Higiene Íntima
A maioria das pessoas sabe que ter uma higiene diária adequada é fundamental para manter a boa saúde do corpo. E isso é particularmente importante quando se trata da higiene íntima. Quando feita da forma errada, ou, o que é pior, quando não é realizada, pode deixar um cheiro intenso e desagradável e até ser percebido pelas outras pessoas. Mas, apesar de reconhecer sua importância, muitas mulheres ainda têm receio de falar e tirar suas dúvidas sobre o assunto.
"Doutora, acho que estou com corrimento". Essa frase te parece familiar? Pois saiba que você não está sozinha. Ela é a campeã das queixas no consultório de ginecologia. Mas, como saber se esse é um corrimento normal ou resultado de alguma infecção?
Sem dúvida, o primeiro passo é procurar um ginecologista para fazer um exame da secreção. Algumas mulheres podem se queixar de corrimento e ter somente o que chamamos de "corrimento natural", isto é, uma secreção branca ou transparente, de quantidade variável, que não tem cheiro ruim e nem coça. Em outros casos, pode-se estar diante de um caso de vulvovaginite (inflamação da vulva e da vagina) e o tratamento deve ser direcionado para a causa do problema.
Em alguns casos, a mulher pode estar realmente com uma infecção vaginal, mas fica usando este tipo de produto para "disfarçar" o odor dos genitais
Mas, falando sobre a higiene íntima: será que o uso de sabonetes, desodorantes e outros produtos desenvolvidos para este fim podem ajudar ou prejudicar? A resposta é: depende do tipo de produto utilizado e de quem está usando.
São inúmeros os produtos vendidos no mercado, que prometem eliminar os "odores femininos" e diminuir aquela sensação de umidade: talcos, lencinhos umedecidos, desodorantes íntimos e sabonetes. De todos esses produtos, os mais utilizados e recomendados para a higiene íntima da mulher são os sabonetes, que podem ser do tipo líquido ou não. Eles devem ser de pH neutro ou à base de glicerina e não ter cheiro, pois irritam menos a pele da vulva e fazem uma boa limpeza. Uma dica é ter sempre um sabonete desses para lavar as partes íntimas e outro para o resto do corpo.
Com relação aos outros produtos, deve-se ter muito cuidado e atenção se você resolver utilizá-los, pois eles podem provocar alergia e irritação em mulheres mais sensíveis. Até mesmo os que dizem ser antialérgicos podem ser irritantes. É importante lembrar que, em alguns casos, a mulher pode estar realmente com uma infecção vaginal, mas fica usando este tipo de produto para "disfarçar" o odor dos genitais. Por isso, antes de comprar qualquer um deles converse com seu ginecologista. Ele poderá orientar você na escolha do produto mais adequado.
Por:
Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexologia e Homeopatia. Para entrar em contato escreva para dra.mariana@marianamaldonado.com.br.
IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.
Matéria retirada do site www.bolsademulher.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário