domingo, 26 de dezembro de 2010

Proibida a venda de caralluma e Divine Shen

O Verão está chegando e muita gente quer perder aqueles quilinhos a mais. Claro que em vez de seguir a regra básica – alimentação saudável e exercício físico – há quem prefira procurar um caminho mais fácil e acredita nos anúncios das fórmulas mágicas para emagrecer. Entre as várias opções de produtos no mercado, dois têm liderado as vendas: a caralluma e o Divine Shen. De acordo com uma reportagem exibida pelo Fantástico , ambos oferecem riscos à saúde de quem os consome.


Veja no vídeo abaixo que, apesar de ser vendida como um produto natural, podendo ser encontrada livremente nas farmácias, a caralluma não tem a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializada. Extraída de um cacto supostamente originário da Índia, o suplemento alimentar é apresentado como sendo capaz de reduzir o apetite e de acelerar a queima de gordura. Mas é importante lembrar que não há nenhuma comprovação científica disso.

Confira também na matéria do Fantástico, que o Divine Shen está sendo considerado pelo Ministério Público como “uma ameaça à saúde”. Isso porque o medicamento teria em sua formulação a Sibutramina – substância proibida nos Estados Unidos e na Europa e que no Brasil, desde março deste ano, só pode ser vendida com receita azul numerada.
http://www.youtube.com/watch?v=Jb7I1fG9ewQ

Nenhum comentário: