segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Arte & Cultura

Arte em Toda Parte homenageia os 25 anos
de Olinda como Patrimônio da Humanidade


Projeto reúne cerca de 400 artistas plásticos em roteiros culturais, transformando o Sítio Histórico de Olinda numa imensa galeria de arte à visitação

A 7ª edição do projeto Olinda Arte em Toda Parte, que acontece de 22 de novembro e 2 de dezembro, não poderia deixar de homenagear os 25 anos da escolha da cidade como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982. Obras de arte dos mais variados estilos estarão expostas em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, igrejas, além de 120 ateliês e outros espaços públicos espalhados no Sítio Histórico de Olinda, transformando a cidade numa imensa galeria aberta à visitação, com entrada gratuita para o público.

O evento, que já integra o calendário cultural de Pernambuco, também homenageia os 80 anos que o artista plástico, cenógrafo e designer gráfico, Aloísio Magalhães faria este ano, se estivesse vivo. Ele foi um dos principais incentivadores para que Olinda virasse cidade-patrimônio. Na época do título conquistado pela Marin dos Caetés, Magalhães, então secretário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), produziu um álbum com 11 desenhos criados por ele (depois transformados em litogravuras na Oficina Guaianases) retratando a riqueza histórica e cultural de Olinda.

O trabalho de Aloísio Magalhães foi um dos principais argumentos para que os jurados do Comitê do Patrimônio Cultural da Unesco concedesse o título à Olinda. A cidade foi a segunda do país a conquistar a homenagem. A primeira foi Ouro Preto, em Minas Gerais, que virou patrimônio histórico e cultural em 1980. Muito do que foi mostrado para que a cidade virasse patrimônio vivo do mundo estará presente no Olinda Arte em Toda Parte. O projeto reúne este ano cerca de 400 artistas e leva ao município, conhecido por suas igrejas e ladeiras históricas, além do festejado carnaval, gente de todos os lugares que apreciam o mundo das artes.

“O público interessado negociará o preço diretamente com o autor da obra, sem atravessadores, por isso as peças sairão mais em conta”, lembra Luiz Barbosa, que integra o núcleo de produção e coordenação do Olinda Arte em Toda Parte. Os artistas marcarão presenças nos ateliês, sobretudo, nos dias 24 e 25 deste mês e 1 e 2 dezembro das 15h às 21h. O público esperado para este ano é de 40 mil pessoas, superando os 30 mil da edição de 2006.

Para melhor localização dos pontos de visitação, banners são fixados nas fachadas de todos lugares envolvidos no projeto. Também haverá equipes de monitores – estudantes voluntários de Turismo, Hotelaria e Artes Plásticas, disponíveis para prestar ajuda e orientação sobre o Olinda Arte em Toda Parte.

Uma mostra do que é o projeto já vem sendo conferida no salão do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, que recebe desde o último dia 5 a exposição ‘A Olinda de Aloísio Magalhães’. A mostra é composta pelas 11 litogravuras do artista que justificaram a escolha de Olinda como patrimônio histórico e cultural do mundo, junto a Unesco, e que ficará aberta até o final do Olinda Arte em Toda Parte. As visitações são diárias, de segunda a sexta, das 9h às 18h. E aos, sábados e domingos, das 15h às 21h.

A partir do dia 22, a programação do evento vem com opções diversas a exemplo da Mostra Panorâmica, com a exposição virtual que reúne as obras de arte do catálogo da sétima edição do projeto. A mostra acontece durante a semana e também no sábado e domingo no Mercado Eufrásio Barbosa, no Largo do Varadouro, das 9h às 21h.

Também estão inseridos no Olinda Arte em Toda Parte uma serenata, passeio musical pelo Sítio Histórico de Olinda; a Exposição Guaianases de Gravuras, que retrata os anos 70; mostra do acervo de Bajado na Prefeitura, além das exposições públicas no Varadouro, Carmo e Largo do Amparo.

Na Estação dos Quatro Cantos, o espaço é do artesanato e do frevo, onde quem aparecer por lá terá aulas com passistas e a oportunidade de apreciar toda a riqueza e beleza da arte popular de Pernambuco.

Uma das novidades do projeto este ano é que haverá transfer gratuito do estacionamento do Centro de Convenções para o Mercado Eufrásio Barbosa e retorno ao mesmo local, nos dois finais de semana – dias 24 e 25 de novembro e 01 e 02 de dezembro, das 15h às 21h. E para quem quiser conferir toda a programação do Olinda Arte em Toda Parte, vans gratuitas sairão do Mercado Eufrásio Barbosa também nos finais de semana, fazendo todo o passeio de graça pelo roteiro cultural.

“O Olinda Arte em Toda Parte já se consolidou como um dos mais importantes eventos artístico-culturais de Pernambuco e do Brasil. Uma iniciativa que se consagrou tanto no gosto das centenas de visitantes que vêm freqüentando a mostra desde a sua primeira edição em 2001 quanto dos artistas que, a cada ano, ampliam sua participação no projeto”, avaliou a prefeita de Olinda, Luciana Santos.

A 7a edição do Olinda Arte em Toda Parte é uma realização do Instituto Mobiliza de Educação, Cultura e Cidadania e da Prefeitura de Olinda, que contam com patrocínios da Petrobrás, Governo de Pernambuco e Chesf. E apoios da Gráfica Santa Marta, Skill Cursos, Rota Dourada, Ateliê Produtora, Aeso – Faculdade Integrada Barros Melo, Shopping Recife e Vinhos Botticelli.

Nenhum comentário: