segunda-feira, 31 de março de 2008

PILATES

Pilates para Gestantes

Reaprender a andar, respirar e se posicionar. Essa difícil tarefa tem solução: Pilates, um sistema de exercícios terapêuticos, revolucionário, desenvolvido em 1920 pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, que proporciona ao corpo a melhora na flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. A fisioterapeuta Thaís dos Reis Cardoso Pires destaca que, enquanto muitas formas de exercício podem provocar lesões musculares, o Pilates promove o fortalecimento muscular uniforme, especialmente dos músculos do abdômen, quadril e coluna.

Os movimentos

O Pilates dá maior importância aos movimentos que proporcionam uma melhor postura corporal. Além disso, essa técnica estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e a coordenação motora. ”Os movimentos são suaves e não provocam lesões articulares. A força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante”, destaca.

Pilates na gestação

O benefício mais importante para a gestante é o trabalho de respiração e o desenvolvimento da musculatura do abdômen. Os exercícios fortalecem a musculatura pélvica que ajudará no parto, se for normal. Também melhora a postura, a flexibilidade, a respiração e o alinhamento da coluna, que geralmente é prejudicada pelo aumento da barriga aliviando as dores na lombar. Podemos destacar também que após o parto o retorno à antiga forma é mais tranqüilo e rápido.

Segundo os fisioterapeutas tudo depende de quantos meses a gestante está: se a gestação está muito avançada existe uma limitação nos movimentos. A futura mamãe pode fazer exercícios físicos até o último mês de gestação. A partir do momento em que sentir algum desconforto, é melhor reduzir ou parar a atividade, até depois do parto. O Pilates não é recomendado nos casos de gravidez de risco, devido ao risco de aborto.

As aulas apresentam
- Exercícios suaves e eficazes, sem desgaste físico;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural.

Benefícios
- Aumenta a resistência física e mental;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Alongamento e melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalece os órgãos internos;
- Aumenta a concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

Quer saber mais sobre pilates para gestantes? assista o Programa Bem Viver desta terça (01/04), às 13:30h na TV Clube.

3 comentários:

Anônimo disse...

quem são os profissionais que trabalham com pilates em gestantes aqui no Recife?
Aurelane

paula disse...

oi gostaria de saber onde posso encontra pilatos pra gestantes aqui em recife.
Att. Paula rejane

Anônimo disse...

Boa Noite !! Conheço uma clínica muito boa que tem Pilates e trabalham tambám com Gestantes. As instrutoras são todas fisioterapeutas. E a flexibilidade de horário é ótimo, pois, funciona das 7h as 20h. A clínica se chama FISIOCLIN. Fica na Rua Quarenta e Oito, 701 - Espinheiro (Em frente a pracinha, próxima ao Restaurante Chinês da 48) - Recife/PE. O fone de lá é 3243-3859.

Espero que tenham gostado da dica.

Beijos