quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MAMA

RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Muitos mitos e medos cercam este tema , uma vez que o câncer de mama é um assunto muito delicado para as pacientes , seus familiares e a sociedade de modo geral, embora , grandes avanços tenham sido alcançados na compreensão desta doença.

A reconstrução mamária é uma opção para melhorar a qualidade de vida de uma mulher submetida a mastectomia, pode atenuar o impacto emocional e físico provocado pela cirurgia radical, e tem como objetivo imediato a reparação da mutilação da mastectomia; restaurando a forma e o volume da mama amputada , preservando assim a auto-imagem da paciente ;contribuindo para a recuperação psicossocial mais rápida.

A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que devolve o volume e o contorno da mama a mulher submetida a mastectomia, as vezes complementado pela reconstrução da aréola. Para a mulher, a mama é um órgão carregado de simbologia afetiva. O medo da perda deste símbolo pela mastectomia, projeta a fantasia de outras perdas como: a feminilidade, a identidade feminina, a sexualidade; elementos fundamentais para o bem estar psicológico da mulher.

É normal a paciente ficar com medo que o câncer volte se realizar a cirurgia?
Sim. Infelizmente, muitas pacientes têm esta fantasia. Na verdade as cirurgias de reconstrução de mama, não favorecem nem evitam que a doença volte. É uma cirurgia para resgatar a identidade feminina através da reparação da imagem corporal.

Como a operação é feita e quando ela pode ser realizada ?
Existem várias maneiras de reconstruir a mama após uma mastectomia. O método deve ser escolhido para atender as necessidades de cada paciente. A operação mais simples é colocar uma prótese atrás da musculatura atrás da mama e criar um volume que se assemelha a mama normal.

Se muita pele for removida podemos empregar um expansor de tecidos para obter mais pele; o expansor é substituído por uma prótese permanente após algumas semanas ou meses. Outra abordagem é usar o tecido das costas ou do abdome da paciente para reconstruir a mama; são os chamados retalhos miocutâneos. Qualquer que seja o método de reconstrução mamária, cirurgias adicionais são necessárias para reconstruir o mamilo.

Vou continuar fazendo a quimioterapia ou não depois da cirurgia?
A cirurgia não impede que o tratamento programado tenha seqüência após a sua recuperação , os tratamentos complementares não interferem com sua recuperação.

Vou precisar fazer dieta?
A dieta deve ser balanceada e com muitos líquidos. É aconselhável empregar alimentos ricos em fibras para estimular o trânsito intestinal, especialmente nas pacientes que empregam tecido do abdômen para a reconstrução.

Como vou me sentir após a cirurgia?
A recuperação da cirurgia envolve vários aspectos ligados ao impacto que o diagnóstico de câncer teve ou está tendo na sua vida e como você está vislumbrando o futuro. É normal estar mais sensível e vulnerável; a depressão no pós-operatório é freqüente e vai cedendo conforme a recuperação e a reabilitação vão se processando. A reconstrução mamária permite que você esteja mais a vontade e em sintonia com seu corpo e sua imagem de mulher.

ATENÇÃO
Procure seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste Blog possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário: