segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ESTÉTICA

Cirurgia Plástica para jovens

Dumbo, Pinóquio e Olívia Palito são personagens de desenhos infantis que podem se tornar o pesadelo de muitos adolescentes. Estes são os apelidos mais comuns para quem tem orelhas em abano, o nariz mais avantajado e para as magrelas. Principalmente na época do colégio, estes defeitos são motivos de brincadeiras um tanto cruéis, que acabam abalando a auto-estima numa das fases mais confusas da vida, a adolescência.

Numa época em que a ditadura da beleza é imposta na moda, em revistas e na televisão, a cirurgia plástica surge como alternativa mágica para corrigir o que a natureza não fez direito. A evolução das técnicas, assim como a multiplicação de clínicas e famosos que recorrem ao procedimento facilitou muito o acesso à cirurgia. Mas mesmo com toda essa visibilidade, é preciso ter o pé no chão e respeitar os limites do corpo antes de uma intervenção desse tipo.

Requisitadas
Uma das mais procuradas pelos adolescentes, a otoplastia (redução das orelhas em abano) é a menos invasiva e pode ser feita a partir dos quatro anos de idade. A rinoplastia (correção no nariz) é recomendada apenas após os 16 anos, quando o crescimento está estabilizado. Para eles, não poder usar boné ou tirar fotos de perfil é uma verdadeira tortura. A cartilagem dessas partes do corpo continua crescendo ao longo da vida, mas isso não altera o resultado da cirurgia.

Algumas cirurgias não são simplesmente estéticas, como a ginecomastia (redução das mamas masculinas). O desenvolvimento acentuado das glândulas pode acontecer durante a puberdade por causa das variações hormonais e a cirurgia deve ser feita para diminuir o risco de tumores.

Nas mulheres, a redução dos seios acontece quando o peso ocasiona problemas de postura. Procedimentos estéticos menores, como preenchimento labial (que deixam os lábios carnudos à la Angelina Jolie) e ocidentalização das pálpebras (para arredondar os olhos dos descendentes de orientais) também exigem que o paciente seja maior de idade.

Imediatismo
Quando procuram o consultório médico, os adolescentes já sabem exatamente o que querem mudar. Alguns abrem mão da tradicional festa de 15 anos ou da sonhada viagem à Disney para saciar o ego e deixar de ser motivo de piada. Muitos pais apóiam os filhos nesta empreitada, outros apenas o fazem para não ter um rebelde dentro de casa.

A verdade é que a cirurgia plástica satisfaz a ansiedade dos adolescentes. A rapidez do resultado faz com que as dores e os hematomas do pós-operatório sejam facilmente superados. Hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e atividade física regular são substituídos pelo bisturi.

Se por um lado uma boa imagem facilita o convívio social e eleva a auto-estima, por outro, não precisar encarar os próprios defeitos no espelho acaba retardando o desenvolvimento emocional numa fase em que a personalidade ainda está em formação.

Serviço:
Clínica de cirurgia Plástica Perseu Lemos
Rua Lins Petit, 289 - Ilha do Leite - Recife/PE
Fone: 3222-2089

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário: