sexta-feira, 11 de março de 2011

Hipertensão infantil


Você sabia que criança também tem hipertensão? Pois é, tem sim, e para conhecer melhor como se detecta, quais as causas e consequências da hipertensão infantil visite o site http://www.sbh.org.br Neste site você encontrará para além da informação sobre hipertensão infantil, muitas outras dicas relativas a saúde do bebé.

10 coisas que você precisa saber sobre a hipertensão

1.A hipertensão arterial pode ser de dois tipos: hipertensão secundária – quando é causada por outra doença, como um problema renal; e hipertensão essencial, a qual não tem causa definida. Ambas as formas da doença podem acometer idosos, adultos, jovens e crianças.

2.Todos devem ter a sua pressão aferida regularmente, inclusive as crianças, durante as consultas ao pediatra.

3.Enquanto no adulto saudável, a pressão ótima é abaixo de 120/80mmHg (12 por 8), na faixa etária até os 18 anos esse dado não é arbitrário. Os níveis que configuram a hipertensão são avaliados pelo médico levando-se em conta idade, sexo e estatura.

4.Entre as crianças e adolescentes, a hipertensão essencial está geralmente associada ao estilo de vida – sedentarismo e má-alimentação, principalmente o sobrepeso e a obesidade.

5.A hipertensão essencial raramente apresenta sintomas, só podendo ser diagnosticada por meio da medida da pressão.

6.O estilo de vida das crianças e adolescentes geralmente está associado aos hábitos dos pais. É importante que estes dêem o exemplo desde cedo.

7.Em grande parte dos casos, a hipertensão do adulto começa na infância. Nessa fase, mesmo a forma leve da doença é capaz de provocar alterações danosas ao organismo, como o aumento do coração e seu mau funcionamento, problemas nos rins e alterações nos vasos sangüíneos dos olhos. As alterações podem trazer complicações graves na idade adulta.

8.Os cuidados começam na gestação. Pesquisas relacionam a nutrição da gestante, o desenvolvimento fetal e a dieta do lactente com o surgimento de doenças cardiovasculares e renais no futuro.

9.O leite materno é considerado a dieta ideal para o lactente até seis meses de idade. O aleitamento artificial pode produzir ganho de peso excessivo e contribuir para o surgimento de obesidade infantil.

10.Na maioria dos casos, é possível tratar a hipertensão essencial em crianças e adolescentes sem medicamentos. O tratamento é feito com alterações na dieta – que deverá incluir frutas, verduras e pouco sal, e com um programa adequado de actividade fisica.



MONTE A LANCHEIRA PERFEITA PARA O SEU FILHO

Na volta às aulas, o recreio começa em casa

A ajuda dos pais no preparo da lancheira estimula a alimentação saudável nas escolas

Com o início do ano letivo, vem a preocupação dos pais com a alimentação da garotada durante o período de aulas. Como muitas cantinas escolares não têm cardápio apropriado para uma refeição saudável, a solução está nos lanches levados de casa.

Muitas vezes as crianças resistem em levar o lanche de casa porque a maioria dos amiguinhos come na lanchonete da escola. Nesse caso, os pais podem aproveitar o momento de preparar a lancheira e explicar para os filhos a necessidade de se alimentar bem, sem com isso banir os lanches mais calóricos: basta estabelecer um acordo com os filhos e reservar um dia da semana para a cantina, por exemplo.

Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola, pois é um hábito compartilharem os lanches. Mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, podem estar consumindo guloseimas compartilhadas com outros amigos. Uma sugestão é debater o assunto no conselho de pais ou criar uma consciência de consumo, estipulando apenas um dia em que as guloseimas sejam permitidas.

"Quando os filhos são adolescentes e a cantina é quase inevitável, o melhor é orientá-los a escolher os salgados assados (menos gordurosos que os fritos), um suco (em lata ou caixinha) e um iogurte ou vitamina (que são boas fontes de cálcio, nutriente importante nessa a idade). Mesmo se alimentando na cantina os lanches podem ser mais leves e nutritivos, é uma questão de escolha por parte dos adolescentes.
O ideal é conscientizar as crianças, desde cedo, sobre a importância de se equilibrar diferentes nutrientes na mesma refeição e ao longo da semana.


SUGESTÕES

segunda-feira

1 caixinha de vitamina

1 bisnaguinha com requeijão

1 maçã

terça-feira

1 caixinha de suco concentrado

1 sanduíche (2 fatias de pão de forma) com queijo branco

1 pêra

quarta-feira

1 garrafinha de leite fermentado

1 minibolo

1 goiaba

quinta-feira

1 caixinha de suco concentrado

3 bolachas sem recheio

1 queijo processado

sexta-feira

1 caixinha de achocolatado

1 bisnaguinha com peito de peru

1 ameixa vermelha

Obs.: os lanches devem ser acondicionados em recipientes verdadeiramente térmicos.

Dica: Convença a escola do seu filho a ter espaços refrigerados (geladeiras) para acondicionarem os lanches trazidos de casa até o momento do intervalo para o recreio.

Nenhum comentário: