sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Celulite

Dra: Aline Vieira , dermatologista ,com clinica no Rio de Janeiro , Barra da Tijuca, fala sobre causas e tratamentos da celulite  no Bem viver. Estive em sua clinica e tiramos todas as dúvidas . As 8: 30  .


O que é celulite?

Celulite é um distúrbio estético representado pelo aspecto de casca de laranja até depressões na pele. É mais comum nas coxas e glúteos afetando a maioria das mulheres na pós adolescência. Não é considerada uma doença, pelo contrário, devido à frequencia que ocorre nas mulheres é até considerado normal. Mesmo assim a celulite gera um efeito psico-social negativo e incomoda a maioria das mulheres.

- Quais são as causas da celulite?

A causa é desconhecida, mas uma série de fatores incluindo genética, hormônios, inflamação e alteração da microcirculação estão envolvidos.

- E os tipos?

A celulite é graduada de 0 à 3:

0: pele com superfície lisa mesmo sentada ou deitada, quando aperta a pele ocorre apenas a formação de linhas na pele, sem depressões

1: pele com superfície lisa de pé ou deitada, mas aparecem pequenas depressões quando a pele é apertada

2: pele de aspecto acolchoado quando em pé, não é preciso apertar a pele para notar os furinhos; superfície lisa quando deitada

3: pele de aspecto acolchoado estando em pé ou deitada


- Por que ela é mais comum em mulheres?


É mais comum em mulheres pelo tipo de hormônios circulantes que predominam e pelo tipo de arquitetura de sustentação da pele. Parece até ser uma afecção gênero específica. Nos homens os septos do tecido conjuntivo subcutâneo são mais espessos, paralelos à superfície, formando uma rede que deixa os espaços para depósito da gordura muito pequeno. Ao contrário, nas mulheres, os septos são finos, perpendiculares à superfície, resultando em maior espaço entre o tecido conjuntivo para depósito de gordura.


- Existe cura?

Se tratada logo no início existe possibilidade de melhorar até 100%. Nos graus mais avançados não melhora 100%, mas ocorre uma melhora importante de até 80% no grau 2 e 30 a 60% no grau 3, além disso, o tratamento impede a progressão da celulite.


- Exercícios físicos ajudam a diminuir a celulite? Quais são mais indicados?

Os exercícios ajudam sim a diminuir a celulite. Os mais indicados são os exercícios aeróbios que estimulam a perda de calorias e consequentemente a perda de peso e de gordura. Os mais indicados são caminhada, natação, bicicleta e hidroginástica. Fortalecimento muscular da área acometida também é importante para modelar a musculatura e consequentemente a pele. Os exercícios e a ingesta de água melhoram a circulação sanguínea e a drenagem do sistema linfático, melhorando a eliminação das toxinas.
Ativam o funcionamento do intestino e dos rins, que eliminam mais toxinas.
 Melhoram a hidratação da pele, pois aceleram o trabalho das glândulas sebáceas, produzindo mais gorduras, e das glândulas sudoríparas, produzindo mais suor.


- Qual os melhores meios de prevenção?

Evitar ganho de peso, praticar exercícios físicos, boa alimentação, beber bastante água, hidratar bem a pele, aplicar substâncias que ativam a circulação local e fazer drenagem linfática pelo menos 1x/semana.


- O que há de mais novo para o tratamento?

Há uma enorme quantidade de tratamentos para celulite, e cada vez surgem mais aparelhos na busca de eliminar esse problema que atormenta a maioria das mulheres. Isso indica que não há um tratamento 100% eficaz e definitivo. Há diversos aparelhos, com tecnologias diferentes, que devem ser utilizados em conjunto ou em rodízio, na busca do melhor resultado e manutenção deste. O tratamento deve ter como alvo os fatores responsáveis pela formação e manutenção da celulite, como: fatores estruturais do tecido subcutâneo, hormonais, circulatórios e inflamatórios. Oriento as meninas novas a seguirem a risca as orientações já ditas para prevenção.


Os tratamentos disponíveis são: cirurgia (lipoaspiração e subcisão), aparelhos não invasivos (luz e laser, radiofreqüência e massagem), carboxiterapia e cremes tópicos.

Sempre associo ao tratamento o uso de cremes para melhorar a textura e qualidade da pele com o estímulo à circulação sanguínea local e melhora da drenagem linfática. Alguns componentes dos cremes, como as metilxantinas, parecem também estimular a lipólise.

A drenagem linfática realizada manualmente ou através de aparelhos (endermologia) ajuda na remoção de toxinas, na retenção de líquidos e melhora a arquitetura do tecido subcutâneo.

- Quais são as diferenças entre estrias e celulite?

Estria não tem nada a ver com celulite. O que elas têm em comum é que são alterações estéticas da pele e ocorrem com mais frequencia no sexo feminino. A estria ocorre por fragmentação das fibras elásticas que acontece por estiramento, uso de certos medicamentos e predisposição genética.


- Cremes anticelulite funcionam mesmo?

Funcionam sim. Eles possuem substâncias ativas que ajudam no combate às causas da celulite, melhorando circulação local, promovendo lipólise e melhorando a superfície da pele.

Um bom creme deve ter ação reestruturante, ajudando a diminuir a viscosidade do tecido conjuntivo e regulando a produção de fibras na derme, deve ter ação na célula de gordura favorecendo a quebra das mesmas, deve agir na microcirculação, ativando o fluxo sanguineo, diminuindo a fragilidade capilar e melhorando a drenagem linfática e deve ter também ação firmadora, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.

As melhores substâncias são: Cafeína: reconhecida pela capacidade de reativar o metabolismo celular, acelerando a lipólise. L-carnitina: ajuda na queima da gordura tem função antioxidante, capturando e neutralizando os radicais livres.

Extrato de café verde: rico em cafeína, permite inibir a absorção e o acúmulo de gordura, estimulando a lipólise.

Ginkgo Biloba: intensifica a circulação sanguínea melhorando a drenagem de toxinas. Asiaticoside: derivado da centella asiática, reestrutura as fibras de colágeno e ativa a microcirculação nas regiões afetadas, promovendo uma ação drenante dos líquidos retidos no sistema linfático. Alantoína: apresenta propriedades cicatrizantes, hidratantes, epitelizantes e antiirritantes. Além disso, melhora genericamente a eficácia de formulações terapêuticas tópicas.

Polifenóis: promovem ação antiinflamatória e antioxidante. Retinol: estimula o metabolismo e a síntese do colágeno, e diminui o acúmulo de gordura.


- Qual é a forma correta de aplicar esses cremes? (Quantas vezes por dia/ por quanto tempo/ como?)

Os cremes devem ser aplicados 2x/dia, com movimentos circulares de baixo para cima. Não tem tempo limite. Sempre indico aplicação de cremes e vou alternando os ativos com hidratação.


- Que dica você daria para as mulheres potencializarem os resultados?

Fazer uma esfoliação corporal 2x/semana para remover as células mortas e melhorar a penetração dos ativos e também aplicar uma loção ativadora da circulação antes da massagem, para favorecer a absorção dos componentes da fórmula e otimizar a ação lipolítica.


Se quiser algo a mais tem as seguintes possibilidades terapêuticas:

Opções mais conservadoras, com a utilização de técnicas não invasíveis realizadas em consultório são bastante procuradas.

A luz intensa pulsada ajuda na construção de colágeno novo, deixando a pele mais espessa e forte (mais parecida com a pele do sexo masculino, menos propícia a formação de celulite).

Aparelhos de radiofreqüência atingem os septos fibrosos do tecido conjuntivo e a gordura.

O infravermelho e a radiofreqüência melhoram a flacidez cutânea geralmente associada à celulite.

A subcisão é um procedimento cirúrgico. Utilizamos anestesia local e com um instrumento específico cortamos o septo fibroso que puxa a pele para baixo causando a depressão da celulite. Esse método eu utilizo para as áreas em que a celulite está deprimida (furinhos).

A carboxiterapia consiste na injeção de CO2. Quando em grande quantidade no tecido o organismo troca aquele CO2 por oxigênio, estimulando a oxigenação das células do local que está sendo tratado. Ocorre aumento da circulação no local tratado. Melhorando a oxigenação, melhora o metabolismo. As células começam a funcionar mais, queimando mais gordura e estimulando mais colágeno, ocorrendo também melhora da flacidez da pele.

A lipoaspiração é um dos procedimentos cosméticos mais utilizados. Mas devido ao seu alto custo e longo período de recuperação, têm-se buscado técnicas não invasivas de destruição do tecido adiposo.


A tecnologia mais recente é a associação do laser com fontes de luz. Essa tecnologia repara as células de gordura com um mecanismo único de ação que combina a energia do laser de diodo (comprimento de onda específico de 915 nm), da luz (650 nm), os roletes de contorno (que fazem uma massagem mecânica) e o vácuo, para atuar de forma seletiva sobre os fatores responsáveis pelo aparecimento da celulite. O vácuo posiciona a pele para a penetração otimizada da luz e do laser. A luz facilita a ação do laser, pois aumenta a permeabilidade da membrana da célula de gordura causando sua expansão. Simultaneamente, o laser é aplicado sendo absorvido de forma seletiva pela célula de gordura. A gordura é quebrada. Os cilindros ajudam a mover a gordura dissolvida para o sistema linfático, que a eliminará do organismo. Essa combinação estimula os processos metabólicos para minimizar as causas essenciais da celulite e gordura localizada, como edema, circulação sanguínea debilitada e redução do metabolismo. O colageno é remodelado deixando a pele mais firme e lisa.

Nenhum comentário: