerados rasos:
·Esvaziar baldes, banheiras e piscinas infantis depois do uso e guardá-los sempre virados para baixo e longe do alcance das crianças.
·Conservar a tampa do vaso sanitário fechada, se possível lacrado com algum dispositivo de segurança “à prova de criança” ou a porta do banheiro trancada.
·Manter cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos trancados ou com alguma proteção que não permita “mergulhos”:
·Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5m que não possam ser escaladas e portões com cadeados ou trava de segurança que dificultem o acesso dos pequenos.
·Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos;
·Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras. Na faixa etária até dois anos, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos. Nunca deixe as crianças, sem vigilância, próximas a pias, vasos sanitários, banheiras, baldes e recipientes com água.
·Evitar brinquedos e outros atrativos próximos à piscina e aos reservatórios de água.
·Tenha um telefone próximo à área de lazer e o número da central de emergência;
·Saiba quais os amigos ou vizinhos têm piscina em casa e quando seu filho for visitá-los, certifique-se de que será supervisionado por um adulto enquanto brinca na água;
·Bóias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança. Eles podem estourar ou virar a qualquer momento e ser levado pela correnteza. O ideal é usar sempre um colete salva-vidas quando próximos a rios, mares, lagos e piscinas.
·Crianças devem aprender a nadar com instrutores qualificados ou em escolas de natação. Se os pais ou responsáveis não sabem nadar, devem aprender também.
·Muitos casos de afogamentos aconteceram com pessoas que achavam que sabiam nadar. Não superestime a habilidade natatória de crianças e adolescentes.
·Sempre usar colete salva-vidas aprovado pela guarda costeira quando estiver em embarcações em praias, rios, lagos ou praticando esportes aquáticos;
·Ter um telefone próximo à área de lazer e o número da central de emergência;
·No mar: a vala é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar. Se entrar em uma vala, nade transversalmente à ela até conseguir escapar ou peça imediatamente socorro.
·O rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga, pois a morte por asfixia pode ocorrer em apenas 5 minutos. Por isso é tão importante que pais, responsáveis, educadores e outras pessoas que cuidam de criança aprendam técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Oriente a:
·Sempre nadar com um companheiro. Nadar sozinho é muito perigoso.
·Respeitar as placas, os guarda-vidas e verificar as condições das águas abertas.
·Não brincar de empurrar, dar “caldo” dentro da água ou simular que está se afogando.
Devido aos inúmeros e-mails recebidos nas últimas semanas, o programa Bem Viver exibe novamente a matéria sobre "estrias". Saiba como cuidar e prevenir o aparecimento delas. Nosso encontro é na TV Clube, às 12h35.
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e latina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).
As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças não escapam das estrias. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e bumbum. As estrias são atrofias lineares formadas pelo rompimento das fibras elásticas e comprometimento do colágeno resultantes de um estresse mecânico(estiramento) ou estresse fisiológico (estímulo hormonal). As fibras rompidas são inundadas de sangue, formando uma lesão que se reflete na pele como minicicatrizes avermelhadas que com o passar do tempo vão adquirindo uma coloração esbranquiçada.
Quais as causas das estrias?
São inúmeras as causas que levam a formação das estrias, sendo eles obesidade, qualidade do tecido conjuntivo, crescimento repentino, hereditariedade, alterações hormonais e gravidez. A seguir veremos de forma mais detalhada as possíveis causas do surgimento das estrias.
1. Produção hormonal: o aumento na produção do hormônio estrógeno na puberdade e na gravidez, sendo que na gravidez este fenômeno é agravado pelo estiramento da pele. Quando por exemplo a gestação ocorre durante a fase da puberdade, onde estes dois fatores (hormônios mais estiramento da pele) ocorrem de forma congruente, torna-se quase inevitável o surgimento de estrias, por isto nestes casos a prevenção precisa ser redobrada. 2. Uso de medicamentos: o uso de medicamentos que alteram a hidratação normal da pele, como no caso dos corticóides de via oral ou aplicação tópica prolongada. Os corticóides aumentam a retenção de líquidos, ocasionando a formação de edemas pelo corpo o que leva a uma diminuição da elasticidade da pele e conseqüentemente torna-a mais propensa ao estiramento das fibras elásticas. 3. Crescimento acelerado: o estiramento da pele também pode ocorrer devido ao crescimento acelerado entre os 12 e 16 anos. É muito comum nesta fase observarmos o franco surgimento de estrias nas costas, panturrilhas, braços e pernas dos adolescentes. 4. Efeito sanfona: emagrecer e engordar repetidas vezes causa um estiramento excessivo da pele e muitas vezes a pele não resiste ocasionando o surgimento das estrias. 5. Predisposição genética: caso sua avó ou sua mãe tiveram estrias, você tem uma grande probabilidade de tê-las, pois certamente é uma característica genética a nível do tecido. 6. Esforço excessivo para ganhar massa muscular: não é raro observar praticantes de atividade física com diversas estrias espalhadas pelo corpo. Muitas vezes a alimentação inadequada, associada a uma atividade física intensa para ganho de massa muscular podem levar ao surgimento de estrias na pele.
Quais os tipos de estrias?
Existem vários estágios no processo de formação das estrias. Em um estágio inicial as estrias são de cor rosada. Nesta fase, o tratamento pode atingir até 100% de resultados, pois o tecido tem ainda uma enorme capacidade regenerativa.
Com o tempo as estrias começam a alongar-se e tornam-se arroxeadas. Neste estágio a chance de sucesso no tratamento diminui, mas ainda é significativa.Quando as estrias assumem um tom branco-nacarado elas já estão mais largas, têm de 2mm a 4 mm. São as mais difíceis de tratar.
Como prevenir as estrias?
Diz um ditado popular que: “Prevenir é o melhor remédio”. Seguir este ensinamento certamente é o melhor tratamento quando falamos sobre estrias.
Existem duas maneiras básicas e simples de prevenir o surgimento das estrias. A primeira maneira de prevenção e de tratamento de estrias refere-se ao hábito de hidratar a pele diariamente. A segunda maneira, não menos importante está relacionada a bons hábitos alimentares.
O primeiro cuidado que precisamos ter para prevenir o surgimento de estrias refere-se ao hábito de hidratar a pele diariamente. Se você tem uma tendência a ter estrias é necessário que este hábito se transforme em um ritual diário. Utilizar bons cremes com bases hidratantes, ricos em colágeno, elastina, óleos vegetais e outros agentes hidratadores é essencial à saúde da pele e certamente lhe garantirá excelentes resultados.
Os hábitos alimentares, garantem ao nosso organismo a capacidade de renovação celular e conseqüentemente favorece ao surgimento de um tecido mais firme e de maior qualidade que suporte às oscilações de peso, alterações hormonais dificultando desta forma o surgimento de estrias.Uma alimentação de qualidade para prevenção de estrias dever ser composta minimamente de dois compostos. O primeiro deles é o COLÁGENO e o segundo seria a VITAMINA C. as razões para que a alimentação seja rica em colágeno são mais do que evidentes, pois quando falamos em estrias o colágeno é praticamente um sinônimo. O colágeno garante a nossa pele a elasticidade natural o que não permite o estiramento da mesma e conseqüentemente não permite a formação das estrias. O colágeno deve ser consumido diariamente (duas a três vezes) ao dia, de modo que forneça um aporte necessário ao nosso organismo. O colágeno serve não somente para a prevenção de estrias, como também deve ser consumido mediante o tratamento de estrias quando ( peelings), de modo que a renovação das fibras colágenas da pele sejam mais rapidamente reestruturadas.
Atualmente, temos a disposição para o mercado consumidor o colágeno hidrolisado que é um excelente produto capaz de suprir as necessidades diárias de colágeno.
Em relação a vitamina C, não podemos deixar de falar a respeito dela, tendo em vista que a vitamina C é indispensável para a síntese de fibras colágenas da pele. Para se obter a síntese de colágeno endógeno precisamos incorporar o hábito de ingerir vitamina C diariamente. A vitamina C, juntamente coma ingestão de colágeno garantem a nossa pele o viço necessário para prevenção das estrias.
Terça-feira é dia de Bem Viver o Bem. No programa de hoje, você vai conhecer o trabalho da ONG Visão Mundial. Nosso encontro está marcado às 12h35, na TV Clube.
Quando pensamos em sol, mar, já logo lembramos das porções, espetinho de camarão, cachorro-quente, pastel, raspadinha. São tantas opções deliciosas, que nem pensamos no risco que corremos com isso.
Antes de pensar na escolha, precisamos lembrar da importância de verificar as condições de higiene do local. Não é o momento para a piada “o que não mata engorda”. Muitas pessoas sofrem de intoxicação alimentar nesse período. Por mais que os vendedores ambulantes possam ser bem intencionados, eles andam o dia todo na praia, sem ter onde armazenar os alimentos em temperatura adequada. Imagine aquele queijo coalho o dia todo “passeando” na praia e você comprando por voltas das 15hs. É óbvio que não está bom para o consumo. O mesmo com qualquer outro alimento.
As pessoas mais cuidadosas sempre preferem comprar nos quiosques. É bem mais seguro! Mas mesmo assim escolha um quiosque que seja mais organizado. O bom é que os alimentos são preparados na hora e é possível acompanhar como está o armazenamento desses alimentos.
Cuidado com a compra do lanche natural. A maioria vai maionese. Este é um ingrediente que não combinada nada com o calor! Muito cuidado! Só compre lanches naturais nas padarias que você pega e escolhe na hora dentro das geladeiras.
Entre as opções do sorvetes, dê preferências para marcas conhecidas. Assim você poderá ficar mais seguro quanto as condições de higiene no momento de preparo.
Sempre prefira levar seus petiscos de casa e deixar para comprar só a bebida gelada na praia. Existem ótimas opções salgadinhos sem serem fritos e sem gordura TRANS, frutas liofilizadas (pacote de frutas desidratada, biscoitos integrais, barra de cereais, biscoito de polvilho). Dê uma olhada em lojas de produtos naturais, pois existe uma infinidades de opções gostosas e saudáveis para esse período.
Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Como se desenvolve?
Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causas do DM.
No DM tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina.
No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que está presente na maioria dos pacientes.
Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral é uma lesão anatômica do pâncreas, decorrente de diversas agressões tóxicas seja por álcool, drogas, medicamentos ou infecções, entre outras.
O que se sente ?
Os sintomas do DM são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo.
Os sintomas do aumento da glicemia são:
sede excessiva
aumento do volume da urina,
aumento do número de micções
surgimento do hábito de urinar à noite
fadiga, fraqueza, tonturas
visão borrada
aumento de apetite
perda de peso.
Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).
Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.
Como o médico faz o diagnóstico ?
O diagnóstico pode ser presumido em pacientes que apresentam os sintomas e sinais clássicos da doença, que são: sede excessiva, aumento do volume e do número de micções (incluindo o surgimento do hábito de acordar a noite para urinar), fome excessiva e emagrecimento. Na medida em que um grande número de pessoas não chega a apresentar esses sintomas, durante um longo período de tempo, e já apresentam a doença, recomenda-se um diagnóstico precoce .
O diagnóstico laboratorial do Diabetes Mellitus é estabelecido pela medida da glicemia no soro ou plasma, após um jejum de 8 a 12 horas. Em decorrência do fato de que uma grande percentagem de pacientes com DM tipo II descobre sua doença muito tardiamente, já com graves complicações crônicas, tem se recomendado o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença em várias situações. O rastreamento de toda a população é porém discutível.
Como se previne ?
A prevenção do DM só pode ser realizada no tipo II e nas formas associadas a outras alterações pancreáticas. No DM tipo I, na medida em que o mesmo se desenvolve a partir de alterações auto-imunes, essas podem ser até mesmo identificadas antes do estado de aumento do açúcar no sangue. Esse diagnóstico precoce não pode ser confundido porém com prevenção, que ainda não é disponível.
No DM tipo II, na medida em que uma série de fatores de risco são bem conhecidos, pacientes que sejam portadores dessas alterações podem ser rastreados periodicamente e orientados a adotarem comportamentos e medidas que os retire do grupo de risco.
Assim é que pacientes com história familiar de DM, devem ser orientados a:
manter peso normal
praticar atividade física regular
não fumar
controlar a pressão arterial
evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas (cortisona, diuréticos tiazídicos)
Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem resultar no não aparecimento do DM em pessoa geneticamente predisposta, ou levar a um retardo importante no seu aparecimento e na severidade de suas complicações.
A pele protege nosso organismo contra a radiação, agentes químicos e infecciosos. Por isso merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares na pele é maior.
Uma verdadeira barreira natural que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo; um termômetro perfeito que controla nossa temperatura fazendo com que eliminemos suor quando a temperatura está muito alta ou tremamos quando está muito baixa; um sensor excelente que transmite as sensações de tato, frio, calor e dor. Assim é nossa pele e por ser tão importante ela merece cuidados especiais nessa época do ano, quando a incidência dos raios solares é maior.
Ao contrário do que se pensa, os cuidados com a pele no verão precisam ser diários, mesmo quando não estamos na praia ou piscina.
E se a proteção solar é tão importante - já que evita o envelhecimento precoce, câncer de pele e queimaduras - cuidados como a hidratação e limpeza da pele também são indispensáveis.
Alguns especialistas dizem que até mesmo o banho tem que ser diferente nessa época do ano. O ideal é evitar tomar banhos prolongados com água muito quente, pois eles ressecam a pele. Outra dica é escolher um sabonete de limpeza suave.
Os hidratantes também são personagens importantes no cuidado com a pele durante o verão e alguns ingredientes como a glicerina e o propilenoglicol são capazes até de "captar" as moléculas de água do ambiente, devolvendo-as para a pele (são os chamados umectantes). Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro - através dos produtos que ajudam a mantê-la saudável - e de dentro para fora, através da alimentação e da reposição de líquidos. É importante evitar consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados, além de beber sempre muita água, para repor o que o corpo perdeu com a transpiração. A proteção da pele contra o Sol fica mesmo por conta dos protetores e bloqueadores solares. Hoje já estão disponíveis inúmeras versões que são ideais para peles oleosas e sensíveis E há também uma grande diversidade de FPs (fator de proteção solar) para atender todos os tipos de pele.
Confira algumas dicas para cuidar melhor da sua pele no verão:
Não se exponha ao sol das 10hs às 16hs;
Use diariamente protetor solar;
Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após o mergulho;
Use óculos e bonés;
Não exponha crianças com menos de 06 meses ao sol;