quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NUTRIÇÃO E SAÚDE

APROVEITE AS FESTAS DE FIM DE ANO SEM CULPA

Chegou o final do ano e com ele as festas. Muita comemoração, família reunida, confraternização, alegria e muita comilança. É aí que muitas pessoas começam a se preocupar e perguntar: frente a essa mesa farta de receitas preparadas especialmente para essa data, o que comer para evitar o ganho de peso e continuar a manter a saúde sem se privar do prazer da boa comida?

Controlar o apetite ao longo do ano ou moderar nas festas de final de ano?
Controlar o apetite diante desses momentos de alegria e confraternização especiais nas nossas vidas pode nos causar tristeza e angústia, deixando nosso sistema emocional desequilibrado. Para evitar esse desconforto seria necessário que a alimentação durante todo o ano que passou fosse cuidada, ou seja, que ela fosse equilibrada, para que nesses momentos não houvesse a necessidade da privação.

Para aquelas pessoas que não tiveram uma alimentação equilibrada durante o ano e estão colocando como metas para o próximo de se cuidarem um pouco mais, a orientação é para que não sejam tão exigentes agora. Claro que a moderação ajudará nesse processo, mas os cuidados devem ser maiores durante o ano que segue. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de reeducação alimentar.

Esses hábitos alimentares saudáveis devem valer durante o ano todo, e não simplesmente quando queremos entrar em um vestido de festa ou quando o verão chega e os nossos corpos ficam mais expostos. A reeducação alimentar ensina que devemos moderar o consumo de comidas muito gordurosas, frituras, massas, doces, e dar preferência às saladas, legumes, carnes magras e frutas. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas.

Uma ceia de Natal e Ano Novo não vão estragar nosso verão. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar. O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada. Por isso, nada de sermos muito rigorosos com nós mesmos, devemos aproveitar a festa, mas sem exageros e com moderação.

Como evitar os deslizes ou exageros à mesa
Para evitar que esses deslizes comprometam nossa saúde, é bom lembrar de algumas dicas:

1. Antes da festa, tomar uma xícara de chá de boldo. O boldo é hepatoprotetor, ou seja, protegerá o fígado contra a ação das bebidas alcóolicas, além de facilitar a eliminação da gordura dos alimentos ingeridos durante a festa. Ao chegar em casa, tome outra xícara do chá;

2. Na ceia de natal , comece pelas frutas naturais típicas do natal como ameixa, uvas e etc...A ameixa contém um tipo de fibra que auxilia a eliminar as gorduras pelas fezes, ou seja, é ótima para emagrecer! Mas cuidado! deve-se comer somente 6 frutas ao dia, Ok?

3. Já as frutas secas como castanhas, amêndôas e pistache devem ser consumidas com cuidado, pois são ricas em calorias;

4. Como prato principal, prefira o peru! Ele é menos calórico e tem menos gordura que o tender. Para deixá-lo bem light, é só assá-lo no próprio tempero (vinho ou vinagre com sal e ervas) que deixamos a ave na véspera. Depois, prepare um molho com suco de fruta (laranja fica ótimo), amido de milho, pimenta e sal a gosto;

5. Já o tender pode, nos últimos minutos de forno, ser coberto com alguma geléia diet (tangerina fica ótimo!), ou ser servido com frutas. Dessa forma ele fica bem light e gostoso;

6. Cuidado com a farofa e com o arroz! Ambos são fontes de carboidratos. Carboidratos em excesso se transforma em gordura localizada. Assim, coloque bastante legumes como couve, cenoura ou brócolis no arroz e na farofa. Eles são rico em fibras e menos calóricos. Outra dica é misturar na farofa farinha de soja, pois é rica em proteína, ou seja, dá saciedade mais rápido e ajuda a combater a flacidez!

7. Prefira os bolos e panetones recheados com frutas, pois são menos calóricos! Se for fazer algo com chocolate, prefira o chocolate amargo ou meio-amargo, pois são ricos em antioxidantes;

8. Por fim, durante a festa não se esqueça de beber bastante água! Água hidrata e onde tem água não tem gordura, certo? Entre um drink e outro procure sempre beber água. Muito cuidado com bebida alcóolica: vinho e cerveja costumam engordar bem mais, além de aumentar a barriga. Prefira drinks à base de suco de frutas e/ou bebida destiladas (vodka, wisky..), pois engordam bem menos. Outra coisa: fuja dos coquitéis de frutas cheios de leite condensado, pois são uma bomba calórica.

Serviço:
JOYCE MORAES - Nutricionista Clínica Funcional
Contato: (81) 3461-3797

Nenhum comentário: