Etapas da fertilização in vitro e transferência de embriões
- Indução da ovulação, para estimular amadurecimento de vários óvulos.
- Monitorização do crescimento folicular com ecografia transvaginal.
- Coleta de óvulos por ecografia transvaginal (mediante analgesia, tempo médio 5 - 15 minutos).
- Coleta do sêmen e capacitação espermática, no mesmo dia da coleta dos óvulos.
- Inseminação in vitro: identificação e classificação dos óvulos com posterior inseminação com o sêmen capacitado.
- Transferência de embriões para o útero materno, geralmente 3 dias após a fertilização.
- Suporte da fase lútea.
- Diagnóstico de gestação.
Os óvulos maduros ficam algumas horas em cultura sendo então inseminados na proporção de aproximadamente 100 mil espermatozóides móveis para cada óvulo. Quinze a 19 horas após a inseminação os óvulos são examinados ao microscópio em busca do sinal de fertilização (presença dos pró-núcleos masculino e feminino). Vinte e quatro horas após a inseminação observa-se a presença de pré-embriões, divididos em duas células. A transferência dos pré-embriões realiza-se 48 a 72 horas após a inseminação, com pré-embriões com quatro, oito ou mais células.
Transferência de embriões
Neste procedimento, similar a um exame ginecológico de rotina, coloca-se o espéculo na vagina e com um cateter adequado coloca-se os pré-embriões na cavidade uterina. O catéter de transferência é extremamente delicado, existindo diversos modelos. A tranferência é indolor, portanto não necessita de anestesia ou analgesia. Após o procedimento a paciente fica aproximadamente 30 minutos em repouso.
Resultados da FIV - TE
Os índices de gestação com a FIV-TE são tão bons como os da natureza. Um casal fértil normal, com 20 anos, fazendo sexo regularmente, tem a cada mês em torno de 16% de chance de conceber. Com o procedimento FIV-TE, após a transferência de 3 embriões os índices de sucesso por ciclo de tratamento ficam, também, em torno de 20%-30%. Depois de quatro ciclos de tratamento o índice cumulativo de gestação chega a 50% por casal em média. A idade da mulher é fator importante nas taxas de gestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário