Muitas vezes, procura-se tratamentos estéticos só porque a vizinha fez ou a amiga recomendou. A moda do momento é uma massagem que promete maravilhas: a drenagem linfática. Mas apesar do tratamento ser conhecido do público em geral, se for conduzido por profissionais não preparados, pode acarretar danos.
No caso da drenagem linfática, o menor deles é o tratamento não surtir efeito. “Se a massagem for feita com força, com vigor, lesa os vasos linfáticos, causa dor e pode gerar hematomas”, diz a esteticista Roseli Siqueira. Atualmente, é comum profissionais realizarem a drenagem linfática em condições precárias, em salões de cabeleireiros e clínicas de estética não coordenadas por profissionais da área médica. “Antes de começar qualquer tratamento, é necessário verificar as condições do lugar e principalmente ter referências do profissional. Além da estética, a saúde da pessoa também está envolvida”, afirma Roseli.
Para a engenheira Daniella Moreira, a drenagem mal feita ocasionou manchas roxas na barriga. “Eu não tinha condições de pagar um tratamento com dez sessões e uma vizinha me informou que no salão onde ela freqüentava tinha uma pessoa que fazia a massagem pela metade do preço. E eu me arrisquei”, conta.
Na primeira sessão, Daniella achou estranho as manchas roxas que apareceram na barriga. “Eu estava estranhando sentir dores e encontrar manchas roxas no meu corpo, mas como não sou muito informada achei melhor esperar o resultados das outras sessões”, diz a engenheira.
Quando o tratamento é feito por uma pessoa sem formação, além de não ser satisfatório, o paciente pode ser iludido com falsas promessas de resultados fora da realidade. “A drenagem linfática médica é indispensável no tratamento do processo patológico da celulite. Mas ela precisa ser combinada a outros métodos para que o tratamento surta o efeito esperado”, explica Roseli Siqueira.
Segundo Daniella, na sexta sessão os resultados não apareciam. “Eu não perdi medida, as minhas celulites não diminuíram e eu não paguei o restante do tratamento. Depois de três semanas sem a drenagem, minha barriga ficou sem manchas e minhas dores passaram. Fiquei traumatizada com o tratamento”, conta.
Roseli afirma que a cada ano surgem novos tratamentos estéticos e aparelhos de eletroterapia, técnicas de massagens, um arsenal de cosmecêuticos (cosméticos associados a princípios ativos) e paths, adesivos que servem como coadjuvantes no tratamento. Porém, todos esses recursos podem ser utilizados de forma incorreta se o profissional não tiver conhecimento da afecção, ou seja, das formas clínicas da celulite e seus estágios.
“É indispensável que o profissional tenha um amplo conhecimento da área para poder desenvolver novas pesquisas, estudando e aprofundando cada tópico terapêutico, para constatar os reais efeitos fisiológicos das diversas formas de aplicação de cada modalidade terapêutica, suas indicações e contra-indicações”, afirma Roseli Siqueira.
Matéria retirada do site Cyberdiet
Um comentário:
Reportagem muito boa e interessante. Deveria ser apresentada mais vezes no programa. Gostaria de saber se reduz a gordura mesmo ou não? Eu tenho muita vontade de fazer sessões mesmo que so fosse uma sessão pra relaxar, porem no momento estou sem condiçoes de pagar.
Atenciosamente
Aurelija Fidelis
Com muitos beijos pra Gardênia.
Postar um comentário