quarta-feira, 2 de julho de 2008

SAÚDE

AZEITE ALIADO DA SAUDE

Ele é o que pode ser chamado de bom moço da alimentação. O azeite de oliva delicia os amantes da gastronomia e traz benefícios comprovados à saúde. Numa época onde se fala muito em alimentos funcionais, sendo que alguns são até desenvolvidos em laboratório graças à utilização da engenharia de alimentos, o azeite de oliva talvez seja o mais antigo produto que atende naturalmente aos requisitos dos funcionais, revelando-se hoje, à luz da ciência, um ingrediente bastante saudável e indispensável em dietas que contribuem para evitar as doenças mais comuns do mundo moderno.

Estudos comparativos realizados em povos mediterrâneos, que utilizam fartamente o azeite de oliva em suas dietas, revelaram um índice claramente menor de mortalidade por infarto do miocárdio em relação à população do norte da Europa e América do Norte. Comprovou-se que essa proteção não está ligada à diversidade genética, já que italianos e gregos que emigraram para a América do Norte e se adaptaram aos novos hábitos alimentares, acabaram por perder essa proteção e ficaram expostos às doenças cardiovasculares na mesma proporção que os americanos.

A ingestão de frutas e hortaliças, como brócolis, vegetais verdes e tomates, associada ao uso do azeite podem evitar o desenvolvimento de tumores malignos. Médicos que estudam os benefícios da Dieta Mediterrânea, considerada como uma das mais saudáveis atualmente, afirmam que a adesão a esse tipo de alimentação pode reduzir a incidência de três tipos de câncer: o coloretal em até 25%, o de mama em cerca de 15% e o de próstata, em torno de 10%.

Bom para o coração
Pesquisas comprovaram que a alta incidência de doenças cardiovasculares relacionadas à alimentação, levaram à conscientização do público consumidor, gerando um mercado bastante atrativo para os produtos light, com menor teor de gordura, principalmente para o controle do colesterol do organismo.

Está comprovado que gorduras animais contém colesterol em graus variáveis. Nesse aspecto, foi descoberto que o azeite de oliva também contribui bastante para a manutenção dos níveis saudáveis de colesterol. Trabalhos realizados demonstram que o uso a gordura mono-insaturada existente no azeite de oliva diminui o LDL, colesterol considerado danoso ao organismo, e aumenta o HDL, que protege e estimula a eliminação de colesterol pela bilis.

O processo de produção do azeite de oliva, em que o óleo é extraído do fruto a frio, diferente dos demais que vêm da semente e são refinados por aquecimento, preserva as substâncias antioxidantes de grande valor na prevenção da arteriosclerose e na origem de tumores.

Para as mulheres preocupadas com a aparência, o produto apresenta uma vantagem a mais pois é considerado um dos elementos que retardam o envelhecimento contribuindo, inclusive, com maior proteção à pele.

Inimigos da saúde, os radicais livres são produzidos por várias razões, entre elas, pela exposição aos raios ultravioleta e são formados durante a ingestão de alimentos. Para evitar que produzam efeitos danosos ao organismo, é necessário que sejam desativados imediatamente através do consumo de produtos mono-insaturados, como o ácido oleico, principal componente do azeite de oliva.

A busca por produtos saudáveis contribuiu para o aumento de 43,75% no consumo de azeite de oliva no País, de 1996 a 1998. Dados do AC Nielsen indicam que, em 1999, foram consumidas 23 toneladas de azeite, o que corresponde a um movimento de US$ 182 milhões. É um consumo ainda pequeno (150 g per capita, o equivalente a menos de uma xícara de chá por ano), se comparado a países como Espanha e Itália, que consomem 10 a 12 kg per capita/ano, e aos gregos, que atingem a marca dos 21 kg. Um dos fatores que, seguramente, influencia o baixo consumo no Brasil é o preço. O azeite representa 3% do volume do mercado de óleos vegetais e ao mesmo tempo chega perto de 20% do valor desse mercado.

Existem vários tipos de azeites de oliva, cada qual com sua característica, que varia de acordo com o país produtor, tipo de colheita, seleção e modo de produção. Alguns são feitos com azeitonas ainda verdes, o que lhes atribui um sabor mais ácido, outros produzidos com olivas maduras e possuem um sabor mais doce, macio ou frutado. Existem ainda aqueles com sabores mais exóticos, como os da Tunísia e Israel.

Com tanta variedade de sabores, certamente existe o mais adequado para cada tipo de prato a ser preparado, cujas características você pode conferir no quadro da página anterior. Existem ainda os tipo macerados, utilizados em um determinado tipo de prato, que vão para a prensagem juntamente com algum tipo de erva, como manjericão, alecrim, estragão, entre outras.

O milenar azeite de oliva merece o papel de destaque que tem na preparação de pratos, tanto os mais simples como requintados, afinal poucos produtos são tão reverenciados pelos gourmets e têm tanta aprovação por pesquisas e profissionais da saúde.

ALGUMAS DICAS:

Para prevenir acnes
1 medida azeite e 1 medida de açúcar: massageia a pele bem devagar por alguns minutos e depois lave.

Creme para estrias
Massageie o local com óleos como azeite, óleo de gergelim e óleo de gérmen de trigo. Massagens com chá de gengibre, canela e sete sangrias também ajuda, pois estimula a circulação do local.

Creme para cabelos ressecados
Bater no liquidificar ½ abacate, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de azeite e 1 gema. Aplicar durante 40 minutos e lavar bem.

Cabelos secos e quebradiços
A cada 3 lavadas cuide do seu cabelo com azeite de oliva. É um pouco demorado mas vale a pena. Coloque azeite nos seus cabelos e massageie bem o couro cabeludo. Coloque uma touca e deixe agir durante 15 minutos. Lave várias vezes para não deixar resíduos do azeite. O cabelo vai ficar mais suave e brilhante.

Azeite Cheiroso para o corpo
Coloque num vidro grande 300 gramas de pétalas de rosas e cubra com 500 ml de azeite. Tampe bem o vidro e deixe macerar durante uma semana. Coe, coloque o azeite perfumado em garrafa escura com tampa. Com este azeite de rosas você pode acarinhar seu corpo diariamente após o banho e você exalará um suave perfume de rosas. Além disso, este azeite é ótimo para acrescentar ao seu banho de imersão, colocando 3 colheres de sopa cheias na banheira.

IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário: