quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

NUTRIÇÃO E SAÚDE

O PODER DAS FRUTAS

Com certeza, desde criança você ouve que comer frutas faz bem à saúde. e não se trata apenas de conselho de médicos exigentes ou pais superprotetores. a verdade é que são fonte de vitaminas indispensáveis à conservação humana e essenciais para uma vida saudável.

Uva
A uva é uma fruta com muitas propriedades medicinais, contém glucose, ferro, potássio, vitaminas (A, B1, B2). Ela é uma fruta depurativa do sangue, mineralizante e alcalinizante, além disso, desintoxica o organismo. A uva ajuda a tratar de: cansaço, disfunções intestinais e digestivas, hemorragia uterina, doenças do estômago e problemas de circulação.

Morango
O morango é uma fruta indispensável para uma vida sadia, é rico em sais minerais e vitaminas. Ele tem ação alcalinizante, mineralizante e emoliente. O morango ajuda a tratar de: anemia, desnutrição, diabetes, diarréia, febre, gota, pressão alta, ácido úrico, reumatismo e cálculos nos rins.

Maracujá
A passiflorina é a substância responsável pela ação calmante do maracujá. Ele ajuda tratar de: ansiedade, depressão, estresse, histeria, inflamações da pele, insônia, pressão alta, reumatismo e tensão nervosa.


Melancia
Fruta altamente rica em água, é ótima para hidratar o organismo e eliminar toxinas. Além disso, a melancia é rica em potássio, sais minerais e vitamina A. Ela é conhecida como extraordinário poder diurético e refrescante, além de ser rica em Licopeno que reduz risco de câncer. A melancia ajuda a tratar de: febre, ácido úrico, retenção de líquidos, doenças da bexiga, cistite, hipertensão arterial e verminoses.

Melão
O melão é excelente para repor o potássio, necessário para o bom funcionamento do organismo, além de conter ácidos orgânicos, glicose, sais minerais e vitaminas (A e C)
O melão ajuda a tratar de: anemias, cansaço físico e mental, debilidade orgânica, eliminação de toxinas, intestino preguiçoso e pele seca

Laranja
A laranja é rica em vitaminas (A, B12, C), ferro, fósforo e cálcio. Ela é refrescante, diurética e depurativa do sangue. Além disso, a laranja favorece a secreção de suco gástrico, de bile e de todos os líquidos do tubo digestivo. A laranja ajuda a tratar de: anemia, febre, gripe, intestino preso, problemas digestivos e tensão nervosa.

Limão
O limão é rico em vitaminas (A, B1, C) e sais minerais. Além de o limão ajudar em gripes e resfriados, vale lembrar que ele tem várias aplicações terapêuticas. No limão é encontrado substâncias fotossensibilizantes, por isso, deve-se sempre lavar as mãos após o seu uso.
O limão ajuda a tratar de: problemas estomacais, aftas, feridas, tosses, unhas fracas, ácido úrico, pneumonia, enxaqueca, amigdalite, acne, enjôo, hipertensão arterial, estomatite, faringite e úlceras em geral.

Maçã
A maça tem muitas propriedades medicinais, entre elas, fósforo, sais minerais e vitaminas (A, B1, B2), ácidos, sódio e tanino, que atua como antiinflamatório e adstringente. A maçã ajuda a tratar de: eliminação de toxinas no sangue, pele cansada, desidratada e congestionada, problemas digestivos, proteção da mucosa, retenção de líquidos, reumatismo e tensão nervosa.

Mamão
O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para prisão de ventre. O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão. Quando o mamão é ingerido em jejum, é eficaz contra o diabete. O mamão ajuda a tratar de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verruga.


Manga
A manga é altamente nutritiva, rica em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas (A, B, C)
Ela é depurativa do sangue e funciona como expectorante. A manga ajuda a tratar de: anemias, bronquites, distúrbios digestivos, desnutrição, gengivites, tosses e úlceras.

Goiaba
A goiaba é uma excelente fruta para a saúde, ela contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. A goiaba promove o metabolismo das proteínas, e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.
A goiaba ajuda a tratar de: diarréias, excesso de ácido úrico, ferimentos diversos, gripes, resfriados e retenção de líquido.

Coco
A principal qualidade desse alimento é conter propriedades anticancerígenas. O magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens. Também age como adstringente nas hemorróidas.

Água de coco
Além do alívio do calor, a água de coco oferece vários benefícios à saúde, incluindo boas doses de proteínas, vitaminas e sais minerais. A água de coco é boa contra as rugas da pele, calmante, depurativo do sangue, debilidade orgânica, dores musculares e fadiga. Além disso, ela é excelente para o tratamento de todas as enfermidades da bexiga.

Banana
A banana é rica em potássio, sais minerais e vitaminas (A, B, B1, B2, C, E, H). O consumo da banana é muito indicado para atletas, porque estimula a produção de serotonina no cérebro.
As últimas pesquisas indicam que a banana previne derrame e é bom para a circulação.
A banana ajuda a tratar de: anemia, debilidade orgânica, fraqueza generalizada e diarréia

Abacaxi
O abacaxi é ótimo para repor as energias. Ele é um alimento com ácidos orgânicos, açúcares, cálcio, enzimas, ferro e vitaminas. Ele tem o poder de retirar as células mortas da pele, rejuvenescendo-a e por conseqüência disso é excelente nos processos de cicatrização. O abacaxi ajuda a tratar de: doenças respiratórias, melhora a aparência da pele, excesso de líquido no organismo, feridas, problemas digestivos e úlceras.

Acerola
A acerola é conhecida pela alta fonte de vitamina C e ferro. A vitamina C contida na acerola é ótima para o envelhecimento precoce e doenças decorrentes da ação dos radicais livres. A acerola ajuda tratar de: disenteria, febre, excesso de ácido úrico, gripes e resfriados.

Abacate
O abacate é um fruto bastante rico em substâncias gordurosa encontrada na polpa. Ele tem diversas aplicações medicinais, culinárias e cosméticas. As partes utilizadas do abacate são: folha, fruto e semente. O abacate ajuda a tratar de: contusões, dores de cabeça, dores reumáticas, bronquite, diarréia, pele seca, cabelo ressecado e na retenção da secreção biliar.

Serviço:
Ruth Lemos - Nutricionista
Contato: bemviver@tvclubepe.com.br

Nenhum comentário: