sexta-feira, 18 de março de 2011

Lipoaspiração



Como manter os resultados cirúrgicos


O Brasil é hoje a capital mundial da lipoaspiração, tanto por número de procedimentos quanto pela qualidade dos mesmos. Com raríssimas exceções, o paciente que procura uma lipoaspiração traz em si o pensamento mágico de não mais voltar a engordar; como se algum procedimento o tornasse imune aos desajustes de dieta, sedentarismo, etc,que sempre acompanham a história destes pacientes.
O fato é que 70% destes pacientes sofrem de um distúrbio do comer compulsivo em maior ou menor grau (B.E.D); logo não sofrem de fome, mas de vontade de comer; o que é maior que sua decisão política-pessoal de cumprir uma dieta proposta. O que sabemos é que isso vem acompanhado de um desequilíbrio serotoninergico o qual pode e deve ser tratado. Devido a esta depressão neuroquímica de serotonina é que esses pacientes tornam-se ávidos por alimentos ricos em triptofano e feniletilamina (FEA) como: pães, biscoitos, torradas,batata, chocolate e doces.Esses alimentos contém grande quantidade calórica oriundas de açúcares (amido, sacarose, lactose, etc) e gorduras saturadas e hidrogenadas. A ingestão destes alimentos leva a distenção abdominal acarretando desconforto súbito, prisão de ventre, aumento nos níveis de glicemia, aumento nos níveis de colesterol e o retorno do peso perdido – o paciente engorda.
Este fato – engordar, leva o paciente a uma avaliação equivocada. Muitos deles após alguns meses pós lipoaspiração atribuem o fato de engordar a um procedimento cirúrgico insatisfatório, o que é completamente falso. Como nos livramos desta cilada?
Modernamente usamos a combinação de dois fármacos para mantermos o resultado obtido com a lipoaspiração: o primeiro visa a controlar a fome ansiogênica – sibutramina 10 mg duas vezes por dia – intervalo de 8 em 8 horas.A sibutramina por ser um inibidor seletivo da recaptação de serotoninas, combate e controla o aspecto ansiogênico da fome. Para melhorarmos o funcionamento intestinal produzindo fezes pastosa, diminuirmos a absorção de gorduras da dieta, evitarmos o aumento de níveis séricos de glicemia e colesterol e mantermos o peso desejável por um longo período utilizamos Xenical (orlistat).
A dieta sugerida tanto pelas sociedades de cardiologia, como de dermatologia; como a mais saudável por seus altos índices de gorduras poliinsaturadas, fibras e proteínas oriundas de pescados e aves é a dieta mediterrânea.
Com estes pilares bem firmados com o paciente – uso de sibutramina, uso de Xenical às refeições, dieta mediterrânea e exercícios; os resultados cirúrgicos encontram um contexto ideal para o esplendor de satisfação dos pacientes.

Fonte: http://www.terciorocha.com/artigo_lipoaspiracao.php

Nenhum comentário: