segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TERCEIRA IDADE



Quem pensa que musculação é uma atividade só para os jovens que querem ficar com o corpinho sarado, está redondamente enganado. A imagem do vovozinho sentado na cadeira de balanço pensando na vida é coisa do passado. A diferença é que na terceira idade a malhação deixa de ser uma prática para a estética e vira uma questão de saúde. A idade não é limite para se conquistar um corpo forte e bem condicionado.

O professor de educação física, Vinícius Lima, atende alunos de idades entre 70 e 107 anos. "Alguns ainda trabalham, outros são aposentados. Uns andavam de cadeira de roda e bengala, viviam em casa e hoje depois de praticarem atividades físicas têm muito mais disposição", atesta.

Os exercícios físicos são recomendados a qualquer idoso, mais para que a prática da musculação não cause prejuízos, ele sempre deve estar acompanhado por um médico e os exercícios orientado por um professor de educação física. Para o bom andamento da prática do esporte são necessárias avaliações físicas e médica antes de se iniciar qualquer atividade. Os aparelhos recomendados dependem de uma avaliação prévia, assim como a freqüência semanal. O mínimo recomendável são três vezes por semana, mas cada idoso é atendido de acordo com as suas necessidades e limites.

Os benefícios da musculação para idosos são diversos. Entre eles estão: aumento de massa muscular e óssea; melhora no equilíbrio, coordenação; diminuição de dores, quedas e da pressão arterial; melhora da capacidade respiratória, cardíaca e circulatória; auto-estima elevada, sociabilização, superação de limites e independência nas atividades da vida diária. "Depois dos 30 anos, perde-se, em cada 10 anos uma média de 10% da massa muscular”, afirma o Vinicius Lima.

Os exercícios podem ser feitos no próprio ambiente de trabalho, em casa, em academias, parques, de modo geral em ambientes livres. Utilizam-se halteres, caneleiras, bolas, elásticos e até mesmo o próprio peso do corpo. “O importante é não ficar parado”, explica o professor.

As aulas também são recomendadas para pacientes com osteoporose, já que a execução de exercícios com carga (musculação) e com compressão articular (caminhada, por exemplo) fortalecem os músculos, pois a formação óssea ocorre quando existe impacto nas articulações. "A atividade física melhora o equilíbrio do idoso através do aumento da massa muscular, o que diminui a probabilidade de quedas", esclarece Vinicius.

A musculação é indicada para paciente que saiu de uma cirurgia e perdeu força muscular. “É necessário que o paciente ganhe massa muscular, sempre respeitando os seus limites para que ele volte o mais rápido possível para as suas atividades de vida diária”, conclui o professor.

Serviço
Vinícius Lima - Prof. de Eduação Física
(81) 9959.9007
prof_viniciuslima@hotmail.com

Um comentário:

Patricia disse...

Eu adorei o que o Vinicius fz ,queria saber mais ou que vcs faça de novo novas etrevistas e como é feita,3x na semana e a serie de repetiçoes,pois sou estagiária de educ.física.Por favor adoro idosos,e onde se faz curso ou se ele próprio ministra o que ele indica.Por favor me ajude,meu email é patricia.montalvao@hotmail.com