quinta-feira, 3 de julho de 2008

CIDADANIA

DOAÇÃO DE SANGUE

Muitas pessoas, por um motivo ou outro, acabam em situações entre a vida e a morte. Muitas vezes, a salvação está em uma transfusão de sangue ou em um transplante de órgão, que nem sempre é possível por falta de doadores.

Doar sangue é um ato de carinho com inúmeras vidas que poderão seguir em frente e agradecer para sempre alguns mililitros que os mantiveram vivos.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Seja um doador! A doação de sangue é segura e não demora mais de 1/2 hora. Para doar basta ter entre 18 e 60 anos, peso mínimo de 50kg e estar em boas condições de saúde. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador de sangue.

O melhor tipo de doação é aquela feita pela própria pessoa quando programa fazer algum evento cirúrgico e deixa em estoque para alguma necessidade. O sangue que salva a vida é aquele que está na geladeira do hemocentro, examinado, classificado, preparado, pronto para o uso. Principalmente em urgências não adianta ter sangue disponível na veia, pois são necessários de dois ou três dias para ver os resultados dos exames do sangue doado antes dele estar apto para transfusões.

Freqüentemente os bancos de sangue se deparam com geladeiras com estoques críticos, às vezes vazios, sendo obrigados a suspender cirurgias, a transferir outras e, ainda. Se cada pessoa respondesse aos apelos seguidamente feitos pelos hemocentros, essa situação seria mais tranqüila.

Critérios para doação, segundo HEMOPE

1. Identificação: É obrigatório a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.

2. Idade: O doador deve ter, no mínimo, 18 anos completos e, no máximo, 65 anos, 11 meses e 29 dias.

3. Peso: O doador deve pesar no mínimo 50 kg.

4. Pulso: Características normais, com freqüência entre 60 e 100 bpm.

5. Menstruação: Não contra-indica a doação.

6. Freqüência e intervalo entre as doações: Máximo de 04 doações ao ano para o homem e 03 para a mulher.

7. Alimentação: O doador deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).

8. Saúde: É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.

9. Atividades: O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar pára-quedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.

Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo médico, a quem cabe, de acordo com a situação, a autorização final.

HEMOPE

Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos segmentos de Hematologia e Hemoterapia, através da produção científica, formação qualificada de recursos humanos e prestação de serviços especializados.

Hemope
SEDE
Rua Joaquim Nabuco, 171Graças - Recife - PE
Disque doação de sangue 0800-811535

Nenhum comentário: