terça-feira, 1 de julho de 2008

BEM VIVER O BEM

AFILAPPE

Convivendo com as diferenças A AFILAPPE proporciona tratamento digno aos portadores de lábio leporino e ajuda a quebrar preconceitos.

Os desafios em relação ao preconceito pedem dedicação especial quanto a “aprender a ser” e “aprender a conviver”. Principalmente, quando o preconceito está ligado à aparência. As organizações não-governamentais (ONGs) têm importante função social e proporcionam conquista de valores pessoais e de grupos, como valorização do indivíduo, independente do seu aspecto físico. A AFILAPPE (Associação dos Fissurados de Lábio-Palatais de Pernambuco), ONG estabelecida em Recife, proporciona suporte ao tratamento médico dos portadores de fissura lábio-palatal ou lábio leporino (pessoas que nascem com o lábio superior e/ou o céu da boca aberto).

Criada em 23 de fevereiro de 1994, por pais e portadores de fissura lábio-palatal, a AFILAPPE é uma associação, sem fins lucrativos, legalmente estabelecida. Seu objetivo principal é garantir a implantação de políticas de saúde que atendam às reais necessidades de reabilitação do portador de fissura lábio-palatal. A instituição presta serviços de orientação e divulgação a portadores e familiares.

A fissura lábio-palatal é uma má-formação congênita, considerada deformidade crânio-facial, que ocorre durante a gestação. Causa deformidade na região dos lábios, gengiva e palato, repercutindo na fala, audição, dentição, deglutição e estética. A incidência, atualmente, é de um caso dentre 300 nascimentos. Na década de 30, era de um para 1000. As causas mais comuns são medicações inadequadas, doenças infecciosas, alcoolismo, tabagismo, drogas, desnutrição, agrotóxicos, estresse emocional, radiação e fatores hereditários.

Para os responsáveis pela Instituição, a grande importância da AFILAPPE para a sociedade e para os portadores de lábio leporino é que a associação luta, junto aos órgãos competentes, por um tratamento digno para pessoas que possuem essa patologia.

instituição atende, mensalmente, 1.600 pacientes de baixa renda, oriundos de quase todos os municípios pernambucanos e de outros estados do Nordeste. Muitos não dispõem nem do dinheiro da passagem para se deslocarem ao Instituto Materno Infantil (IMIP), em Recife, para realizarem o tratamento, que dura alguns anos e possui custos relativamente altos

A associação tem fornecido mais de 800 refeições por mês aos pacientes carentes que estão em tratamento no NADEFI/IMIP (Núcleo de Atenção a Defeitos da Face), além de fraldas descartáveis, mamadeiras especiais, leite, roupas e passagem para os que moram na região metropolitana do Recife.

A AFILAPPE mantém-se através de doações e contribuições espontâneas de associados e amigos. Para conseguir recursos, são realizados trabalhos com reciclagem de papel e latas em alumínio, rifas, vendas de objetos usados etc. As arrecadações são mínimas, o que dificulta a solução de problemas provenientes da falta de verbas. A inexistência de recurso financeiro fixo e a falta de voluntários são os maiores problemas que a AFILAPPE enfrenta.

Apesar das dificuldades, a associação ajuda no tratamento e combate ao preconceito contra os portadores de lábio leporino. Também dá a oportunidade de seguir seu exemplo e ajudar ao nosso próximo da melhor maneira possível.

Doações:
AFILAPPE - Associação dos Fissurados de Lábio-Palatais de PernambucoEndereço
Rua dos Prazeres n.o 216 – Boa Vista – Recife/PE
Telefone: (81) 3222-4515

Nenhum comentário: