sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Varizes

Inverno é a melhor estação para tratar varizes

O inverno já começa a dá sinais e com ele a melhor época do ano para se livrar das varizes e dos "vasinhos" indesejáveis. Detestada pela ala feminina, aquelas veias avermelhadas ou azuladas são a maldição das mulheres e as infernizam durante todo o verão. Alguns dos tratamentos necessitam de pontos ou deixam hematomas nas pernas, o que torna a exposição ao sol desaconselhável. Assim, com o inverno, aumenta a procura às clínicas especializadas. Porém é preciso de alguns cuidados. Antes de começar qualquer terapia, ainda que para fins estéticos, é necessário fazer uma avaliação clínica das veias das pernas. Mesmo quando só são visíveis os vasinhos, é possível que haja microvarizes e varizes que também precisam ser tratadas.

Ainda pouco difundida no Brasil, a terapia com laser é bastante eficaz e reduz a necessidade de cirurgia em alguns casos. O aparelho dispara jatos de ar congelado sobre o tecido e, com a pele resfriada, a paciente sente menos dor, o que permite ao médico utilizar raios laser de potência maior, que secam as veias doentes.

Aqui em Pernambuco, a angiologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia, Solange Gomes, precursora no uso da terapia, utiliza o laser de última geração Harmony. O equipamento possui uma ponteira que dispensa o uso de gel e já vem acoplada a um disparador de ar congelado, que faz o papel de anestésico. "As varizes são facilmente tratadas, com menos sessões, reduzindo o tempo da terapia e seu custo", diz Solange. A médica afirma ainda que o tratamento com o laser garante maior eficácia da terapêutica com possibilidades de cura.

O Harmony usa uma janela ótica que permite atingir apenas as veias deixando a pele intacta, o tratamento é indolor e não têm consumíveis. "Hoje a tecnologia permite danificar a veia sem queimar pele. Há total segurança", garante Solange. A atual tendência é a combinação de técnicas convencionais ao uso do laser para casos de varizes mais resistentes. Mas o importante é a prevenção e a volta ao especialista a cada um ou dois anos.

Nos casos de cirurgia para as varizes, de médio e grosso calibre e safenas, também se faz o uso do laser endovenoso. Um cateter fino é introduzido no vaso sangüíneo, onde há um fio de fibra ótica que cauteriza o vaso. O procedimento provoca menos hematomas do que a retirada cirúrgica, além de uma recuperação mais rápida do que a tradicional.

Nenhum comentário: