terça-feira, 27 de outubro de 2009

HIGIENIZAÇÃO BUCAL


A higiene oral é muito mais do que a limpeza da boca e dos dentes, ter higiene oral é um gesto de saúde que inibe a entrada de bactérias no organismo.A saúde oral nos dá pistas valiosas sobre a saúde geral de uma pessoa. Por exemplo algumas doenças manifestam seus primeiros sinais na boca. Também podemos citar que a gengivite, que é a inflamação da gengiva, pode causar problemas em outras partes do corpo.

A boca é um pequeno ninho de bacterias, e normalmente estas bacterias são mantidas sob controlo através da higiene oral; que é a escovação dos dentes três vezes ao dia, e também a higienização da língua, que pode ser feita também com a escova de dentes.Temos alguma protecção criada pelo próprio organismo, como por exemplo a saliva que contem enzimas que ajudam a destruir as bactérias. Mesmo assim é possível que estas bactérias se proliferem e venham causar sérios danos nos dentes e na saúde geral do organismo humano. Uma infecção dentária, podem entrar na corrente sanguínea e causar doenças de foro cardiovascular, e ate ocasionar o nascimento de bebes prematuros, daí a importância de também ter atenção especial quando se esta grávida.

A gestante deve ter atenção especial a higiene oral, pois seu bebe estará solicitando todo cálcio possível de seu organismo para sua própria formação dentro de seu ventre, e também pelo factor de se ter uma infecção na boca e esta de alguma forma prejudicar seu bebé ainda em formação.Mesmo que estas associações não estejam ainda confirmadas cientificamente, existe uma relação com a saúde oral e a saúde geral de um individuo, e esta não deve ser menosprezada.

A higienização é simples, devendo-se utilizar escovas de cerdas macias, e a fio dentário, que deve ser passada cuidadosamente entre os dentes, para evitar a formação do tártaro e da placa bacteriana. A placa bacteriana é uma película aderente e transparente que se cola a superfície dos dentes e gengivas, é de consistência mole e fácil de ser removida com uma higienização bem feita.O tártaro, já é minúsculas pedrinhas, alimentos já calcificados que se acumulam entre os dentes. Este já mais difícil de ser removido, quando já encrustrado entre os dentes, e somente um dentista poderá retira-lo com eficácia e segurança.

A placa bacteriana existe em todas as bocas, é na saliva e nos alimentos que há os elementos para ela se desenvolver. Os hidratos de carbono e os açucares produzem os ácidos que contribuem para a desmineralização dos dentes. A acção destes ácidos, corroem o esmalte dos dentes, abrindo caminho para as cáries. As gengivas também sofrem, incham, sangram, e ficam inflamadas e vermelhas; isto se não houver a higienização correcta.

A higienização correcta deve ser incentivada desde a primeira infância, quando os primeiros dentes de leite estão em formação.

Pontos básicos de uma boa higienização oral:

- Escovar os dentes, três vezes ao dia, após as refeições e principalmente antes de dormir.

- Usar uma escova adequada, de cerdas macias, e tamanho médio.

- Usar uma pasta dental com flúor.

- Sempre que possível fazer bochechos com uma solução liquida anti bacteriana

- Observar sinais nas gengivas que demonstrem inflamação, como dor, inchaço, sangramento, mau hálito, maior sensibilidade ao frio ou ao calor nos dentes, ou dores.

- Consultar regularmente o dentista, ao menos de seis em seis meses, para que seja feito um diagnostico pelo especialista.

Serviço
Clínica Marcus Werneck
Av. Bernardo Vieira de Melo, 1376 - Piedade
(81) 3462.3382

Nenhum comentário: