segunda-feira, 16 de março de 2009

SEXO E SAÚDE

O Bem Viver recebeu vários e-mails de telespectadores e internautas querendo saber sobre a importância da higiene intima, principalmente, antes e durante a relação sexual. Com isso, a equipe do Bem Viver foi conversar com o ginecologista, Aurélio Molina, para saber quais os cuidados básicos que devemos ter para manter a higiene pessoal em dia.



A higiene pessoal deve fazer parte do dia a dia de mulheres e homens


Cuidar da higiene intima é algo que deve fazer parte do dia a dia. É muito constrangedor chegar ao lado de alguém com mau cheiro. Imagine uma situação dessas durante a relação sexual. Com toda certeza uma cena pra lá de constrangedora. Afinal falar de sexualidade é falar de intimidade e de uma aproximação física mais intensa. Além de necessária, a higiene íntima diária é um ato de respeito e cuidado com o próprio corpo e quem sai ganhando é a saúde.




E nunca se esqueça de usar o preservativo (camisinha) durante a relação sexual, não apenas para evitar a gravidez, mas acima de tudo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a AIDS.



No momento que nos preparamos para o ato sexual nosso corpo exala ferormônios, substâncias com odor de características masculinas ou femininas que biologicamente são considerados fontes de atração ou pelo menos colaboradores da excitação sexual. Esses odores são suaves e naturais e não costumam provocar estranheza ou desagrado. Se os odores começam a causar desagrados é hora de conversar abertamente e expor a situação e juntos o casal resolver o problema.




Procure um médico regularmente, de seis em seis meses a um ano, para realizar os exames ginecológicos. Atenção: a prevenção é o conjunto de todos os procedimentos durante a consulta, incluindo a conversa com o ginecologista. Não apenas o exame citológico ou das mamas.





Dicas de Como Cuidar da Higiene Pessoal




A higiene corporal de homens e mulheres deve ser realizada diariamente, com água e sabão neutro. Deve-se percorrer todo o corpo: cabelos, pescoço, orelhas, axilas, tronco, braços, pernas e pés, com cuidado especial as dobrinhas que acumulam suor;


O casal deve fazer uma higiene íntima antes e depois de ter relações sexuais. O ideal é também sempre tomar um banho depois;



Não tenha medo de lavar a vulva na hora do banho, fazendo uma limpeza entre os grandes e pequenos lábios;


A higiene pessoal deve ser feita da vulva para o ânus, nunca ao contrário.



Independente da situação de intimidade, o banho com sabonete, a escovação de dentes e a escolha de roupas limpas e perfumadas são excelentes aliados do nosso bem-estar pessoal e, consequentemente, será prazeroso para o outro estar perto de você;

A higiene genital da mulher deve ser realizada diariamente com água e sabão neutro ou sabonetes íntimos que não contenham perfume. Deve-se evitar, para disfarçar o cheiro dos órgãos genitais, os desodorantes íntimos, porque eles podem causar irritação na parte exterior dos órgãos sexuais femininos; e as mulheres devem estar atentas ao aparecimento de ardor, coceira ou corrimento amarelado e com cheiro. Nesse caso é necessário consultar um ginecologista para realizar o tratamento adequado.



No período menstrual, a higiene e a troca frequente de absorventes ajudam a minimizar odores desagradáveis. Quanto à relação sexual, essa vai depender da vontade dos parceiros, em geral o sexo oral costuma ser evitado nesse período, mas se ocorrer, pode ser precedido de uma higiene íntima antes da relação e acompanhada da camisinha feminina que retém o fluxo da menstruação por alguns momentos. Isso permite uma estimulação oral sem desconforto.





Higiene Masculina




A higiene genital masculina deve ser bem cuidadosa na hora do banho. Isso permitirá manter a região sob o prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis) sem odores desconfortáveis.



O esmegma (secreções do pênis que tem aparência pastosa) se acumula por baixo do prepúcio se não houver uma boa higiene genital diária. Quanto maior o prepúcio, mais esmegma pode ser armazenado nessa região. Para quem tem excesso de pele no pênis (fimose) o cuidado e a higiene deve ser feita puxando o prepúcio para trás e lavando bem a região com água e sabonete neutro. Esse hábito de higiene sexual evita um tipo de inflamação chamada balanite e o surgimento de bactérias e fungos que também se desenvolvem no esmegma e que geram um odor bastante desagradável.

Mesmo tendo usado o preservativo deve ser feita a higiene no pênis com sabão neutro com água corrente

Um comentário:

Anônimo disse...

isso é muito educativo e legal mais o mais bonito seria se voces ensinasse os cuidados com as meninas tbm