terça-feira, 2 de outubro de 2007

Comportamento

Corpo, alma e mente...


Tendo a natureza como base de sua criação o Tai Chi Chuan é um estilo de arte marcial, que também é reconhecido como uma forma de meditação em movimento. Os criadores da arte não apenas buscaram inspiração na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entres os diversos elementos da natureza.

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.

A tradução do termo Tai Chi Chuan significa – Tai “o maior”, Chi “supremo” e Chua “punho”, com esse significado foram dados muitas traduções ao Tai Chi Chuan entre elas está o “punho da suprema cumeeira”, o “punho do limite supremo” ou simplesmente o “punho do Tai Chi”.

O Tai Chi Chuan já foi empregado na antiguidade como uma forma avançada e eficaz de combate: a função de guarda costas foi exercida por diversos praticantes da família Chen; instrutores da família Yang deram aulas para a guarda imperial e posteriormente para o exercíto republicano chinês. Sua aplicação como arte marcial acontece através do uso de movimentos circulares e contínuos que acompanham e complementam os movimentos do adversário de um modo similar ao ilustrado pelo símbolo do Tai Chi. No Brasil a divulgação da prática do Tai Chi Chuan teve seu início na década de 1960 em São Paulo e no Rio de Janeiro, capitais que contam com a presença de um grande número de chineses.

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan e do Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day) (WTCQD) é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para promover as práticas de Tai Chi Chuan e de Chi Kung em 60 países desde 1999.



Retirado do site wikipédia

Nenhum comentário: